São Christóvão


Histórico

Em 1600, os Jesuítas constroem a Capela de São Cristóvão, no alto do Campo.

Em 1790, é inaugurada a Ponte de São Christóvão.

Em 2 de dezembro de 1825, nascimento de Dom Pedro II, no Palácio da Quinta da Boa Vista. Aos 5 anos de idade é proclamado Imperador e aos 15 começa a governar. 

Em 1850, é aterrado o atual Campo de São Cristóvão, até então uma área pantanosa.


Orla de São Christóvão em 1857, ao fundo o Hospital dos Lázaros
instalado na antiga fazenda dos Jesuítas

Cartão postal


Em 1876, início da construção do reservatório de água do Pedregulho, inaugurado em 1880, com a presença do Imperador Dom Pedro II. Em 1880 são instalados os primeiros encanamentos de água potável na cidade.

Em 25 de julho de 1892, é  instalado no Palácio da Quinta da Boa Vista o Museu Nacional, que se encontrava alojado, desde 1818 num prédio do Campo de Santana.

Em 1893, os seguintes logradouros foram calçados com paralelepípedos: Boulevard de São Christóvão, rua Mariz e Barros, Campo de São Christóvão e Largo da Lapa.

Em outubro de 1894, é aprovado o projeto de prolongamento do canal do mangue, no trecho entre a ponte dos Marinheiros até o futuro cais do porto, atravessando a área aterrada.


Inauguração das obras de urbanização do Campo de São Christóvão em 1906


Em 8 de novembro de 1906, conclusão das obras de canalização do Canal do Mangue, no trecho entre a ponte dos marinheiros e o futuro cais do porto.

Em 11 de novembro de 1906, inauguração dos melhoramentos do Campo de São Christóvão, que recebe paisagismo e coreto com material importado da Europa.

Em 12 de janeiro de 1907, inauguração do viaduto metálico e da estação Lauro Müller (antiga Praia Formosa) da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em 12 de outubro de 1910, inauguração das obras de melhoramentos e embelezamento da Quinta da Boa Vista, transformada em jardim público.

Em junho de 1911, inauguração do complexo do Gasômetro, construído pelo grupo belga Société Anonyme du Gaz de Rio de Janeiro. Em 1915, foi considerado o maior gasômetro do mundo, com capacidade para o fornecimento de 180 mil metros cúbicos de gás por dia. Em 1969 a empresa foi estatizada.

Em 1921 é inaugurado o  Observatório Nacional,  transferido do Morro do Castello para o Morro de São Januário, em São Christovão. Sua pedra fundamental foi lançada em 28 de novembro de 1913.

Em 25 de junho de 1922, é inaugurada a Avenida do Exército.


Entorno da estação Barão de Mauá na década de 1920


Inauguração da Avenida do Exército em 1922


Em 21 de abril de 1927, é realizado o primeiro jogo do estádio de São Januário, do clube Vasco da Gama, na época considerado o maior estádio da América do Sul.

Em 19 de julho de 1930, é inaugurada a escola municipal Uruguay, com a presença do ministro do Uruguay Ramos Montero.

Em 1945, é inaugurado o Jardim Zoológico, na Quinta da Boa Vista.


Incêndio do Palácio Real em 02/09/2018


Em 20 de junho de 1950, entrega de 54 apartamentos no Conjunto Residencial do Morro do Pedregulho, projetado em 1946 pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy para abrigar funcionários da  Prefeitura do Distrito Federal.

Em 1958, na Exposição Internacional de Bruxelas, o projeto do Pavilhão de São Cristóvão, de autoria de Sérgio Bernardes e Paulo Fragoso (estrutura), ganha o 1º Prêmio de Arquitetura e Estrutura. O pavilhão foi construído entre 1958 e 1959, sendo  o maior pavilhão de exposições da cidade até a inauguração do Rio Centro em 1977. Em 2003, passou a abrigar a Feira dos Nordestinos de São Cristóvão.

Em 1962, inauguração do CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara), no bairro de Benfica, com 600 unidades comerciais, na época considerado um dos melhores do gênero no mundo, contando inclusive com escadas rolantes.

Em 1962, a Secretaria de Obras Públicas inaugura sua nova usina de asfalto, na Avenida Francisco Bicalho.

Em abril de 1964, após as obras de remodelação, é aberta ao tráfego da nova pista da Avenida Francisco Eugênio, sentido Quinta da Boa Vista.

Em 4 de dezembro de 1965, foi inaugurado o Pavilhão de São Cristóvão, projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes.  Considerado o maior espaço coberto do mundo sem colunas.

Em novembro de 1968, início da construção da ponte Rio-Niterói, inaugurada em março de 1974.


Campo de São Cristóvão por volta de 1970


Em 1972, a Avenida Brasil estava sendo alargada na altura do Caju, com a demolição de vários prédios do lado esquerdo, permitindo a construção dos acessos à Ponte Rio-Niterói. A Avenida Rio de Janeiro também estava sendo alargada para permitir, além do acesso à Ponte, atender o fluxo entre o Centro e a Zona Norte, eliminando a mão dupla da Avenida Brasil entre o Caju e a Rodoviária. 

