Ilha do Governador


Histórico

Em 1663 foi lançado ao mar o maior navio do mundo, o galeão Padre Eterno, construído na Ilha do Governador com 73 metros de comprimento, 164 peças de artilharia e capacidade para 2 mil toneladas de carga. Fez sua viagem inaugural em 1665 para Lisboa. O local do estaleiro acabou ficando conhecido como a ponta do Galeão.

Em 1710, foi criada a Freguezia de Nossa Senhora da Ajuda da Ilha do Governador. Em 1891, contava com 3.746 habitantes.

Em 1907, foi inaugurado o serviço regular de barcas para a Ilha do Governador, com duas linhas, a primeira com atracações no Zumbi, Cocotá e Freguseia, e a segunda para Paquetá, com atracações no Galeão e no Jardim Guanabara.

Em 1920, instalação da Aviação Naval da Marinha na ponta do Galeão, que se encontrava ao lado do Mosteiro de São Bento desde 1917.

Em 1920, foi realizado o primeiro loteamento na Ilha do Governador, quando a ilha já contava com  cerca de 8 mil habitantes.


O bairro do Jardim Guanabara projetado pelo engenheiro Jorge de Macedo Vieira


Em 4 de outubro de 1922, é inaugurada a primeira linha de bonde elétrico na Ilha do Governador, ligando a Praia do Zumbi à Praia da Freguesia, passando pela Praia de Cocotá. Os horários dos bondes correspondiam com as barcas na ligação entre a Ribeira e a Praça XV.

Em 1945, é iniciada a construção da ponte entre as ilhas do Fundão e do Governador, inaugurada em 31 de janeiro de 1949, junto com a ponte entre a Ilha do Fundão e o continente.

Em 20 de junho de 1950 inauguração da Estrada Galeão - Ribeira com 3 Km de extensão, pavimentada em macadame betuminoso.


A Noite, 19/01/1953
Para ampliar clique na imagem


Em 1954, início das obras de duplicação da Estrada do Galeão. No mesmo ano foi iniciada a construção da ponte Oswaldo Cruz ligando a Maré à Ilha do Fundão, mas só foi entregue ao tráfego 1971.

Em 6 de agosto de 1961, inauguração do Jockey Club Guanabara, na Ilha do Governador, com arquibancadas com para até 8 mil pessoas.

Em novembro de 1963, dentro de um plano de melhoria dos acessos às favelas da Ilha do Governo é entregue a pavimentação, com paralelepípedo, de um trecho de 700 metros da Estrada Visconde de Lamare, no acesso à Favela Nossa Senhora das Graças, além da pavimentação do trecho Galeão – Dendê, passando pelo Jardim Carioca, dando acesso às favelas do Guarabu e Dendê. O plano fazia parte do projeto de recuperação das Favelas da Ilha do Governador, consideradas pelo Governo como irremovíveis. O projeto garantia a posse da terra pelos favelados e campanha para reforma de barracos. Na época, através da CEHAB, estava sendo traçado um plano piloto de urbanização e  loteamento das favelas do Dendê e Guarabu.

Em março de 1964, foi aberta ao tráfego a ligação  Estrada do Galeão – Estrada do Dendê, com cerca de 1 Km de extensão compreendendo trechos pavimentados das ruas Estocolmo, Genebra, Catalpa e Sousa Gomes.

Em 29 de agosto de 1965, inauguração da nova urbanização da Praça Jerusalém no Jardim Guanabara.

Em maio de 1971, é inaugurada a reforma do Supermercado Merci da Ilha do Governador, localizado na Estrada da Cacuia, sendo transformado em auto-serviço.

Em 20 de janeiro de 1977, inauguração do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional do Galeão, inicialmente com voos domésticos. Em 20 de abril de 1977 são iniciadas as operações dos voos internacionais.

Em 1978, inauguração do viaduto dos Maracajás, no acesso ao Aeroporto Internacional.

Em 29 de janeiro de 1979, é aberta ao tráfego a nova pista do Aeroporto Internacional, a mais extensa da América Latina, com 4 km de extensão. No mesmo dia é inaugurado o viaduto para aviões de acesso à nova pista.

Em 23 de julho de 1981, através do decreto municipal nº 3.157 o bairro da Ilha do Governador foi transformado em 14 bairros:

Galeão 
Jardim Guanabara
Ribeira
Zumbi
Pitangueiras
Praia da Bandeira
Cocotá
Freguesia
Bancários 
Tauá
Moneró
Portuguesa
Jardim Carioca
Cacuia

Em 18 de março de 1982, o DER anunciou o início da construção de uma nova ponte entre as ilhas do Governador e do Fundão. No entanto as obras só foram iniciadas no início da década de 1990 na construção da terceira etapa da Linha Vermelha ligando o Campo de São Cristóvão à Ilha do Governador.

Em 5 de novembro de 1985, com a presença do governador do estado foi lançada a pedra fundamental da estação das barcas do Cocotá.

Em 28 de abril de 1992, inauguração do centro comercial Ilha Plaza.

Em primeiro de maio de 1992, inauguração da terceira etapa  da Linha Vermelha, entre o bairro de  São Cristóvão e a Ilha do Governador, com 7,2 km de extensão. A quarta etapa, até a Via Dutra, foi inaugurada em 11 de setembro de 1994.

Em 1996, foram concluídas as obras de reurbanização da Estrada do Galeão no centro do bairro da Portuguesa, integrante do projeto Rio Cidade do prefeito César Maia.

Em janeiro de 1997, inauguração do viaduto Délio Jardim de Mattos, no acesso à Estrada das Canárias, em  Tubiacanga.

Em 20 de julho de 1999, inauguração do segundo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional do Galeão.

Em 2004, início das obras do Terminal Aquaviário do Cocotá, com previsão de atendimento de cerca de 10 mil passageiros/dia e entrega para maio de 2005. O terminal contava com estacionamento para automóveis e terminal rodoviário de integração.

Em 24 de setembro de 2007, início da construção da via de ligação entre a Ilha do Governador e a Linha Vermelha, no sentindo Baixada Fluminense, beneficiando cerca de 16 mil veículos /dia.

Em 22 de novembro de 2013, leilão do Aeroporto do Galeão.

Em 24 de dezembro de 2015, é inaugurada a Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador. 

Em 4 de julho de 2021, é anunciada a construção de um novo shopping center na Ilha do Governador, o Ilha Open Mall, localizado na Estrada do Galeão, 5275, próximo ao Aeroporto Internacional do Galeão, com previsão de ser inaugurado em julho de 2022. A Ilha do Governador só contava com um shopping de grande porte, o Ilha Plaza Shopping, inaugurado em 1992.


REFERÊNCIAS:

Ilha do Governador vai ganhar novo shopping próximo ao Aeroporto do Galeão. Diário do Rio. Rio de Janeiro. 03 julho 2021.