Histórico
Em 1941 foi lançado o plano de construção de uma avenida perimetral em elevado ligando a Avenida Beira Mar à Praça Mauá, desafogando a Avenida Rio Branco.
Em 1955, foi concluída a elaboração do Plano Rodoviário do Distrito Federal e suas Interligações Urbanas, que previa, entre outras melhorias, a implantação dos seguintes trechos:
1 - Duplicação do trecho final da Avenida Brasil e da Avenida das Bandeiras, visando acabar com os engarrafamentos que ocorrem nas horas de maior movimento nos entroncamentos com a Avenida das Missões (Washington Luiz) e Via Dutra;
2 - Implantação do Anel Rodoviário, contornando o Maciço Carioca, composto basicamente pelas avenidas Brasil e Bandeiras no lado norte e pela Avenida Litorânea a ser construída entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, no lado sul;
3 - Implantação de uma nova via de ligação entre as zonas Norte e Sul através de túnel entre a rua Uruguai, na Tijuca, e a Gávea;
4 - Implantação de uma via de ligação entre a Praia de Botafogo e o cais do Porto, através do túnel Santa Bárbara, que na época ainda estava em construção;
5 - Implantação do Viaduto da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a avenida Presidente Vargas;
6 - Implantação de uma nova via de ligação entre as ruas do Cattete e São Clemente, alternativa à Praia de Botafogo.
A Noite, 13/01/1955
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Em 17 de outubro de 1956, com a presença do prefeito Francisco Negrão de Lima foi realizada a cerimônia de início das obras da primeira etapa do elevado da Avenida Perimetral, ligando o Aeroporto Santos Dumont à Avenida Presidente Vargas. O projeto foi aprovado em 30 de dezembro de 1956.
Em 14 de novembro de 1960, com a presença do presidente JK, foi inaugurada a primeira etapa do viaduto da Perimetral, ligando o Aeroporto Santos Dumont à Candelária. Para a construção foi necessária a demolição do prédio do Lóide Brasileiro e partes do Clube da Aeronáutica e do Mercado Municipal.
Em 1961 foram iniciadas as sondagens para a construção do viaduto da Perimetral na Avenida Rodrigues Alves.
Em 19 de janeiro de 1962, com a presença do governador Carlos Lacerda, foi inaugurada a Avenida Alfred Agache, no trecho entre o Aeroporto Santos Dumont e o Largo do Paço.
No mesmo mês o Departamento de Estradas de Rodagem iniciou os estudos de prolongamento do Viaduto da Perimetral até a Avenida Francisco Bicalho, passando pela Praça Mauá e Avenida Rodrigues Alves.
Em 1962, foi concluída a demolição do Mercado Municipal, iniciada em 1958.
Em 1966 foi construído em Volta Redonda um viaduto de estrutura metálica sobre a Estrada de Ferro Central do Brasil, com o emprego do aço COR-TEN, o mesmo utilizado na primeira etapa da Linha Vermelha e na segunda etapa do elevado da Perimetral.
Em 15 de outubro de 1969, foi iniciada a construção da segunda etapa do elevado da Perimetral, no trecho entre a Candelária e a Praça Mauá.
Em 1970, a Sursan retirou o escoramento das formas do tabuleiro do viaduto na Praça Mauá.
Em 20 de outubro de 1971, foram retomada das obras de construção do viaduto da Perimetral, com a demolição de um prédio da Marinha. As obras foram paralisadas no ano seguinte.
Em 1973, dentro do Programa Especial de Vias Expressas do Governo Federal - PROGRES, foi assinado convênio entre os ministérios dos Transportes e da Marinha para a construção do viaduto da Perimetral na área reservada da Marinha entre a Candelária e a Praça Mauá.
Em 31 de janeiro de 1973, a Secretaria de Obras assinou o contrato com uma firma particular para demolir o antigo prédio do Lóide, localizado na confluência da rua Visconde de Itaboraí com a Avenida Presidente Vargas, visando a continuidade das obras do elevado da Perimetral, paralisadas há 3 anos.
