terça-feira, 2 de outubro de 2012

Transformação de Caxias passa por Niemeyer

29/09/2012 - O Dia

Escritório do centenário arquiteto tem megaprojeto para transformar a quase desconhecida orla do município em um polo turístico, ecológico, esportivo e cultural

O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, e o arquiteto Oscar Niemeyer já fizeram uma parceria que resultou no Teatro Raul Cortez e na Biblioteca Governador Leonel Brizola. Agora, um projeto do escritório Niemeyer Arquitetos Associados, em convênio com a atual prefeitura, pretende transformar a quase desconhecida orla do município em um polo turístico, ecológico, esportivo e cultural, além de abrir novas opções para a cidade, ampliando a logística.
Será a 'Nova Cidade de Duque de Caxias' o projeto é assinado pelo arquiteto Paulo Sergio Niemeyer. O prefeito falou do projeto.
"Esse é um sonho que vamos batalhar para transformar em realidade. Foi com o trabalho e dedicação que transformamos esta cidade, tirando os moradores da lama e do escuro, oferecendo cidadania e levando cultura para o povo com o Teatro Raul Cortez e a Biblioteca Governador Leonel Brizola. Agora, estamos sonhando novos sonhos para que cada morador dessa cidade tenha ainda mais orgulho de ser duque-caxiense. Vamos juntos construir um futuro melhor", afirmou.
Paulo Sérgio Niemeyer falou que o projeto apresenta um conceito de cidade sustentável. "Vamos reconfigurar a região e alcançar todo o trecho do município banhado pela Baía de Guanabara. O projeto prevê a criação de um parque com equipamentos públicos", disse, para depois dar detalhes: "São 53 km² com novas escolas, hospital, praças cívicas, casas populares, centro esportivo, museus, hotéis, shopping, estação rodoviária e uma grande área de preservação natural. É um espaço maior que a Floresta da Tijuca", explicou.
O projeto será desenvolvido em conjunto com diversas secretarias municipais e com investimentos da iniciativa privada. A área, onde surgirá a nova Duque de Caxias está localizada às margens da Baía de Guanabara, começa na altura da Linha Vermelha e termina na divisa com Magé.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário: