Inaugurada a primeira ponte estaiada do Rio

17/02/2012 - O Globo

A nova ponte deve desafogar o trânsito na Ilha do Fundão

O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante a inauguração da Ponte Estaiada da Ilha do Fundão Rafael Andrade / O Globo
RIO - A primeira ponte estaiada do Rio foi inaugurada nesta sexta-feira. A ponte, que vai ligar o Fundão ao Centro do Rio, terá 934 metros de extensão, e vai rebecer diariamente 25 mil veículos. O evento de inauguração teve a presença do governador Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes e do secretário do Ambiente, Carlos Minc. A nova ponte deve desafogar o trânsito na região.

- Essa é uma ponte de qualidade que virou um cartão postal da cidade. Aqui você consegue vislumbrar ao fundo o Alemão e a Penha, já pacificadas. E eu enxergo, num futuro não muito distante, a pacificação do Complexo de Manguinhos - afirmou Cabral, sem citar prazos ou detalhes da nova pacificação.

A construtora contratada para fazer a ponte foi a Queiroz Galvão, e o arquiteto responsável é o carioca Alexandre Chan. A construção da via faz parte de um convênio assinado entre o governo do estado e a Petrobras, no total de R$ 321 milhões, que inclui a dragagem dos canais da região. Também foram plantados 140 mil metros quadrados de novos manguezais.

O secretário Carlos Minc anunciou que em dois meses vem da Coreia do Sul uma 'super iluminação' que vai mudar de cor da ponte durante a noite:

- Vai ser um arraso. Esse é um projeto que tira esgoto, planta mangue, faz uma ponte, gera empregos e ainda cria um cartão postal para a cidade.