Túnel Novo

 
História

Em 4 de março de 1906, inauguração do Túnel Carioca, também conhecido como Túnel do Leme, com 10 metros de largura, ligando o bairro de Botafogo à Copacabana. O túnel foi construído com recursos próprios da Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico, sem nenhum subsídio do governo. 


1904

Abertura do Túnel do Leme em 1904


Túnel do Leme na década de 1910

Rua do Túnel em Botafogo, em 1941, antes duplicação do Túnel do Leme. As obras de demolição do casario do lado direito, para implantação da segunda galeria, foram iniciadas em dezembro de 1941. Foto de Uriel Malta. Acervo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Em 1943, são iniciadas das obras de duplicação do Túnel Novo, com a perfuração da segunda galeria, concluída em julho de 1943. 


Obras de perfuração da segunda galeria em 1943


Em 20 de junho de 1946, em solenidade com a presença do presidente da república, é inaugurada a segunda galeria do  Túnel do Leme.

Em abril de 1961, o Governo do Estado da Guanabara anuncia que a retirada os bondes do contra fluxo da galeria sentido Copacabana do Túnel Novo. Nos últimos 6 meses já haviam sido registrados mais de 70 desastres na galeria. O último bonde circula pelo túnel no dia 30 de abril de 1961. As três linhas de bonde que passavam pelo túnel, 5 (Leme), 13 (Ipanema) e 21 (Circular), passam a seguir pelo Túnel Velho.


Avenida Lauro Sodré por volta de 1965


Em novembro de 2015, início das obras de recuperação da iluminação original do Túnel Novo, inicialmente pela galeria sentido Botafogo.


REFERÊNCIAS: