Histórico
O primeiro caminho de acesso ao bairro foi aberto por volta de 1569, quando a Estrada Real ligando ao Morro do Castello a à Praia de Botafogo foi prolongada até a Barra da Lagoa da Tijuca, passando pelas atuais ruas São Clemente, Jardim Botânico, Marquês de São Vicente, Estrada da Gávea e Estrada do Joá.
Em 1571, é fundado o Engenho de Nossa Senhora da Conceição, o segundo mais antigo da cidade, fundado pelo governador da capitania.
Entre 1576 e 1577, por ordem do Rei, foi construído o Engenho D´El Rey, nas proximidades da Lagoa Sacopenapan, atual Rodrigo de Freitas.
A Capela Nossa Senhora da Cabeça no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Construída provavelmente entre 1603 e 1607, situava-se dentro dos terrenos do antigo Engenho d’El Rey é uma das Igrejas mais antigas do Rio de Janeiro. Fonte: Terra de Santa Cruz.
Em 1808, o Engenho de Nossa Senhora da Conceição foi desapropriado por Dom João VI se tornando a Real Fábrica de Pólvora da Lagoa onde também era fundido material bélico. Em terreno contíguo, em 1819, foi criado o Horto Real, atual Jardim Botânico.
Em 1838, a Freguezia da Lagoa passou a ser considerada urbana.
Em 18 de junho de 1873, a Freguezia da Gávea é desmembrada da Freguezia da Lagoa.
Em 1861, prosseguia a construção de uma estrada de rodagem entre o Jardim Botânico e a Floresta da Tijuca.
Em 1896, é aberta a rua Maria Angélica, na Chácara da Bica. A rua Lopes Quintas é aberta entre 1880 e 1890, por Domingos Lopes Quintas.
Rua Jardim Botânico em 1890
Em 1914, o poder público autoriza a Companhia Jardim Botânico a estender suas linhas de bonde da Gávea e de Ipanema até o bairro do Leblon, que estava sendo loteado.
Em 1920, são iniciadas as obras de saneamento e melhorias da Lagoa Rodrigo de Freitas, incluindo a abertura da Avenida Epitácio Pessoa e a construção de dois canais de comunicação com o mar, evitando o transbordamento da Lagoa nos dias de chuva intensa.
Dezembro de 1926
Em maio de 1935, é concluída a construção do aterro do bairro da Fonte da Saudade.
Em 1936, o arquiteto Lúcio Costa (1902-1998) sugere a implantação da Cidade Universitária da UFRJ num aterro sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas. O projeto foi rejeitado pela Universidade.
Em 30 de maio de 1938, é tombado o Jardim Botânico. O Horto Florestal só foi tombado em 17 de dezembro de 1973. A área do Jardim Botânico foi registrada pela primeira vez em 1854, por Dom Pedro II.
Na década de 1940, é removido o canteiro central da rua Jardim Botânico.
Em julho de 1942, o Prefeito Henrique Dodsworth determina o asfaltamento da rua Jardim Botânico, até então pavimentada com paralelepípedos, e a pavimentação da rua Bartolomeu Mitre com paralelepípedos.
Entre 1952 e 1958, é construído o Hospital da Lagoa, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, construído sobre o terreno de uma antiga favela.
Em 1955, inauguração do Estádio de Remo da Lagoa.
Em fevereiro de 1964, início das obras de alargamento da Avenida Piratini, para a construção do viaduto de acesso ao Túnel Rebouças.
Em março de 1964, finalmente é completado o anel viário da Lagoa, com a entrega do último trecho da Avenida Borges de Medeiros, entre o Estádio de Remo e o Jardim de Alá. A retirada dos barrados da favela do Pinto permitiu o prolongamento da avenida.
Em maio de 1964, já prevendo a implantação da futura ligação expressa da Lagoa-Barra da Tijuca, prosseguia a obra de duplicação da rua Mário Ribeiro, no trecho entre a Avenida Bartolomeu Mitre e a Lagoa.
Em 1964, inauguração da igreja de São José, conhecida como igreja de vidro, localizada na avenida Borges de Medeiros. A construção foi iniciada em 1961.
Em 31 de março de 1970, é inaugurada a duplicação da pista da Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, entre o Club Piraquê e o Canal do Jardim de Alá, com 820 metros de extensão. A antiga pista, com duas faixas de rolamento e que funcionava em mão dupla, era conhecida como “Belém-Brasília”. O contrato para a construção da ponte sobre o canal da Lagoa, em frente ao Clube Caiçaras, é assinado no dia 20 de julho de 1969 e a obra foi concluída em novembro de 1971.
