1980
Em 26 de janeiro de 1980, foi realizado o memorável show de Frank Sinatra no Maracanã. Segundo o próprio teria sido o maior show de sua carreira.
Em janeiro de 1980, paralisação das obras do metrô.
Inauguração do hotel Bandeirantes na rua Barata Ribeiro, em Copacabana, com 96 apartamentos.
Inuaguração da primeira loja do supermercado Superbox, da CBD – Companhia Brasileira de Distribuição.
A desigualdade social se acentua no Rio de Janeiro. A cidade conta 309 favelas abrigando cerca de 1,8 milhão de habitantes. Entre 1965 e 1980 a população favelada aumentou em 317 %. Em 1965 a cidade contava com 221 favelas para 417 mil habitantes, representando cerca de 11% da população do Município.
Demolição de duas das seis últimas casas da Avenida Atlântica.
Entrega do prédio da IBM na Avenida Pasteur.
Em 1980, início das obras de duplicação da estrada Grajaú-Jacarepaguá, no trecho entre a estrada dos Três Rios e a Cabana na Serra.
1981
Em 3 de outubro, após as obras do metrô, entrega ao tráfego da rua Heitor Beltrão, entre as ruas São Francisco Xavier e Almirante Cochrane; e também na rua Conde de Bonfim, entre as ruas General Roca e Almirante Cochrane, na Praça Saens Peña.
Em 18 de novembro, inauguração da Biblioteca Municipal de Bangu.
No dia 19 de novembro, início da operação da segunda linha de metrô, com 2,9 km de extensão, com as estações do Estácio, São Cristóvão e Maracanã, , no horário das 6 às 20 horas. A extensão total do sistema passa para 11,7 km.
A associação de moradores de Laranjeiras organiza abaixo assinado contra a construção da via paralela.
Inauguração do prédio da sede do Fininvest, na rua da Passagem em Botafogo, de autoria do arquiteto Paulo Casé.
1982
Em 20 de janeiro de 1982, inauguração do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova., nova sede da Prefeitura, cuja construção foi iniciada em 1973.
Em 15 de março de 1982, início da operação da primeira usina nuclear do país, a Angra I, no município de Angra dos Reis.
Em julho de 1982, o Metrô concluiu a obra de urbanização da Praça Sáenz Peña.
Em junho de 1982, foi reativado o Hotel Praia Grande em Niterói, inaugurado em 1974 pela multinacional francesa Novo Hotel. No entanto, após a reativação, foi logo fechado pela falta de hóspedes.
Em 31 de agosto, reinauguração da Biblioteca Regional de Botafogo
No dia 21 de outubro, inauguração da praça Padre Coutinho, em Irajá
Início da operação do primeiro trecho de pista exclusiva para ônibus da cidade, com a entrega do Corredor da Avenida Cesário de Melo, entre os bairros de Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste.
Em 18 de maio, início da operação do VLT (veículo leve sobre trilhos ou bonde moderno) na linha 2 do metrô, no trecho Estácio - Maracanã.
Inauguração dos primeiros Centros Integrados de Educação Pública - CIEP.
Aumento da capacidade do Túnel Rebouças, através da implantação de terceira faixa sobre o acostamento existente.
Em 1982, inauguração do conjunto habitacional da Vila do João na Avenida Brasil, após remoção dos barracos da Favela da Maré.
Em outubro de 1982, inauguração do centro comercial São Conrado Fashion Mall.
Em 16 de dezembro de 1982, última sessão do cinema Rian, demolido para a construção do hotel Pestana, 5 estrelas.
Inauguração do hotel Marina Palace em Ipanema, com 152 apartamentos.
No período 1980-1982, a Avenida Suburbana foi duplicada nos trechos entre a rua Largo de Pilares e a rua Gandavo, e entre o Largo de Benfica e o Viaduto de Benfica. Também foi construído um canteiro central entre o Quartel de Intendência do Exército e a Avenida dos Democráticos, com extensão de 800 metros.
Por volta de 1982, na zona oeste, é entregue ao tráfego a Rodovia Rio-160, com extensão de 4,700 km, entre a estrada Intendente Magalhães e a Avenida Américo Fontenelle, com ciclovia (2 km) e pistas exclusivas para ônibus separadas por um canteiro central.
1983
Em fevereiro de 1983, inauguração do calçadão da Avenida Francisco Bhering, restringindo o acesso de veículos ao Arpoador.
No dia 12 de março, inauguração da estação de Maria da Graça da linha 2 do metrô e do primeiro trecho de 8 km do "pré-metrô", operado também com bondes modernos, com intervalo de 18 minutos, no horário das 9 às 15 horas, pelas estações de Del Castilho, Inhaúma e Irajá. O trecho possuía passagem em nível com a Estrada Vicente de Carvalho, uma das mais importantes artérias da Zona Norte da cidade, que tornou a operação do pré-metrô iniviável nos horários de pico.
Em dezembro de 1983, inauguração do Rio Design Center Leblon, primeiro centro comercial exclusivo de decoração do país.
A Polícia Militar tinha 1.105 viaturas.
1984
Havia uma política de incentivo à pobreza, caos urbano e criminalidade, já delineada em anos anteriores. O número de invasões e sub-habitações cresce exponencialmente por toda a cidade, principalmente na região da Leopoldina e Linha 2 do Metrô.
Em 25 de fevereiro de 1984, foi inaugurado o Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio de Janeiro, o "Museu do Trem", nas antigas oficinas da Estrada de Ferro Dom Pedro II no Engenho de Dentro.
Em 29 de julho de 1984, os termômetros registraram 11 graus. No Flamengo um mendigo morreu de frio na calçada da rua Silveira Martins, que segundo as autoridades havia se recusado a ir para o abrigo público.
Em julho de 1984, na Praça 11, abertura do Centro de Comércio Popular, conhecido como Camelódromo, com capacidade para 820 barracas, removidas do centro da cidade. Em setembro de 1985 a área foi ocupada pela instalação da Fábrica de Equipamentos Urbanos do governo Leonel Brizola para construção de escolas e creches pré-fabricadas.
Em 5 de setembro de 1983, lançamento da primeira cabine telefônica da Telerj com vidro temperado, junto ao Hotel Nacional.
Fechamento do Hotel das Paineiras.
Inauguração da Rodovia Niterói - Manilha.
Em 27 de novembro de 1984, foi inaugurada a Discoteca Help, na Avenida Atlântica.
1985
Em 21 de março de 1985, dentro do Projeto de Reetruturação da Região Metropolitana, a Fundrem (Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana) apresenta o plano de vias transversais aos representantes dos prefeitos da Região Metropolitana e da EBTU. O trabalho foi desenvolvido pela Fundrem e pela equipe do arquiteto Jaime Lerner, e tinha como premissa promover o desenvolvimento da região, com prioridade à Baixada, fazendo do transporte de massa o indutor do crescimento.
Em junho de 1985, um grupo aluga um cinema poeira de Botafogo transformando-o no Cineclube Coper Botafogo. Em dezembro é reformado recebendo o nome de Cineclube Estação Botafogo.
No dia 24 de agosto de 1985, através do Decreto número 12.218, foi criado o Grupo de Trabalho para o planejamento e a implantação de sistemas cicloviários.
Em 21 de outubro de 1985, início da operação de pisca alerta amarelo intermitente nos semáforos de Copacabana, no período das 23:30h. às 6:30h, com exceção dos cruzamento mais movimentados. Uma novidade no trânsito da cidade que, no dia 26 de novembro do mesmo ano, é estendida ao centro da cidade.
Em 29 de outubro de 1985, foi realizada a primeira viagem experimental do Plano Inclinado da favela do Pavãozinho, que é inaugurado no dia 10 de novembro do mesmo ano. O plano inclinado com 135 metros de extensão conta com 5 estações. Cada carro tem capacidade para 25 passageiros ou 2 toneladas. A obra incentiva ainda mais o crescimento da favela, ajudando inclusive no transporte de materiais de construção.
No dia 5 de novembro, com a presença do Governador do Estado, é lançada a pedra fundamental da futura estação das barcas do Cocotá.
No dia 10 de novembro, inauguração das obras de duplicação da estrada do Catonho, que liga a estrada do Cafundá, em Jacarepaguá, à Avenida Alberto Diniz, no Jardim Sulacap.
No dia 13 de novembro, inauguração de praça na favela da Rocinha, na saída do túnel Dois Irmãos, junto ao largo do Boiadeiro. A praça conta com quadra polivalente, brinquedos e mesas de jogos.
No dia 14 de novembro, inauguração das obras de duplicação da Avenida Santa Cruz, num trecho de 6,6 km, entre Bangu e Senador Vasconcellos.
Em novembro, implantação de faixa seletiva para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Realização do primeiro Rock in Rio, em Jacarepaguá, ao lado do Rio Centro.
Plantação de coqueiros na praia de Copacabana, pela Diretoria de Parques e Jardins, na administração do prefeito Marcello Alencar.
Tombamento da região litorânea da Praia do Grumari e Prainha, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Tombamento do Copacabana Palace, nas esferas federal - IPHAN, estadual - INEPAC e municipal - DGPC.
O Sítio de Burle Marx. em Barra de Guaratiba, é considerado Patrimônio Cultural Nacional.
Realização da primeira eleição direta para prefeito.
Instalação da estrela de ferro flutuante de Tomie Ohtake na lagoa Rodrigo de Freitas. Início da obra de ampliação do Caminho dos Pescadores no Leme.
O Governo Leonel Brizola planeja implantar um plano inclinado duplo, com subida e descidas simultâneas, na favela Dona Marta, incentivando ainda mais o crescimento daquela favela.
No reveillon de Copacabana é realizada pela primeira vez operação especial de trânsito, proibindo a entrada e saída de veículos no bairro, no horário das 21h. Às 7h.,
com exceção de ônibus e táxis.
Em dezembro, a Prefeitura planta coqueiros na praia de Copacabana.
1986
No dia primeiro de janeiro, Saturnino Braga toma posse na prefeitura.
Em janeiro, no Humaitá, início da reforma de um galpão abandonado da prefeitura para instalação do centro cultural Sérgio Porto.
Em janeiro, o governador do Estado anuncia a desativação do presídio da Ilha Grande. No dia 5 de janeiro, é realizada a festa da cumeeira da Biblioteca Pública do Estado. Criação da Área de Proteção Ambiental do Grumari.
No dia 2 de junho, início da operação da segunda etapa da mão-única expressa na Orla, incluindo as avenidas Niemeyer, Delfim Moreira, Vieira Souto e rua Joaquim Nabuco, reduzindo o tempo de viagem entre São Conrado e Botafogo de 50 para 15 minutos.
No dia 3 de julho, tombamento da Lagoa Rodrigo de Freitas.
No dia 5 de junho, o prefeito Saturnino Braga determina que seja realizado em regime de urgência um estudo visando a construção de uma passarela sobre a Avenida Lauro Sodré, em frente ao Canecão, em Botafogo.
Em julho, inauguração do Norte Shopping na Avenida Suburbana, junto com a filiar do Carrefour.
Em agosto, abertura ao público do Centro Cultural Casa de Laura Alvim, na Avenida Vieira Souto.
No dia 15 de agosto, inauguração do segundo pavilhão de exposições do Rio Centro, com 20 mil metros quadrados , dobrando a capacidade do complexo. O Rio Centro ocupa uma área de 600 mil metros quadrados.
Em outubro, inauguração do centro comercial Plaza Shopping, no centro de Niterói.
No dia 21 de outubro de 1986, inauguração do espaço cultural Sérgio Porto, no Humaitá.
Em novembro, o Prefeito Saturnino Braga aprova o ante-projeto de implantação de 6 garagens subterrâneas na Avenida Atlântica, em Copacabana, totalizando 4 mil vagas. Também são previstas garagens subterrâneas nos seguintes locais:
Praça Virgílio de Mello Franco Castelo
Praça Antenor Fagundes final da rua Santa Luzia Esplanada de Santo Antônio próxima à Catedral Metropolitana Praça Nossa Senhora da Paz Ipanema
Rua Gomes Carneiro '' Praça Antero de Quental Leblon
Praça Agripino Grieco Meyer
Em 12 de novembro de 1986, é aberta licitação para execução de obras que permitirão 6,4 mil ligações de água na favela da Rocinha.
Em novembro de 1986, foram realizados os estudos iniciais para implantação de um polo de vídeo no Município.
Em novembro de 1986, 200 policiais da Polícia Militar passaram a atuar nas areais das praias da Zona Sul.
Em 23 de dezembro de 1986, através de decreto municipal, é tombado o Conjunto Residencial do Pedregulho, projetado pelo arquiteto Affonso Reidy em 1947.
Em novembro de 1986, a Polícia Militar passou a operar com destacamento exclusivo nas praias.
Em 8 de novembro de 1986, o Governo do Estado entrega os últimos 95 títulos de propriedade dos moradores das favelas Pavão e Pavãozinho, em prosseguimento ao programa “Cada Família um Lote”, que já entregou mais de 600 títulos na mesma favela, incentivando ainda mais à falta de disciplina na ocupação do solo na cidade.
