Em 7 de março de 1850, foi inaugurado o prolongamento da rua do Catumby desde o Largo do Catumby até o Rio Comprido, terminando na rua do Bispo. Posteriormente o trecho passou a ser denominado rua Itapiru.
Mapa do entorno da atual rua Itapiru em 1850
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Em 1947, foi iniciada a construção do Túnel Santa Bárbara. As obras se arrastaram por longos anos, sendo aceleradas somente na década de 1960 no governo Carlos Lacerda. O túnel foi inaugurado em 22 de abril de 1964.
Segundo o poder público, o bairro sofria com problemas de enchentes, em função do desnivelamento das ruas, fruto de sucessivos aterros desde o início de sua ocupação.
Largo do Catumby em 1963. Ao fundo as obras do túnel Santa Bárbara
Coleção Rio Antigo
Em 1967, o governo do estado da Guanabara apresentou o plano de saneamento do bairro, que previa a demolição de inúmeros prédios para a construção de nova rede de drenagem. O plano gerou protestos dos moradores, que alegavam que as áreas a serem desapropriadas eram salubres e que o bairro era viável.
Rua do Catumbi na década de 1970
Obras de construção do viaduto 31 de Março na década de 1970
Arquibancadas para desfile de carnaval na rua Marquês de Sapucaí em 1983
Em 17 de outubro de 1983, foi iniciada a construção do Sambódromo, inaugurado em 17 de fevereiro de 1984.
Cronologia do Transporte Coletivo
1846 Primeira linha de diligência (Gondolas)
1870 Inauguração do bonde de tração animal
1909 Chegada do bonde elétrico
1965 Inauguração da primeira linha de ônibus no túnel Santa Bárbara
REFERÊNCIAS:
Abertura da rua de Catumby. O Despertador Municipal. Rio de Janeiro. 14 março 1850. p.2.