18/08/2011 - Agência Rio
Da Redação
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e seu secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, deram por concluida na manhã desta quinta-feira (18) a operação de abertura total do túnel da Grota Funda, com a união dos emboques das duas galerias. O túnel é considerado a mais importante etapa da obra da Transoeste, corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste da cidade.
Composto por duas galerias de 1.100 metros, o túnel começa na Estrada do Pontal e segue até o Canal do Rio Portinho, cortando a serra da Grota Funda e unindo o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba.
Esse será o primeiro túnel de ligação entre bairros da Zona Oeste. A Transoeste é um dos três corredores que compõem o projeto de preparação viária da cidade para as Olimpíadas de 2016, ao lado da Transcarioca e da Transolímpica. Há ainda o projeto da Transbrasil sendo desenvolvido.
Ao todo, foram consumidas 400 toneladas de explosivos ao longo de 10 meses de trabalho. Concluídas todas as explosões, a Secretaria municipal de Obras inicia a preparação da rocha para instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel, além de execução de drenagem.
MS
Da Redação
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e seu secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, deram por concluida na manhã desta quinta-feira (18) a operação de abertura total do túnel da Grota Funda, com a união dos emboques das duas galerias. O túnel é considerado a mais importante etapa da obra da Transoeste, corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste da cidade.
Composto por duas galerias de 1.100 metros, o túnel começa na Estrada do Pontal e segue até o Canal do Rio Portinho, cortando a serra da Grota Funda e unindo o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba.
Esse será o primeiro túnel de ligação entre bairros da Zona Oeste. A Transoeste é um dos três corredores que compõem o projeto de preparação viária da cidade para as Olimpíadas de 2016, ao lado da Transcarioca e da Transolímpica. Há ainda o projeto da Transbrasil sendo desenvolvido.
Ao todo, foram consumidas 400 toneladas de explosivos ao longo de 10 meses de trabalho. Concluídas todas as explosões, a Secretaria municipal de Obras inicia a preparação da rocha para instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel, além de execução de drenagem.
MS