Histórico
Em 1838, a freguezia da Lagoa passou a ser considerada urbana. Em 18 de junho de 1873, foi criada a freguezia da Gávea, desmembrada da Lagoa.
1875
1880
Em 1920 foram iniciadas as obras de saneamento e melhorias da Lagoa Rodrigo de Freitas. O projeto previa a abertura da Avenida Epitácio Pessoa e a construção de dois canais de comunicação com o mar.
Construção da Avenida Epitácio Pessoa, na altura do Corte do Cantagalo, em 1919
Avenida Epitácio Pessoa, Ipanema, em 1922
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Em 22 de maio de 1935 foi concluída a construção do aterro do bairro da Fonte da Saudade sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Em 1936, o arquiteto Lúcio Costa (1902-1998) sugere a implantação da Cidade Universitária da UFRJ num aterro sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, sendo a proposta rejeitada.
Em 1938, é concluída a abertura da Avenida Henrique Dodsworth, no Corte do Cantagalo, recebendo pavimentação com placas de concreto. As obras foram iniciadas em 1922.
Obras de abertura da Avenida Henrique Dodsworth em 28/07/1934
Em janeiro de 1943, foi aprovado o projeto de prolongamento da avenida Epitácio Pessoa, entre a Pedra do Bahiano (atual Jardim de Alá) e a Ilha do Piraquê, com a urbanização das áreas adjacentes.
Em 1951 foi fundada a favela da Praia do Pinto. Em julho de 1955 surgem os primeiro barracos na Ilha das Dragas, até então ocupada por pescadores.
Em setembro de 1952 a Lagoa Rodrigo de Freitas era cercada pelas seguintes favelas: Catacumba, Cantagalo, Macedo Sobrinho e Praia do Pinto. A primeira a desaparecer foi a da Vila Hípica.
Em 1955, inauguração do estádio de remo da Lagoa.
Em janeiro de 1957, é inaugurado o Posto de Serviços Gulf Cantagalo, de propriedade da Empresa Nacional de Petróleo, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Corte do Cantagalo.
Em 18 de maio de 1957, é inaugurado o Clube Monte Líbano, com a presença do presidente da república Juscelino Kubitschek.
Em 13 de abril de 1960, foi inaugurada a rua Ministro Armando Alencar.
Em 1964, inauguração da Igreja de São José, no Jardim Botânico, conhecida como igreja de vidro, localizada na Avenida Borges de Medeiros. A construção foi iniciada em 1961.
Em março de 1964, finalmente foi completado o anel viário da Lagoa, com a entrega do último trecho da Avenida Borges de Medeiros, entre o Estádio de Remo e o Jardim de Alá. A retirada dos barrados da favela da Praia do Pinto permitiu o prolongamento da avenida.
Em 12 de maio de 1966, através do Decreto nº 609, é criado o Instituto de Geotécnica do Estado da Guanabara, após uma série de deslizamentos ocorridos em janeiro de 1966.
Cartão Postal
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Em 1968, inauguração do posto de gasolina da Catacumba, com projeto de arquitetura premiado pela Universidade de Munique.
Em 18 de abril de 1968, inauguração do Viaduto Augusto Frederico Schmidt, na altura do corte do Cantagalo.
Em 17 de março de 1969, foi iniciado o levantamento sócio-econômico dos moradores da favela da Praia do Pinto, composta por 2.752 famílias. Seria o primeiro passo para a remoção.
Obras em execução em 18 de março de 1969:
- Construção da segunda pista da Avenida Epitácio Pessoa, entre o Viaduto Augusto Frederico Schimidt e o canal do Jardim de Alá, inaugurada no mesmo mês
- Construção de nova pista junto à favela da Catacumba
- Construção da segunda pista da Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre o Clube Piraquê e o canal do Jardim de Alá, junto com a construção de uma nova ponte sobre o canal do Jardim de Alá. A segunda pista foi entregue em agosto do mesmo ano. A duplicação do trecho foi feita em duas etapas, a primeira, com a construção da segunda pista, e a segunda com a reconstrução da pista antiga que estava desnivelada e apresentava problemas estruturais, cedendo em alguns trechos. A reconstrução da pista antiga foi concluída em março de 1970.
Em 20 de julho de 1969, foi assinado o contrato para a construção de uma nova ponte sobre o canal da Lagoa, na altura do Clube Caiçara, aberta ao tráfego em novembro de 1971.
Em setembro de 1969, conclusão da remoção da favela Piraquê, localizada na Avenida Borges de Medeiros 2719, com 100 famílias. Os moradores foram transferidos para os conjuntos habitacionais da Cidade de Deus e Vila Kennedy.
Em 4 de agosto de 1969, início da remoção da favela da Catacumba, que contava com cerca de 2.500 barracos.
Em 16 de dezembro de 1969, é inaugurada a duplicação da Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre o Clube Piraquê e o canal do Jardim de Alá, incluindo uma nova ponte no Jardim de Alá. A duplicação do trecho, conhecido como Belém-Brasília, completa o contorno em pista dupla da Lagoa. Os retornos, entre o posto de gasolina, em frente ao Clube Monte Líbano, é inaugurado no mesmo dia, substituindo o cruzamento da Avenida Borges de Medeiros na altura do Jardim de Alá.
Em 1970, é extinta a favela da Catacumba. No local, em 1979, é inaugurado o Parque da Catacumba.
Em abril de 1971, afundamento parcial do aterro, na altura do corte de Cantagalo.
Em setembro de 1975, a Prefeitura lança o programa de urbanização das margens da lagoa, dividindo a orla em 3 áreas de intervenção, a primeira junto ao Corte do Cantagalo, a segunda, junto ao Jockey Club, e a terceira, entre a Hípica e o túnel Rebouças.
Em fevereiro de 1976, início das obras de urbanização da orla da Lagoa, inicialmente no trecho do Parque do Cantagalo até o Jardim de Alá.
Em 3 de março de 1977, início do serviço de levantamento topográfico para implantação do Parque da Catacumba, inaugurado no ano seguinte.
Em 5 de março de 1977, o Tivoli Parque é fechado por 60 dias para reforma e ampliação, reabrindo com 10 novas atrações.
Em abril de 1977, conclusão das obras de pavimentação, com placas de cimento sextavadas dos canteiros centrais das avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa na Lagoa, melhorando o aspecto visual, principalmente nos dias de chuva quando se transformavam em lamaçais.
Em novembro de 1977, no projeto de reurbanização das margens da Lagoa, é concluída a construção da primeira ciclovia da cidade, entre o Parque do Cantagalo e o Jardim de Alá, com 900 metros de extensão.
Em 1978, é inaugurado o Parque do Cantagalo. No mesmo ano são iniciadas as obras de reurbanização da orla da Lagoa, no trecho entre o Estádio de Remo e o Clube Piraquê.
Entre os dias 5 e 8 de outubro de 1978, em sua 18ª edição, é realizada pela primeira vez a Feira da Providência no Rio Centro, depois de 13 anos na Lagoa.
Em 1979, é lançada a moda dos patins, principalmente nos mais jovens. Em pouco tempo adotam o campo de futebol de salão do Parque da Catacumba, a pista do Parque Garota de Ipanema, e até o tanque vazio de modelismo naval do Parque do Flamengo, como points de patinação. Também são inaugurados ringues particulares, sendo os mais conhecidos, o Roxy Roller, na Lagoa, ao alado do drive-in, o Roller Disco, no Canecão e o Roller Palace, no Shopping Rio Sul.
Em 19 de fevereiro de 1979, inauguração do Parque do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, totalizando 2,1 km de ciclovia, até o Clube Caiçaras no Jardim de Alá.
Em abril de 1980, parte do aterro do Parque do Cantagalo afunda. O mesmo problema se repetiu em abril de 1982.
A Lagoa por volta de 1980
Em 25 de julho de 1981, com a presença do prefeito e do governador Chagas Freitas, é inaugurada a Praça Marcos Tamoyo, na saída do Túnel Rebouças, com ringue de patinação e quadra de esporte polivalente.
Em 14 de março de 1982, inauguração do viaduto Humberto Vital Bandeira Mello, na saída do Túnel Rebouças, na Lagoa.
Em 1985, instalação da estrela de ferro flutuante de Tomie Ohtake na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Em 3 de julho de 1986, tombamento do espelho d´água da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Em 17 de dezembro de 1995, o Tivoli Park encerra sua atividades, ao ser despejado pela Prefeitura. No ano seguinte são entregues os novos quiosques na área desocupada.
Em setembro de 1996, inauguração do Parque das Tábuas, nas margens da lagoa Rodrigo de Freitas, localizado entre o Clube Caiçaras e o Estádio de Remo, ganhando deck flutuante, quadras de esporte e pistas de skate. Na mesma época continuavam as obras de construção do Parque dos Patins, na área remanescente do antigo Tivoli Parque.
Em 1997, montagem da primeira árvore de natal flutuante na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Em março de 1997, em terreno arrendado do Estado, nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, é realizado o lançamento da mega academia de ginástica Espaço do Corpo, localizado no terreno do antigo Drive-In e danceteria Mamão com Açúcar.
Em 8 de fevereiro de 1998, inauguração de 7 pequenos restaurantes, instalados em quiosques, na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas. No mesmo ano são inaugurados mais 18 quiosques na orla da Lagoa.
Em 12 de setembro de 1999, inauguração de ciclovia entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Parque da Catacumba.
Em 28 de outubro de 2000, inauguração da ciclofaixa Lagoa - Jardim Botânico, com 220 metros de extensão, na rua General Garzon, se unindo à ciclovia existente na Rua Pacheco Leão, com 880 metros de extensão.
Em julho de 2002, 6 dos 25 quiosques da orla da Lagoa Rodrigo de Freitas se encontram fechados, por falta de clientes.
Em novembro de 2004, entrega da reforma dos 5 decks de madeira da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Em outubro de 2007, a Prefeitura abre a licitação para o projeto de implantação de um teleférico entre a Lagoa o morro do Corcovado, passando pelo morro dos Cabritos. A ideia surgiu de empreendedores que procuraram a própria prefeitura.
Em 29 de janeiro de 2008, demolição dos quiosques Sushi Bar e Lagoa Grill, no Parque dos Patins na Lagoa, que não renovaram o período de concessão.
Em agosto de 2010, dois escritórios de arquitetura apresentam um plano de implantação de sistema de transporte hidroviário de passageiros na Lagoa Rodrigo de Freitas.
População residente do bairro da Lagoa
1980 23.815
1991 18.652
2000 18.675
Fonte: Censo Demográfico 2000 – IBGE e Anuário Estatístico do Rio de Janeiro, 1998.
REFERÊNCIAS:
Lagoa tem nova rua desde ontem. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 14 abril 1960. p.5.