quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Transoeste: perfuração do Túnel da Grota Funda é concluída na Zona Oeste

18/08/2011 - Agência Rio

Da Redação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e seu secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, deram por concluida na manhã desta quinta-feira (18) a operação de abertura total do túnel da Grota Funda, com a união dos emboques das duas galerias. O túnel é considerado a mais importante etapa da obra da Transoeste, corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste da cidade.

Composto por duas galerias de 1.100 metros, o túnel começa na Estrada do Pontal e segue até o Canal do Rio Portinho, cortando a serra da Grota Funda e unindo o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba.

Esse será o primeiro túnel de ligação entre bairros da Zona Oeste. A Transoeste é um dos três corredores que compõem o projeto de preparação viária da cidade para as Olimpíadas de 2016, ao lado da Transcarioca e da Transolímpica. Há ainda o projeto da Transbrasil sendo desenvolvido.

Ao todo, foram consumidas 400 toneladas de explosivos ao longo de 10 meses de trabalho. Concluídas todas as explosões, a Secretaria municipal de Obras inicia a preparação da rocha para instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel, além de execução de drenagem.

MS

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai provocar uma explosão imobiliária nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz, Guaratiba e Sepetiba, e esta explosão já está acontecento muito antes da abertura do Túnel da Grota Funda, principalmente por causa da inauguração de shopping centers na região. De 2008 para cá, está sendo muito incentivado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que dá subsídios de até R$ 23.000,00 do governo federal. Vai ter uma procura muito grande por imóveis nem que sejam de segunda mão nos bairros descritos acima, principalmente por pessoas que trabalham na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, porque vai ficar mais perto para eles.