Avenida Presidente Vargas


Histórico

Em 25 de maio de 1921, a Directoria Geral de Obras e Viação aprovou o plano de abertura de uma avenida entre o Campo de Sant´Anna e a Avenida Rio Branco, entre as ruas da Alfândega e Buenos Aires.

Segundo uma matéria da revista Cruzeiro de dezembro de 1941, o plano de remodelação da cidade, que incluía a abertura da Avenida Presidente Vargas, foi idealizado pelo prefeito Henrique Dodsworth.

Em junho de 1941, já estava concluído a demolição do trecho entre as Praças Duque de Caxias e 11 de Junho.


Igreja da Candelária em 1930
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Obras em novembro de 1941
Foto Uriel Malta

Prefeitura em 1941


Em 10 de novembro de 1943, foi inaugurado o trecho final da Avenida Presidente Vargas, entre as ruas Uruguaiana e Visconde de Itaboraí.

Para a abertura da Avenida Presidente Vargas foram demolidos 515 prédios entre a Praça 11 de Junho e Candelária resultando no sumiço dos seguintes logradouros: ruas General Câmara, São Pedro, Visconde de Itaúna, Senador Euzébio, Travessa Bom Jesus, Praça Lopes Trovão, Largo de São Domingos e Avenida Lauro Muller.


A Manhã, 10/09/1944
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Divulgação em 1945

Obras em janeiro de 1945
Foto Arquivo Nacional




Cartão postal circulado em 1950



Cartão postal circulado em 1946



Praça Pio X em março de 1949

Carro 300025 GMC ODC da Viação Carioca
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Em 18 de agosto de 1952, no Mangue, foi iniciada a obra de alargamento da pista externa da Avenida Presidente Vargas sentido Praça 11 de Junho.

Em 10 de novembro de 1942, com a presença de Getúlio Vargas, foi inaugurado um novo trecho da Avenida.


REFERÊNCIAS:

A cidade se renova. O Cruzeiro. Rio de Janeiro. 24 dezembro 1941. p.5.

Interditado ao tráfego. A Noite. Rio de Janeiro. 16 agosto 1952. p.10.