Túnel Rebouças


Histórico

A construção do Túnel Rebouças, composto de dois trechos de galerias duplas com 2.040 e 760 metros de extensão, foi iniciada em 1962. Em maio de 1963 apenas 800 metros de galeria estavam abertos.


O Globo, 09/02/1962
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Em 1964 foi iniciada a construção do viaduto Saint Hilaire sobre a rua Jardim Botânico.


Diário Carioca, 19/03/1965



O túnel foi aberto ao tráfego em 1965 ainda em caráter experimental. A inauguração oficial foi realizada em 3 de outubro de 1967 com a obra inacabada. O túnel só iniciou sua plena operação, com duas faixas de circulação por sentido, em 10 de novembro de 1972. 

Em 8 de novembro de 1969 foi aberto ao tráfego a alça de saída da galeria da Lagoa para o Cosme Velho, enquanto prosseguia a construção da alça de sentido inverso inaugurada em 19 de março de 1972.

Em 29 de janeiro de 1970 foi instalado o primeiro exaustor dos 89 projetados. Os primeiros 6 exaustores entraram em operação em 22 de junho de 1972.


Alças de acesso ao bairro do Cosme Velho


Em primeiro de dezembro de 1972, foi inaugurado o painel de controle do Túnel Rebouças. No mesmo dia, pela primeira vez desde sua inauguração, o túnel passou a operar com 4 faixas de circulação ao ser aberta a pista sentido Lagoa com duas faixas de circulação.

Em 1974 foi inaugurado o elevado da Avenida Paulo de Frontin, a primeira etapa da Linha Vermelha, ligando o Túnel Rebouças à Praça da Bandeira.

Em setembro de 1975 foi concluída a implantação de acostamentos nas galerias, após a remoção de um pequeno meio-fio protetor. Em 1982 os acostamentos foram transformados em terceira faixa.

Em 22 de janeiro de 1982, foi inaugurada a terceira faixa do Túnel Rebouças no sentido Lagoa. A nova faixa, implantada sobre um antigo acostamento, aumentou em 50% a capacidade do túnel. No mesmo dia foi inaugurada a nova alça de saída para a rua Jardim Botânico.

Em setembro de 1983, foram iniciadas as obras de remodelação das muretas do viaduto Saint Hilaire no acesso ao Túnel Rebouças. Com a mudança, a pista no sentido Lagoa do viaduto ganhou mais uma faixa de circulação.

Em 28 de novembro de 1994, através do Decreto nº 20.903, publicado no Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro, o Túnel Rebouças passou a ser administrado pela prefeitura. Entre 1967 e novembro de 1994, o túnel esteve sob a jurisdição da Fundação do Departamento de Estrada e Rodagens do Estado do Rio de Janeiro (Fundação DER-RJ).

Em dezembro de 2000, foi inaugurado o sistema de monitoramento das galerias do Túnel Rebouças, com 32 câmeras.


REFERÊNCIAS:

Pista de acesso da Lagoa ao Cosme Velho é entregue ao tráfego às 7h de hoje. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 novembro 1969. p.5.