O tradicional bondinho do Rio de Janeiro, um dos mais célebres cartões postais do Brasil, celebra cem anos neste sábado, 27.

27/10/2012 - O Estado de São Paulo

Ao longo destes período, 40 milhões de pessoas puderam conferir as belezas do Rio ao fazerem o percurso aéreo até o morro Pão de Açúcar.

Entre os visitantes ilustres que realizaram o trajeto figuram nomes como o presidente americano John F. Kennedy e o cientista alemão Albert Einstein.

A impressionante beleza do trajeto já inspirou até mesmo produções de Hollywood. O agente secreto 007 protagonizou uma fictícia luta à bordo do bondinho contra um terrível inimigo, no filme 007 Contra o Foguete da Morte.

A construção do bondinho foi um marco e um desafio. Para transportar o equipamento trazido da Alemanha foram contratados alipinistas.

Na época de sua construção, só havia outros dois teleféricos semelhantes no mundo, na Espanha e na Suíça e os primeiros bondinhos eram de madeira.

Os teleféricos atuais, de vidro e com laterais panorâmicas, só foram surgir em 1972. O modelo atualmente em vigor tem capacidade para 65 pessoas, contra 22 da antiga versão.

A Companhia Aérea do Pão de Açúcar planeja reformas no teleférico de cerca de R$ 4 milhões, mas estas só deverão ocorrer após a Copa do Mundo de 2014.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC


Enviado via iPhone