Em 10 de março de 1974, foi iniciada a demolição da alça de descida do viaduto da Perimetral no sentido Candelária, dando prosseguimento à construção do trecho Candelária – Gasômetro, reiniciadas em 22 de fevereiro de 1974. A obra foi retomada graças a inclusão da obra no Programa de Vias Expressas (Progress) do governo federal que assumiu a obra.
Em 16 de abril de 1974, o DER-GB recebeu da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) o projeto final do viaduto de estrutura metálica entre a Candelária e a Praça Mauá, elaborado pelo escritório Figueiredo Ferraz de São Paulo.
Em junho de 1974, depois de anos de impasse, finalmente foi iniciada a demolição dos prédios da Capitania dos Portos e da Pagadoria dos Inativos, ambos do Ministério da Marinha, abrindo caminho a construção no trecho entre a Candelária e a Praça Mauá.
Em 1975, foi iniciada a concretagem dos pilares do trecho entre a Candelária e o viaduto do Gasômetro. Em outubro de 1975 foram instaladas as primeiras vigas metálicas.
Em outubro de 1977, foi aberto ao tráfego a rampa de descida do viaduto a Candelária, eliminando a mão dupla da única rampa de descida existente. A urbanização da Praça Pio X foi entregue em dezembro, eliminando o parque de estacionamento existente.
Em 30 de novembro de 1977, foi aberto ao tráfego o prolongamento do viaduto do Gasômetro da Avenida Rio de Janeiro até a ponte Rio - Niterói, com uma alça de acesso à Avenida Brasil.
Nos dias 11 e 12 de março de 1978, foram instaladas as últimas vigas metálicas do elevado da Perimetral, no vão sobre o viaduto do Gasômetro.
Em 31 de maio de 1978, finalmente foi inaugurada a segunda etapa do elevado da Perimetral, no trecho entre a Candelária e o viaduto do Gasômetro, com 5,7 km de extensão e duas pistas de 7 metros de largura.
Inauguração do elevado da Perimetral em 31 de maio de 1978
com a presença do presidente da república,
Em 1998, inauguração do viaduto Professor Mario Henrique Simonsen, com 1.395 metros de extensão, ligando a Linha Vermelha ao viaduto da Perimetral e ponte Rio - Niterói.
Em 26 de agosto de 2010, foi publicada a licitação para a construção de um viaduto entre o viaduto da Perimetral e a Linha Vermelha, passando pela rua São Cristóvão. O projeto não teve prosseguimento.
Em 27 de dezembro de 2010, em Brasília, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da república, Luiz Inácio da Silva, em ato simbólico com uma marreta derrubam a maquete do viaduto da Perimetral. No mesmo dia foi assinado o convênio com a Caixa Econômica Federal para o financiamento da segunda fase do projeto de revitalização da Zona Portuária, no valor de 7,6 bilhões de reais.
Em 4 de fevereiro de 2013, foi desmontada a primeira viga metálica do elevado da Perimetral, do total de 1008. Localizada numa rampa próxima à Praça Mauá, desativada há mais de um ano. Em 19 de outubro de 2013 finalmente foi interrompido o tráfego do viaduto da Perimetral no trecho entre o Gasômetro e a Praça Mauá.
Em 24 de novembro de 2013, num domingo, foi implodido o primeiro trecho, com 1.050 metros de extensão, do viaduto da Perimetral.
Em 25 de janeiro de 2014, foi fechado ao tráfego o último trecho do elevado da Perimetral, entre a Praça Mauá e o Aeroporto Santos Dumont.
Em fevereiro de 2014, início das obras de reurbanização da Avenida Rodrigues Alves.
Em 16 de fevereiro de 2014, foi fechado ao tráfego o túnel da Avenida Alfred Agache, conhecido como Mergulhão da Praça 15, dando sequência às obras de demolição do elevado da Perimetral.
Em 20 de abril de 2014, junto à Praça Mauá, foi demolido o trecho de 300 metros de extensão entre os prédios da Polícia Federal e da Odontoclínica do 1º Distrito Naval (Marinha).
Em 19 de julho de 2014, foi iniciada a demolição de um dos últimos trechos do elevado da Perimetral, entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rodoviária Novo Rio.