Em 1971, são removidos os últimos barracos da favela do Pinto.
Em 18 de julho de 1972, é inaugurado, no Posto de Serviços Mengão da Borges de Medeiros, o posto SOS Bradesco, o terceiro da Guanabara e o 17º do Brasil, com uma máquina pagadora funcionando 24 horas por dia aos clientes do Bradesco portadores de cartão magnético. A máquina liberava automaticamente Cr$ 200,00 por cartão.
Na madrugada de 25 de outubro de 1972, atingida por um raio, morre a Palma Mater, a palmeira plantada há 163 anos por Dom João VI no Jardim Botânico.
Em 15 de dezembro de 1972, por iniciativa de Orlando Orfei, é inaugurado o Tivoli Parque, com área de 30 mil metros quadrado e atrações importadas da Itália. Entregue ao público apesar dos protestos dos moradores, que alegavam complicações no trânsito da Lagoa. Até então o espaço era ocupado pela Feira da Providência. O parque encerrou suas atividades em 17 de dezembro de 1995, ao ser despejado pela Prefeitura, marcando a memória de gerações.
Em setembro de 1975, a Prefeitura lança o programa de urbanização das margens da Lagoa, dividindo a orla em 3 áreas de intervenção: a primeira, nas proximidades do Corte do Cantagalo, a segunda, no Jockey Club, e a terceira, entre a Hípica e o Túnel Rebouças.
Rua Jardim Botânico na década de 1970
Em abril de 1977, são concluídas as obras de calçamento dos canteiros centrais das avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa com placas de cimento sextavadas, melhorando seu aspecto visual, principalmente nos dias de chuva quando se transformavam em lamaçais.
Entre os dias 5 e 8 de outubro de 1978, em sua 18ª edição, é realizada pela primeira vez a Feira da Providência no Rio Centro, depois de 13 anos na Lagoa.
Em 1978, são iniciadas as obras de reurbanização da orla da Lagoa, no trecho entre o Estádio de Remo e o Clube Piraquê.
Em setembro de 1980, a prefeitura finaliza o recapeamento de um trecho da rua General Garzon, possibilitando a implantação de uma rota de fuga dos congestionamentos da rua Jardim Botânico.
Em 25 de julho de 1981, em solenidade com a presença do prefeito e do governador do estado do Rio de Janeiro, Chagas Freitas, é inaugurada a Praça Marcos Tamoyo, na saída do Túnel Rebouças, contando com um ringue de patinação e uma quadra de esporte polivalente.
Em 22 de janeiro de 1982, é inaugurada a alça de saída do Túnel Rebouças para a rua Jardim Botânico.
Em 14 de março de 1982, inauguração do viaduto Humberto Vital Bandeira Mello, na saída do Túnel Rebouças.
Em 19 de janeiro de 1985, a Prefeitura assume a gerência do Parque Lage.
Em 3 de julho de 1986, tombamento do espelho d´água da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Em setembro de 1996, inauguração do Parque das Táboas, nas margens da lagoa Rodrigo de Freitas, localizado entre o Clube Caiçaras e o Estádio de Remo, ganhando deck flutuante, quadras de esporte e pistas de skate. Na mesma época continuava a obra de construção do Parque dos Patins, na área remanescente do antigo Tivoli Parque.
Em dezembro de 1996, o muro do Jockey Club da Avenida Mario Ribeiro é substituído por grades, após a construção de um posto de gasolina no local.
Em março de 1997, em terreno arrendado do Estado, nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, é realizado o lançamento da mega academia de ginástica Espaço do Corpo, localizado no terreno do antigo Drive-In e danceteria Mamão com Açúcar, do empresário Ricardo Amaral.
Em 1997, é montada a primeira árvore de natal flutuante da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Em abril de 2000, o muro do Jardim Botânico junto à rua Pacheco Leão é substituído por grades, permitindo a visão dos jardins.
No dia 28 de outubro de 2000, inauguração da ciclofaixa Lagoa - Jardim Botânico, com 220 metros de extensão, na rua General Garzon, se unindo à ciclovia existente na Rua Pacheco Leão, com 880 metros de extensão.
Em setembro de 2005, conclusão da restauração da capela Nossa Senhora da Cabeça, a mais antiga da cidade, erguida em 1604 no alto da rua Faro.
Em 6 de novembro de 2006, início da remoção da invasão do Jardim Botânico.
Em dezembro de 2016, é aberto ao público o Parque das Figueiras, com área de 18 mil metros quadrados, construído no local das competições de remo e canoagem dos Jogos Olímpicos de 2016.