Obras Executadas pelo Programa Especial de Urbanização das Favelas do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo
- Plano Inclinado;
64 apartamentos para as famílias desalojadas pela abertura de uma rua de acesso ao Ciep, pela construção do Plano Inclinado e pelo deslizamento de terra de 1984.
Melhoria e reconstrução de 45 casas;
Calçamento de vias internas;
Quadra de esporte
20 novas casas para substituir barracos com risco de desabamento.
Em 9 de novembro de 1986, entrega do entreposto de pesca de Jurujuba, em Niterói, construído com recursos do BD-Rio.
Em 15 de novembro, a Polícia Militar recebe 312 novas viaturas, se juntando às 2.547 viaturas existentes, sendo 6 traillers para criação de postos de destacamento móvel, 20 kombis, 32 motos, 4 microônibus, 4 jeeps, 172 rádio patrulhas (Fusca), 160 Patamos, 6 opalas e 5 Gurgel.
No final de novembro de 1986, foram demarcadas duas faixas reversíveis na pista interna da Avenida Presidente Vargas para operar no horário de pico da manhã no sentido Maracanã- Candelária.
Em novembro de 1986, foram instaladas 125 roletas eletrônicas nos estádios do Maracanã e Maracanãzinho.
1987
Em março de 1987, inauguração de passarela na estrada Bento Ribeiro, na Ilha do Fundão.
Em março de 1987, inauguração da ponte sobre o rio Pavuna, construída pelo DER, nos limites dos municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti, com 22,4 metros de extensão e 10,5 metros de largura.
Construção da primeira ponte sobre o canal de Marapendi, possibilitando a ligação direta entre as avenidas das Américas e Sernambetiba, na altura do condomínio Barramares.
O Instituto dos Arquitetos do Brasil ganha nova sede, situada na rua 2 de Dezembro, número 41, no antigo prédio da oficina de motores dos bondes da Companhia Jardim Botânico, até então de propriedade da Companhia de Transportes Coletivos e Coderte. O prédio foi tombado em 1984 através do Decreto n.445.
Em dezembro de 1987, entrega da nova sede da Prefeitura de Niterói, na rua Visconde de Sepetiba.
1988
Em janeiro, a Prefeitura firma convênio com a UFRJ para a execução de um projeto de ciclovia entre a Avenida Atlântica e o Metrô Botafogo, passando pelo túnel velho.
Na gestão de Saturnino Braga, a Prefeitura do Rio de Janeiro declara falência.
Início da construção do Polo Rio Cine, Vídeo e Animação, ao lado do Rio Centro. Mais tarde, em 1992, quando a construção seguia em ritmo lento, as obras foram retomadas.
Em janeiro de 1988, o morro do Pão de Açúcar passou a ser iluminado.
1989
A família Guinle vende o Hotel Copacabana Palace para James Sherwood, do grupo Orient Express.
Entrega do condomínio Tiffany's, na rua Prudente de Morais, próximo à praça General Osório.
Em abril de 1989, inauguração do Madureira Shopping.
No dia 9 de maio, inauguração da segunda loja do Emporio Giorgio Armani no Brasil, em Ipanema.
Em função de um projeto para construção de um condomínio residencial e hotel na Prainha, foram iniciadas manifestações para preservação da região, que motivou a criação da Área de Proteção Ambiental da Prainha, com cerca de 166 hectares, que é oficializada somente em 1999, com a transferência da titularidae da área ao poder público, criando-se assim o Parque Natural Municipal da Prainha.
Inauguração dos hotéis Pestana Rio Atlântica em Copacabana, na Avenida Atlântica, com 216 apartamentos, e Rio Internacional, na mesma avenida, com 117 apartamentos.
Em 1989, o Grande Prêmio Brasil de Formula 1 passou a ser realizado em São Paulo.
Em 9 de setembro de 1989, audiência pública para análise da construção do túnel Leblon – São Conrado, a partir da Avenida Delfim Moreira.
Em 15 de setembro de 1989, inauguração da reforma do Mirante Dona Morta, que se encontrava abandonado.
Em novembro de 1989, inauguração dos centros comerciais Shopping Praia de Botafogo e Quality, na Freguesia.
Em novembro de 1989, inauguração do centro comerical Itaipu Multi Center, na região oceância de Niterói.
Criação da Área de Proteção Ambiental do Morro da Babilônia, no Leme.
Inauguração do hotel Marina All Suites, no Leblon, com 37 apartamentos.
Construção da sétima loja do hipermercado Carrefour no estado do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu.