30/06/2012 - O Globo
Estrutura remodela o trânsito da região para implantação do BRT e custou R$ 1,5 bilhão
O MERGULHÃO Cidade das Artes, inaugurado neste sábado (30/06), tem 670m de extensão e 8m de largura e é parte da primeira fase do corredor expresso Barra-Aeroporto Internacional Marcos Tristão
RIO - O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de obras, Alexandre Pinto, inauguraram neste sábado às 9h20m o Mergulhão Billy Blanco, que faz parte da primeira fase das obras de construção da Transcarioca, linha viária que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.
Situado próximo à Cidade das Artes (antiga Cidade da Música), o novo mergulhão já se encontra aberto ao trânsito, permitindo que a pista do BRT passe por baixo do entroncamento das avenidas Ayrton Senna e das Américas, além de receber o trânsito de quem vem da pista lateral da Avenida das Américas, do BarraShopping, no sentido Recreio dos Bandeirantes ou praia.
A obra foi construída em 15 meses e tem 670m de extensão e 8m de largura. Na boca de entrada, a estrutura conta com duas pistas, com uma faixa em cada. Na boca de saída, há uma pista com duas faixas. O mergulhão situa-se a 600 m do Terminal Alvorada, e a 250m do Hospital Lourenço Jorge, onde futuramente será construída uma estação do BRT.
Cerca de 350 operários trabalharam na construção do mergulhão Cidade das Artes, cuja obra teve que enfrentar o desafio do solo arenoso, característica que levou as equipes de engenharia a optar pela tecnologia de paredes diafragma enrijecidas.
Já para construir a laje de fundo, foi preciso utilizar uma outra solução de engenharia denominada jet grouting, em que é injetada em alta pressão uma mistura de cimento e água no subsolo. Tal mistura, quando solidificada, funciona como um tampão. A técnica não deixa que a água do subsolo entre na estrutura e permite que se faça as escavações necessárias, bem como a execução da laje do piso do mergulhão.
Na obra foi escavado um total de 43.460 metros cúbicos de solo, o equivalente ao volume de 17 piscinas olímpicas. O projeto inteiro consumiu 22.868 metros cúbicos de concreto e 2.400 toneladas de aço.
Este é o segundo mergulhão inaugurado no traçado da Transcarioca. A secretaria municipal de obras já concluiu a construção do Mergulhão Clara Nunes, no Campinho, bem como a ampliação do antigo viaduto Negrão de Lima, em Madureira, que ganhou uma estrutura vizinha por onde futuramente passarão os ligeirões.
A prefeitura já está trabalhando também na construção de uma ponte estaiada na Avenida Ayrton Senna na Barra, e na duplicação do viaduto João XXIII, que liga as avenidas Brás e Pina e Lobo Júnior, na Penha. A segunda etapa do projeto começou com a construção de uma ponte estaiada sobre a Baía de Guanabara, ligando o Fundão à Ilha do Governador, apelidada carinhosamente pelos taxistas da cidade como perna da bailarina. As obras da Transcarioca contam com recursos de R$ 1,5 bilhão, com participação do Governo Federal e da Prefeitura.
Estrutura remodela o trânsito da região para implantação do BRT e custou R$ 1,5 bilhão
O MERGULHÃO Cidade das Artes, inaugurado neste sábado (30/06), tem 670m de extensão e 8m de largura e é parte da primeira fase do corredor expresso Barra-Aeroporto Internacional Marcos Tristão
RIO - O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de obras, Alexandre Pinto, inauguraram neste sábado às 9h20m o Mergulhão Billy Blanco, que faz parte da primeira fase das obras de construção da Transcarioca, linha viária que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.
Situado próximo à Cidade das Artes (antiga Cidade da Música), o novo mergulhão já se encontra aberto ao trânsito, permitindo que a pista do BRT passe por baixo do entroncamento das avenidas Ayrton Senna e das Américas, além de receber o trânsito de quem vem da pista lateral da Avenida das Américas, do BarraShopping, no sentido Recreio dos Bandeirantes ou praia.
A obra foi construída em 15 meses e tem 670m de extensão e 8m de largura. Na boca de entrada, a estrutura conta com duas pistas, com uma faixa em cada. Na boca de saída, há uma pista com duas faixas. O mergulhão situa-se a 600 m do Terminal Alvorada, e a 250m do Hospital Lourenço Jorge, onde futuramente será construída uma estação do BRT.
Cerca de 350 operários trabalharam na construção do mergulhão Cidade das Artes, cuja obra teve que enfrentar o desafio do solo arenoso, característica que levou as equipes de engenharia a optar pela tecnologia de paredes diafragma enrijecidas.
Já para construir a laje de fundo, foi preciso utilizar uma outra solução de engenharia denominada jet grouting, em que é injetada em alta pressão uma mistura de cimento e água no subsolo. Tal mistura, quando solidificada, funciona como um tampão. A técnica não deixa que a água do subsolo entre na estrutura e permite que se faça as escavações necessárias, bem como a execução da laje do piso do mergulhão.
Na obra foi escavado um total de 43.460 metros cúbicos de solo, o equivalente ao volume de 17 piscinas olímpicas. O projeto inteiro consumiu 22.868 metros cúbicos de concreto e 2.400 toneladas de aço.
Este é o segundo mergulhão inaugurado no traçado da Transcarioca. A secretaria municipal de obras já concluiu a construção do Mergulhão Clara Nunes, no Campinho, bem como a ampliação do antigo viaduto Negrão de Lima, em Madureira, que ganhou uma estrutura vizinha por onde futuramente passarão os ligeirões.
A prefeitura já está trabalhando também na construção de uma ponte estaiada na Avenida Ayrton Senna na Barra, e na duplicação do viaduto João XXIII, que liga as avenidas Brás e Pina e Lobo Júnior, na Penha. A segunda etapa do projeto começou com a construção de uma ponte estaiada sobre a Baía de Guanabara, ligando o Fundão à Ilha do Governador, apelidada carinhosamente pelos taxistas da cidade como perna da bailarina. As obras da Transcarioca contam com recursos de R$ 1,5 bilhão, com participação do Governo Federal e da Prefeitura.