Histórico
Em março de 1963 foi iniciada a construção do primeiro trecho da Rodovia BR-6, mais conhecida como rodovia Rio - Santos, integrante do projeto do Anel Rodoviário do Estado da Guanabara.
A construção foi iniciada pelo trecho de 18,6 Km de extensão entre os canais de Marapendi (Km 0) e o de Sernambetiba (Km 18,6). O trecho em pista simples incluía a construção de duas pontes, a primeira sobre o Canal de Marapendi (atual Downtown), com 80 metros de extensão e 14 metros de largura e a segunda, sobre o Canal de Sernambetiba, com 146 metros de extensão e 14 metros de largura. A última contando com vão central de 65 metros, o maior vão livre da Guanabara. Em 18 de outubro de 1963, os primeiros 5,8 quilômetros da Rodovia Rio - Santos já estavam pavimentados.
Em novembro de 1963 foi aberta a concorrência pública para a construção do segundo trecho, entre o Km 5,8 e o Canal de Sernambetiba totalizando 12,8 km de extensão.
Construção do primeiro trecho da Rodovia Rio–Santos em 1963
Em 4 de dezembro de 1963, o DER-GB recebeu as propostas da concorrência pública para implantação e pavimentação do trecho de 12,8 Km de extensão, entre os quilômetros 5,8 e 18,6 no Canal de Sernambetiba no Recreio dos Bandeirantes.
Em 10 de dezembro de 1963 foram abertas as propostas da concorrência pública para a construção da primeira ponte da rodovia Rio - Santos localizada sobre o Canal de Sernambetiba, próxima ao atual Recreio Shopping.
Em junho de 1964 foi aberto ao tráfego o trecho até o Recreio dos Bandeirantes com 7 km de pista asfaltada. Mais 4 Km estavam preparados para receber a pavimentação.
Em fevereiro de 1965, as duas pontes ainda estavam em construção. O trecho de 30 Km entre o Canal de Sernambetiba e Santa Cruz, no entroncamento com a Avenida Brasil (BR-1) estava planejado.
Em fevereiro de 1965 a estrada contava com 12 km de pista asfaltada, faltando apenas a pavimentação de um trecho de 6 km até o canal de Sernambetiba, finalizando a primeira etapa de construção da rodovia.
Em 13 de agosto de 1965, a Avenida das Américas contava com 12 Km de pista simples pavimentada, contados a partir do Canal de Marapendi (Downtown), faltando ainda pavimentar o trecho de 6 Km até o Canal de Sernambetiba. As duas pontes sobre os canais, Marapendi (80 metros) e Sernambetiba (145 metros) ainda estavam em construção. Havia uma ponte de madeira provisória sobre o Canal de Sernambetiba, permitindo a passagem de apenas um veículo para a estrada de terra para Santa Cruz. O trecho de 30 Km da rodovia Rio - Santos entre o Canal de Sernambetiba e Santa Cruz estava planejado.
Em 31 de janeiro de 1967 finalmente foi concluída a pavimentação do trecho de 3 Km da rodovia Rio - Santos entre a ponte do Canal de Sernambetiba e a Grota Funda.
Em 1969, na Baixada de Guaratiba. foram iniciadas as obras de prolongamento da Rodovia Rio - Santos no trecho entre a Barra de Guaratiba e a Estrada da Pedra.
Em 15 de dezembro de 1969 foi inaugurada a Variante da Estrada da Grota Funda, com 2 Km de extensão, substituindo a antiga estrada aberta em 1890. No mesmo dia foi inaugurado o primeiro trecho da Via 9 entre a Avenida Litorânea e a Rodovia Rio - Santos, totalmente pavimentado.