sábado, 28 de agosto de 2010

Em pleno inverno, Rio vai ter domingo de 39 graus

28.08.10 às 02h41 - O Dia

Em pleno inverno, Rio vai ter domingo de 39 graus

Carioca sofre em semana que teve temperaturas altas e baixa umidade em todo o País

Rio - Depois de uma semana de termômetros nas alturas e baixa umidade do ar em todo o País, os meteorologistas preveem que amanhã seja o dia mais quente no inverno desde 2006. A máxima deve chegar a 39 graus, ainda com tempo seco por causa da massa de ar quente sobre o estado, o chamado veranico. Ontem, o calor foi de 33 graus, três a menos que o de quarta-feira, recorde da estação no estado — e quando também a umidade do ar despencou a 12%, em Jacarepaguá. Chuvas são esperadas só para o dia 7.
Fim de tarde ontem em Ipanema: temperatura mais amena no veranico | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
O clima continuou seco no resto do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta em Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A umidade do ar nesses estados está abaixo de 15%, comparável à do deserto do Saara.

>> Entenda o veranico no inverno

Na capital paulista, a situação é mais preocupante. Ontem, a cidade registrou 12%, a segunda menor umidade desde 1961, quando a prefeitura começou a fazer a medição. Por causa da poluição, respirar o ar em São Paulo corresponde a fumar dois cigarros. Em Rondonópolis, no Mato Grosso — onde a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) chegou a passar mal quinta-feira —, a temperatura ontem atingiu 38 graus, com umidade do ar a 10%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que taxas abaixo de 60% já trazem riscos para o organismo. 

Queimadas

Outro problema trazido pelo clima seco e falta de chuvas são as queimadas. Na semana, focos foram registrados no Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis, na Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba e no Parque Estadual da Serra da Valença, em Valença. Ontem, um incêndio de pequenas proporções ocorreu na Serra do Barata, em Realengo. Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram só em agosto 84 focos de incêndio no Estado do Rio. Em todo ano de 2009, foram 47. 

Na capital, a baixa umidade é considerada fora dos padrões. “É muito pouco para uma cidade litorânea”, afirmou Marcelo Pinheiro, do Climatempo. A temperatura só não foi tão alta ontem no Rio porque uma frente fria chegou ao Oceano Atlântico, trazendo uma ventania que amenizou também a baixa umidade.

Muita água e pouco álcool nesta hora

- Com falta de chuva e baixa umidade, a população precisa tomar cuidado para não ter problemas respiratórios. A médica Elisabete Blanc, do Hospital do Fundão, da UFRJ, explica que o ar seco pode irritar as vias aéreas. 

- “Existe a possibilidade de problemas porque o aparelho respiratório não consegue umidificar o ar, causando irritações no organismo”. A médica faz recomendações para evitar problemas respiratórios e de alergia. 

- Evite exercício físico na rua entre 10h e 17h.

- Modere o consumo de bebida alcoólica, que contribui para a desidratação. 

- Beba ao menos, dois litros de água por dia.

- Usar blusas de manga comprida é recomendado para evitar a desidratação.

Nenhum comentário: