Cedae começa a instalar nova elevatória no Recreio dos Bandeirantes

22/10/2010 - Renata Leite

ESGOTO

RIO - A Cedae iniciou, nesta sexta-feira, a instalação de uma rede coletora de esgoto na comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes. A nova elevatória estará pronta em um ano e terá capacidade para receber o esgoto de cerca de 120 mil habitantes. Hoje, todo os dejetos da comunidade vão parar no Canal das Taxas, poluído e assoreado.

Segundo Wagner Victer, presidente da Cedae, a nova estrutura estará interligada à Elevatória do Recreio, inaugurada em março, de onde o esgoto começa um trajeto até o Emissário Submarino da Barra. A Elevatória do Recreio atende ao entorno da Bacia Glaucio Gil.

- São cerca de 1.400 imóveis já conectados, fora 300 que se recusaram a regularizar o despejo. Enviamos estes casos para o Ministério Público. A Elevatória do Recreio transfere de 300 a 400 litros de esgoto por segundo para o sistema principal - disse Victer, durante o lançamento das obras, no Canal das Taxas.

O presidente da Cedae anunciou para o fim do ano a inauguração de redes coletoras de esgoto na Barra e em Curicica. Estão previstas para começar em breve as obras de uma elevatória na Vila Olímpica.

- Posso garantir que todos os compromissos que assumimos com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) serão executados - disse Victer.

Leslie Kikoler, relações governamentais do COB, esteve sexta-feira no Canal das Taxas e se disse satisfeito com o andamento das obras de saneamento na Zona Oeste:

- Muitos concorrentes na disputa para sede dos Jogos duvidavam de que o Rio pudesse cumprir as promessas relacionadas a meio ambiente. Estamos mantendo o Comitê Olímpico Internacional informado sobre todas as ações feitas pela Cedae.