terça-feira, 26 de abril de 2011

Concurso para Parque Olímpico do Rio

26/04/2011 - O Dia

Pode sobrar para o governo federal arcar com o investimento de urbanização - praças, calçadas, ruas - do Parque Olímpico Rio 2016. Ontem, durante o lançamento do concurso internacional para o Plano Diretor do parque, foi divulgado que os escritórios de arquitetura poderão apresentar propostas entre R$ 430 milhões e R$ 590 milhões. No entanto, a prefeitura admitiu que não tem projeto para captar recursos da iniciativa privada. Amanhã e quinta, o Comitê Olímpico Internacional estará no Rio para 'pente-fino' nas obras em andamento.

"Nem Londres conseguiu abrir mão de recursos do governo. Mas o Rio vive um bom momento, com grande afluxo de investimentos de fora e a ideia é evitar ao máximo o uso de dinheiro público", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O Parque Olímpico, com área de 1,180 milhão de metros quadrados, terá metade dos eventos esportivos dos Jogos de 2016. A construção acabará de vez com o Autódromo de Jacarepaguá. Serão 15 modalidades no local, que já conta com estruturas do Pan 2007 - Parque Aquático Maria Lenk, Arena Rio e velódromo.

O projeto deve apresentar propostas de sustentabilidade e empreendimentos - como hotéis, shoppings, residências, restaurantes - para 60% da área, após o evento.

Nenhum comentário: