Histórico
A primeira galeria do Túnel Novo foi construída pela Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico com recursos próprios, sem nenhum subsídio do governo, sendo inaugurada em 4 de março de 1906. O túnel com 10 metros de largura era denominado Túnel Carioca, também conhecido como Túnel do Leme.
obras de abertura do túnel do Leme em 1904

Túnel do Leme na década de 1910
Rua do Túnel em Botafogo em 1941, antes duplicação do túnel. As obras de demolição do casario do lado direito para implantação da segunda galeria foram iniciadas em dezembro de 1941. Foto de Uriel Malta. Acervo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
Em 1943 foram iniciadas das obras de duplicação, com a perfuração da segunda galeria, concluída em julho de 1943. Logo em seguida foram iniciadas as obras de alargamento da primeiro galeria inaugurada em 1906.
Obras de abertura da segunda galeria em 1943 já com o casario demolido
Em 20 de junho de 1946, em solenidade com a presença do presidente da república, após 4 anos de obras, foi inaugurado o Túnel do Novo.
Em abril de 1961 o governo do estado da Guanabara anunciou a retirada os bondes do contrafluxo do Túnel Novo. Nos últimos 6 meses tinham sido registrados mais de 70 desastres. O último bonde circulou no Túnel Novo em 30 de abril de 1961. Três linhas de bonde circulavam pelo túnel: 5 (Leme), 13 (Ipanema) e 21 (Circular).
Avenida Lauro Sodré por volta de 1965
Em novembro de 2015 foram iniciadas as obras de recuperação da iluminação do Túnel Novo, cuja manutenção tinha sido negligenciada há muitos últimos anos.