01/10/2010 - O Dia

O investimento total na nova iluminação da Igreja Catedral Metropolitana foi de R$ 1,972 milhão |Foto: Felipe O'Nell / Agência O Dia
A nova iluminação, a partir de projeto da Rioluz, é composta por 91 projetores de LED, distribuídos entre o corpo principal da igreja, o campanário e a estátua em homenagem ao papa João Paulo II. Todo sistema de controle da iluminação é informatizado e permite a utilização de 2.000 cores diferentes, além do controle das combinações, alternâncias e velocidade de projeção. O software de controle possibilita ainda a programação de dia e hora das projeções. As lâmpadas de LED têm o dobro da vida útil da lâmpada comum e consumo de energia 30% menor.

Foto: Felipe O'Nell / Agência O Dia
O projeto também incluiu a substituição da antiga iluminação do estacionamento, com a instalação de 151 lâmpadas mais potentes, aumentando a luminosidade no local. O investimento total foi de R$ 1,972 milhão. O último projeto de iluminação da Catedral Metropolitana foi realizado em 1998, para a visita do papa João Paulo II ao Rio de Janeiro, utilizando iluminação convencional.

Foto: Felipe O'Nell / Agência O Dia

Foto: Felipe O'Nell / Agência O Dia
