Histórico
Em 20 de junho de 1950, inauguração da primeira garagem subterrânea para automóveis da cidade, na Esplanada do Castelo, com área útil de 2.500 metros quadrados e 130 vagas.
Veículos licenciados em 1950
Carros particulares 39.478
Caminhões 18.836
Carros de Praça (Táxi) 8.912
Ônibus 1.000
Bondes (motores+reboques) 1.196
Total 69.422
Em 1951, início da organização de um Plano Diretor Rodoviário, visando coordenar as ações do Departamento de Estradas de Rodagem da Prefeitura do Distrito Federal.
Em julho de 1952 foi lançado o primeiro número da revista Trânsito em Revista. Parte do acervo se encontra no setor de periódicos da Biblioteca Nacional.
Em 27 de fevereiro de 1953 foi inaugurado o primeiro sincronizador semafórico da América do Sul, controlando as três principais vias do Centro: Rio Branco, Presidente Vargas e Uruguaiana. O equipamento, importado dos Estados Unidos, foi instalado no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.
Em 1955, a cidade do Rio de Janeiro contava com 63.750 automóveis licenciados.
Em 1958, o Distrito Federal contava com 103.358 veículos emplacados, sendo 72.238 automóveis, 1.410 ônibus e 2.356 lotações.
Em 1967, o Detran-RJ, na gestão do coronel Américo Fontenelle adquire dois computadores de última geração, com válvulas, com custo de 300 mil dólares, para o controle automático dos semáforos do Centro e Copacabana. Os equipamentos não foram instalados, permanecendo esquecido até 1974 na gestão de Francisco Brachá, quando foi realizada manutenção e estudo de viabilidade de operação.
Em junho de 1968, surge o primeiro serviço de táxis com radiofonia do país, pela empresa Frota Guanabara e Transportes Ligeiros. Em 1969, contava com frota de 20 carros com rádio ligados à central de atendimento telefônico.
Em primeiro de julho de 1968, através da Resolução nº 389/68 do Conselho Nacional de Trânsito, passa a ser exigido o letreiro em táxis.
Em setembro de 1969, cerca de 8 veículos eram roubados diariamente no estado da Guanabara.
Em 5 de março de 1970, o governador Negrão de Lima assina decreto proibindo a circulação de veículos de tração animal na cidade.
Em 1971, o estado da Guanabara contava com 420 mil veículos registrados e 607 cruzamentos semaforizados. Em 1970 foram emplacados 50 mil novos veículos, fora os 15 mil transferidos de outros estados, totalizando 65 mil novos veículos em circulação.
Evolução da Frota de Táxi
Ano Autônomo Empresas Total
1970 16.401 1.364 17.765
1971 15.420 1.417 16.837
1972 15.440 1.698 17.138
Fonte: Anuário Estatístico do Estado da Guanabara. 1973.
Entre 1976 e 1977, surge o táxi especial, com ar-condicionado.
Em 1977, segundo dados do PUB-Rio, os automóveis realizavam 16,5 % do total de viagens motorizadas/dia da Região Metropolitana. Somente o município do Rio de Janeiro contava com quase 500 mil automóveis e cerca de 15 mil táxis. Entre os anos de 1976/77, surge o táxi especial, com ar-condicionado.
Em 12 de agosto de 1977, a cidade já contava com 150 táxis com a nova padronização de cor amarela com faixa azul marinho quadriculada.
Em 18 de maio de 1979, início da operação dos 100 primeiros táxis especiais com tarifa 50% mais cara que os táxis convencionais. A nova frota, composta por Opalas com ar-condicionado e rádio AM/FM, eram da Cooperativa Mista de Trabalho de Motoristas Autônomos de Táxi Especial do Rio de Janeiro (Coopetramo). A ideia foi copiada de São Paulo, onde funcionava uma cooperativa semelhante há 4 anos.
Em fevereiro de 1980, o município do Rio de Janeiro contava com cerca de 800 mil veículos, sendo 480 mil da Zona Sul.
Veículos automotores da Cidade do Rio de Janeiro
1961 61.372
1962 75.272
1963 92.478
1964 110.878
1965 136.397
1966 151.605
1967 168.947
1968 185.599
1969 215.492
1970 240.052
1971 263.116
1972 284.876
1973 323.535
1974 359.966
1975 400.949
1976 540.573
1977 655.019
1978 741.148
1979 798.716
1980 839.254
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro. Informações Básicas da Cidade do Rio de Janeiro 1981 / 1982.
Em novembro de 1986, o Prefeito Saturnino Braga aprova o anteprojeto de implantação de 6 garagens subterrâneas na avenida Atlântica, em Copacabana, totalizando 4 mil vagas. Também eram previstas garagens subterrâneas nos seguintes locais:
Praça Virgílio de Mello Franco Castelo
Praça Antenor Fagundes final da rua Santa Luzia
Esplanada de Santo Antônio próxima à Catedral Metropolitana
Praça Nossa Senhora da Paz Ipanema
Rua Gomes Carneiro Ipanema
Praça Antero de Quental Leblon
Praça Agripino Grieco Meyer
Em maio de 2006, início da construção de garagem subterrânea da Avenida Antônio Carlos, no trecho da Avenida Beira Mar.
Em 17 de abril de 2007, início da operação dos novos táxis adaptados para o transporte de cadeiras de rodas, inicialmente com 8 veículos. O serviço era explorado pela Especial Coop Táxi, concessionária do serviço
Em julho de 2007, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro passa a contar com frota de 2 milhões de unidades.
Em 22 de setembro de 2007, a cidade participa pela primeira vez da campanha Dia Mundial sem Carro, com eventos públicos que incentivavam o uso da bicicleta.
Em novembro de 2007, em Copacabana, início da venda do primeiro modelo de moto elétrica do país, a scooter elétrica Motor Z.
Em 25 de abril de 2008, através de Decreto publicado no Diário Oficial do Município, ficou proibida a circulação de caminhões de carga e descarga no período das 6h às 10h e das 17h às 20h em todos os bairros da Zona Sul, Centro e parte da Zona Norte.
Em 3 de junho de 2008, a Prefeitura anuncia a construção de estacionamentos subterrâneos nas praças General Osório e Lido, na Zona Sul. O estacionamento da praça Nossa Senhora da Paz contava inclusive com contrato assinado para sua construção desde a gestão do prefeito Luiz Conde (1997-2000).
REFERÊNCIAS: