Catumby


Em 7 de março de 1850, foi inaugurado o prolongamento da rua do Catumby desde o Largo do Catumby até o Rio Comprido, terminando na rua do Bispo. Posteriormente o trecho passou a ser denominado rua Itapiru.


Mapa do entorno da atual rua Itapiru em 1850
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Largo do Catumbi em 1865
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Em 1947, foi iniciada a construção do Túnel Santa Bárbara. As obras se arrastaram por longos anos, sendo aceleradas somente na década de 1960 no governo Carlos Lacerda. O túnel foi inaugurado em 22 de abril de 1964.

Segundo o poder público, o bairro sofria com problemas de enchentes, em função do desnivelamento das ruas, fruto de sucessivos aterros desde o início de sua ocupação.


Largo do Catumby em 1963. Ao fundo as obras do túnel Santa Bárbara
Coleção Rio Antigo


Em 1967, o governo do estado da Guanabara apresentou o plano de saneamento do bairro, que previa a demolição de inúmeros prédios para a construção de nova rede de drenagem. O plano gerou protestos dos moradores, que alegavam que as áreas a serem desapropriadas eram salubres e que o bairro era viável. 


Rua do Catumbi na década de 1970

Obras de construção do viaduto 31 de Março na década de 1970

Arquibancadas para desfile de carnaval na rua Marquês de Sapucaí em 1983


Em 17 de outubro de 1983, foi iniciada a construção do Sambódromo, inaugurado em 17 de fevereiro de 1984.

Cronologia do Transporte Coletivo

1846    Primeira linha de diligência (Gondolas)
1870    Inauguração do bonde de tração animal
1909    Chegada do bonde elétrico
1965    Inauguração da primeira linha de ônibus no túnel Santa Bárbara



REFERÊNCIAS:

Abertura da rua de Catumby. O Despertador Municipal. Rio de Janeiro. 14 março 1850. p.2.