Linha Verde


Histórico

A Linha Verde faz parte do plano policrômico de vias expressas lançado em meados da década de 1960 pelo escritório do arquiteto grego Doxiadis, contratado pelo governo do estado da Guanabara para elaboração do Plano Diretor. 

A via expressas deveria ligar a Gávea à Via Dutra, com boa parte de seu traçado aproveitando a Avenida Automóvel, a antiga Estrada Rio - Petrópolis construída na década de 1910.


Brazil-Ferro-Carril, 08/11/1916
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O Paiz, 23/08/1927
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Em 1952, foi planejada a construção do túnel do Engenho Novo, atual túnel Noel Rosa. O decreto que criou a Sursan em 1957 previa a construção do túnel, mas sua construção sempre foi colocada em segundo plano.

Em 25 de fevereiro de 1972, o Departamento de Estradas de Rodagem da Guanabara iniciou as sondagens de solo para a construção da Linha Verde no trecho entre o rio Jacaré em Del Castilho e a Via Dutra.

Em 24 de abril de 1972, foi publicado o edital para elaboração do projeto estrutural da laje separadora das pistas e do revestimento de concreto do Túnel do Engenho Novo (Sampaio - Vila Izabel) com 720 metros de extensão, integrante do projeto Linha Verde. Posteriormente o túnel foi denominado Noel Rosa. O edital para a construção do túnel foi lançado em 16 de maio de 1972.

Em 10 de novembro de 1972, com a presença do governador Chagas Freitas, foi realizada a primeira detonação de rocha para a abertura do túnel do Engenho Novo, a primeira obra da Linha Verde.

Em janeiro de 1973, foi iniciada a obra de construção da Estrada Rio Douro para ligar a Avenida Automóvel Clube à rua Coronel Phidias Távora na Via Dutra.


O Jornal, 26/01/1973


Em primeiro de novembro de 1974, o governador Chagas Freitas inaugurou a duplicação de dois trechos da Avenida Automóvel Club:

1º - Entre a Avenida Suburbana (Del Castilho) e a Praça Constança em Inhaúma, com 2 Km de extensão

2º - Entre a Estrada Velha da Pavuna em Tomaz Coelho e a Estrada Coronel Vieira (Irajá), com 2,7 Km de extensão


Obras do túnel Noel Rosa em fevereiro de 1975


Em 1976 foi concluída a construção do viaduto Engenheiro Alvarino José da Fonseca, em Maria da Graça, sobre a Linha Auxiliar. Em função das obras do Metrô, o viaduto só foi inaugurado em 1980.


Jornal do Brasil, 25/07/1976


Em 9 de novembro de 1978, com a presença do governador Faria Lima, foi inaugurada a quinta etapa da Linha Verde, um trecho de 2,860 Km de extensão, entre o túnel Noel Rosa e o Largo de Jacaré, além da galeria superior do túnel Noel Rosa. A galeria inferior já vinha sendo utilizada desde abril de 1978. Foram entregues dois viadutos de concreto protendido, o de Sampaio, denominado Engenheiro Armando Coelho de Freitas, com 403 metros de extensão, e o segundo, com 126 metros de extensão, sobre a rua Cadete Polônia, denominado Procurador José Alves de Moraes.


REFERÊNCIAS:

Auto-estrada. O Jornal. Rio de Janeiro. 25 fevereiro 1972. p.2.