Perimetral


Histórico

Em 1955, foi concluída a elaboração do Plano Rodoviário do Distrito Federal e suas Interligações Urbanas, que previa, entre outras melhorias, a implantação dos seguintes trechos:

1 - Duplicação do trecho final da Avenida Brasil e da Avenida das Bandeiras, visando acabar com os engarrafamentos que ocorrem nas horas de maior movimento nos entroncamentos com a Avenida das Missões (Washington Luiz) e Via Dutra;

2 - Implantação do Anel Rodoviário, contornando o Maciço Carioca, composto basicamente pelas avenidas Brasil e Bandeiras no lado norte e pela Avenida Litorânea a ser construída entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, no lado sul;

3 - Implantação de uma nova via de ligação entre as zonas Norte e Sul através de túnel entre a rua Uruguai, na Tijuca, e a Gávea;

4 - Implantação de uma via de ligação entre a Praia de Botafogo e o cais do Porto, através do túnel Santa Bárbara, que na época ainda estava em construção;

5 - Implantação do Viaduto da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a avenida Presidente Vargas;

6 - Implantação de uma nova via de ligação entre as ruas do Cattete e São Clemente, alternativa à Praia de Botafogo.

Em 17 de outubro de 1956, com a presença do prefeito Francisco  Negrão de Lima é realizada a cerimônia de início das obras do elevado da Avenida Perimetral, a ser construído entre o Aeroporto Santos Dumont e a Avenida Presidente Vargas.

No dia 30 de dezembro de 1956, é aprovado o projeto da Avenida Perimetral, em elevado, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Candelária. 

No dia 14 de novembro de 1960, com a presença do presidente JK, é inaugurada a primeira etapa do viaduto da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Candelária. Para sua construção foi necessária a demolição do prédio do Lóide Brasileiro e parte do Clube da Aeronáutica, além de parte do Mercado Municipal. 

Em 1961 são iniciadas  as primeiras sondagens para a construção do viaduto da Perimetral na Avenida Rodrigues Alves, no Cais do Porto.

Em 19 de janeiro de 1962, com a presença do Governador Lacerda, foi inaugurada a Avenida Alfred Agache, no trecho entre o Aeroporto Santos Dumont e o Largo do Paço. 

No mesmo mês o Departamento de Estradas de Rodagem iniciou os estudos de prolongamento do Viaduto da Perimetral até a Avenida Francisco Bicalho, via Praça Mauá e Avenida Rodrigues Alves.

Em 1962, foi concluída a demolição do Mercado Municipal, iniciada em 1958, em decorrência da construção do elevado da Perimetral. 

Em 1966, em Volta Redonda, é construído um viaduto de estrutura metálica sobre a Estrada de Ferro Central do Brasil, com o emprego do aço COR-TEN, o mesmo utilizado na primeira etapa da Linha Vermelha e na segunda etapa do elevado da Perimetral, no Rio de Janeiro.

No dia 15 de outubro de 1969, início da construção da segunda etapa do elevado da Perimetral, entre a Candelária e a Praça Mauá.

Em 1970, a Sursan retira o escoramento do trecho pronto do elevado da Perimetral,  na Praça Mauá.

No dia 20 de outubro de 1971, são retomada das obras de construção do viaduto da Perimetral, com a demolição de um prédio da Marinha que impedia a construção da estrutura.

Em 1972, são paralisadas as obras de construção do trecho entre a Candelária e o viaduto do Gasômetro.

No dia 31 de janeiro de 1973, a Secretaria de Obras do Estado da Guanabara assina um contrato com uma firma particular para demolir o antigo prédio do Lóide localizado na confluência da rua Visconde de Itaboraí com a avenida Presidente Vargas, para permitir o prosseguimento da construção do elevado da Perimetral, cujas obras no trecho estavam paradas há 3 anos.

Em 1973, dentro do Programa Especial de Vias Expressas do Governo Federal - PROGRES, é assinado convênio, entre os ministérios dos Transportes e da Marinha, para construção do prolongamento do viaduto da Perimetral sobre a área reservada da Marinha entre a Candelária e a Praça Mauá.

No dia 10 de março de 1974, é iniciada a demolição da alça de descida do Viaduto da Perimetral no sentido Candelária, dando prosseguimento as obras de construção do trecho Candelária – Gasômetro do viaduto, reiniciadas no dia 22 de fevereiro de 1974. A obra foi retomada graças a inclusão da obra no Programa de Vias Expressas (Progress) do Governo Federal que assumiu a responsabilidade financeira da obra. No dia 16 de abril de 1974, o DER-GB recebe da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) o projeto final do viaduto de estrutura metálica entre a Candelária e a Praça Mauá, elaborado pelo escritório Figueiredo Ferraz de São Paulo. No início de junho de 1974, depois de um impasse que durou anos, finalmente é iniciada a demolição dos prédios da Capitania dos Portos e da Pagadoria dos Inativos, ambos do Ministério da Marinha, abrindo caminho a construção  do elevado no trecho entre a Candelária e a Praça Mauá.

Em 1975, são iniciadas as obras de concretagem dos pilares da segunda etapa do elevado da Perimetral, entre a Candelária e o viaduto do Gasômetro. No mês de outubro são instaladas as primeiras vigas metálicas.

Em outubro de 1977, é entregue ao tráfego a rampa de descida do Viaduto da Perimetral para a Candelária, vindo do aeroporto Santos Dumont, eliminando a mão-dupla da única rampa estreita de descida existente.

No dia 30 de novembro de 1977, é aberto ao tráfego o viaduto da Avenida Perimetral entre o Caju e a Avenida Francisco Bicalho.

Em dezembro de 1977, em função da implantação das novas rampas de acesso ao viaduto da Perimetral, é concluída a urbanização da Praça Pio X, eliminando o estacionamento do local. 

Nos dias 11 e 12 de março de 1978, são instaladas as últimas vigas metálicas do elevado da Perimetral, no vão sobre o viaduto do Gasômetro.

Em 31 de maio de 1978, finalmente, foi inaugurada a segunda etapa do elevado da Perimetral, entre a Candelária e o viaduto do Gasômetro, com 5,7 km de extensão e duas pistas de 7 metros de largura cada.