Em setembro de 1972, é concluída a construção do Conjunto de Apartamentos e lojas do Caju, na rua Peter Lund.

Em 1973, é iniciada a construção do viaduto de São Cristóvão, ao lado da estação ferroviária de mesmo nome, visando transformar a Avenida Radial Oeste em via expressa.

Em 24 de agosto de 1974, inauguração da passarela metálica na Avenida Francisco Bicalho, em frente à estação Barão de Mauá, substituindo a travessia numa ponte de concreto existente.

Em 31 de maio de 1975, a pista da Avenida Francisco Bicalho, ao lado da estação Barão de Mauá, é interditada para a montagem dos vãos metálicos do elevado da rua Figueira de Melo.

Em dezembro de 1975,  é inaugurada a reforma e ampliação do Supermercado Paque Menos do Largo da Cancela, em São Cristóvão.

No dia 24 de janeiro de 1976, início da instalação das primeiras vigas do elevado metálica da rua Figueira de Mello, trecho da segunda etapa da Linha Vermelha, compreendido entre o Trevo das Forças Armadas e o Campo de São Cristóvão.

Em 23 de janeiro de 1976, o governador Faria Lima inaugura o novo viaduto de São Cristóvão sobre a linha férrea, localizado ao lado da estação de mesmo nome, entre as avenidas Maracanã e Bartolomeu Gusmão. A obra foi iniciada em 1973, sendo acelerada a partir de março de 1975.  O viaduto fazia parte do projeto da Linha Marrom, que transformava a Avenida Radial Leste em via expressa.

Em fevereiro de 1977, é inaugurado o Viaduto Paulo de Sousa Reis, sobre a rua Francisco Eugênio, permitindo a eliminação do cruzamento semaforizado do cruzamento das avenidas Francisco Bicalho e Dom Pedro II, que retinha os veículos até a avenida Brasil, além de eliminar um trecho de pista da Francisco Bicalho no contra fluxo entre a antiga ponte sobre o canal do mangue e a Avenida Pedro II. No mesmo dia foi aberto ao tráfego o primeiro andar do viaduto da Linha Vermelha, entre a Avenida Francisco Eugênio e o Campo de São Cristóvão.

Em 30 de novembro de 1977, são inaugurados mais 3,543 km de novos viadutos, o primeiro com cerca de 2 km de extensão, entre o Caju e a Avenida Francisco Bicalho, e o segundo, com cerca de 1,5 km  de extensão, sobre a rua Figueira de Mello, entre o Elevado da Avenida Paulo de Frontin e o Campo de São Cristóvão, aberto ao tráfego somente em 15 de abril de 1978.

Em 15 de abril de 1978, inauguração da segunda etapa da Linha Vermelha, o Elevado Rufino Pizarro, ligando o Viaduto da Avenida  Paulo de Frontin ao Campo de São Cristóvão. As obras foram iniciadas em fevereiro de 1973.

Em 19 de novembro, de 1981 início da operação da segunda linha de Metrô, com 2,9 km de extensão, com as estações do São Cristóvão e Maracanã.

Em fevereiro de 1982, é entregue o prédio sede das Empresas Petróleo Ipiranga, em São Cristóvão, na rua Francisco Eugênio.

Em 23 de dezembro de 1986, através de decreto municipal, o Conjunto Residencial do Pedregulho, projetado pelo arquiteto Affonso Reidy em 1947, é tombado.

Em 6 de novembro de 1992, é entregue ao tráfego a rampa de saída da Linha Vermelha no Campo de São Cristóvão, no sentido Ilha do Governador – São Cristóvão.

Em 20 de setembro de 2003, inauguração do Centro de Tradições Nordestinas no Pavilhão de São Cristóvão. A reforma geral do Pavilhão, concebido em 1957 pelo arquiteto Sérgio Bernardes, foi iniciada em agosto de 2001. O local passa a abrigar as 684 barracas da tradicional Feira dos Nordestinos, que ocupavam o Campo de São Cristóvão desde 1949.

Em julho de 2005, é iniciada a restauração dos 4 portões da Quinta da Boa Vista, concluída em 24 de março de 2006.

Em 15 de agosto de 2007, através de decreto municipal, o bairro de São Cristóvão passa a ser denominado de bairro Imperial de São Cristóvão.

Em 7 de março de 2009, é aberto novo acesso ao bairro de São Christóvão, pela rua Ceará, desafogando a Avenida Francisco Bicalho e o antigo viaduto de São Christóvão.

Em 26 de agosto de 2010, é publicado no Diário Oficial, a licitação para a construção de um viaduto entre a Perimetral e a Linha Vermelha, passando pela rua São Cristóvão. O projeto não teve seguimento.

Em 18 de janeiro de 2015, a Prefeitura anuncia a intenção de construção de um terminal rodoviário intermunicipal junto ás estações do Metrô e da Supervia no Maracanã, no terreno da Avenida Bartolomeu de Gusmão.

Em 16 de junho de 2015, a Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas lança  o edital para construção de uma nova rodoviária interestadual no bairro de São Cristóvão, não tendo prosseguimento.


REFERÊNCIAS:

Vida Cultural o prefeito de há meio século. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 16 novembro 1960. p.14.