12/01/2013 - O Globo
Vistoria da prefeitura encontrou fissura na rocha, que terá que ser contida com malhas de aço Reabertura está prevista para segunda-feira, mas depende de conclusão de reparos Túnel foi inaugurado em junho de 2012
Isabela Bastos
Túnel da Grota Funda está interditado desde a manhã de quinta-feira no sentido Guaratiba Pablo Jacob / O Globo
RIO - Inaugurado há apenas sete meses e interditado desde as 7h de quinta-feira, o moderno Túnel da Grota Funda, construído com padrões europeus, terá que passar por reforço estrutural num trecho da galeria sentido Recreio-Guaratiba, para garantir a estabilidade das rochas que compõem a sua abóbada. Depois de a prefeitura alegar, por 35 horas, problemas elétricos para justificar a interdição, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, admitiu na tarde desta sexta-feira que foi encontrada uma fissura no bloco rochoso, que precisa ser contida com uma malha de tirantes (cabos de aço) e concreto, cuja instalação começou nesta sexta. O trabalho se estenderá pelo fim de semana, e a reabertura está prevista para segunda-feira de manhã, dependendo da evolução da obra. Segundo a prefeitura, a fissura foi causada por problemas geológicos, e não por um eventual erro de execução por parte da Odebrecht. A empreiteira foi responsável pelo lote 2 do BRT Transoeste, orçado em R$ 678 milhões, sendo que só a construção do túnel consumiu R$ 500 milhões.
Para o prefeito Eduardo Paes, o problema é pontual e não compromete a segurança:
Não existe preocupação quanto à estabilidade geral do túnel. Foi a primeira pergunta que fiz quando estive no local às 5h (desta sexta-feira). Trata-se de situação pontual, mas que, de qualquer maneira, não é aceitável e tem que ser consertada imediatamente.
O trecho com problemas tem sete metros de comprimento por dois e meio de largura. Mas técnicos da Geo-Rio não descartam a necessidade de reforço em outros seis pontos Os trechos serão vistoriados novamente neste fim de semana.
Mineral raro pode ser causa
Um mineral chamado argilo, classificado por técnicos da GEO-Rio como raro, pode ter sido a causa da fissura. Segundo Marcus Bergman, engenheiro geotécnico do órgão, o mineral se expande quando em contato com umidade, provocando deslocamento de rochas. Ainda segundo Bergman, pela raridade, as sondagens de solo para obras da prefeitura não incluem a averiguação desse tipo de material. Ele negou a possibilidade de toda a galeria estar exposta ao argilomineral, gerando riscos maiores. Já a galeria sentido Recreio passou por uma vistoria preliminar, que descartou problemas. Mas será novamente inspecionada.
A prefeitura negou que o problema tenha sido detectado após um desabamento de pedras, que teriam atingido a rede elétrica do túnel, exigindo a interdição. Segundo Pinto, a fissura deslocou a rocha que, por sua vez, teria movimentado as calhas da rede elétrica, mas sem soltar fragmentos. Ele admitiu, porém, que, se não tivesse sido detectada com rapidez, a fissura poderia representar riscos:
Quando os técnicos chegaram ao local, a fissura foi identificada, e eles imediatamente acionaram a Geo-Rio e a secretaria. A Geo-Rio passou o dia inteiro avaliando a situação.
Especialista sugere monitoramento
Professor de engenharia civil da Coppe/UFRJ e especializado em geotecnia, Maurício Ehrlich disse que o argilomineral, por sua característica expansiva, pode provocar pressões capazes de resultar em desmoronamentos. Ele explicou que o mineral é formado pela decomposição natural da rocha.
Isso já aconteceu em outros túneis, mas também outros tantos foram construídos sem que o material se formasse. Em certas regiões, onde já se tem um histórico de formação desse tipo de material, os profissionais ficam em alerta, como no interior da Bahia e em Pernambuco.
Ehrlich ressaltou que seria mais fácil detectar esse tipo de argila antes da concretagem do túnel. Mas, embora o trabalho já tenha sido feito na Grota Funda, ainda é possível monitorar a galeria:
Esse processo não é súbito. Ao longo do tempo, será necessário observar estalos e trincas no revestimento para saber se o túnel precisará de reforço em outros pontos.
Já foram gastos R$ 900 milhões na obra do Transoeste, que ainda tem dois lotes a serem feitos na Barra e em Santa Cruz. Os gastos com reparos na galeria interditada serão pagos pela Odebrecht: a obra está na garantia.
O túnel surgiu com a promessa de agregar inovação e alta tecnologia. Há um ano, a prefeitura divulgava como uma das novidades o uso de uma malha especial para evitar que pedras caíssem devido à erosão por infiltrações. As galerias receberam iluminação em LED, semelhante à de teatro, e 56 câmeras. Os acessos ganharam painéis para regular a entrada da luz, e as encostas receberam manta especial contra deslizamentos.
Paes disse nesta sexta-feira que a Odebrecht foi convocada para os reparos e, desde as primeiras horas, enviou equipes ao local. Ao comentar o caso, o prefeito criticou indiretamente a Sanerio, responsável pelo lote 3 do Transoeste, em Guaratiba, onde o asfalto começou a ceder em diversos pontos, como O GLOBO noticiou domingo. A empresa foi intimada, terça-feira, a iniciar os reparos em 48 horas.
Eles (Odebrecht) agiram adequadamente. Mas têm que deixar tudo em perfeitas condições. Uma obra pode apresentar problemas. O que não pode é não haver ação imediata. Em Guaratiba, parece que agora começaram disse Paes.
Segundo a Secretaria de Obras, a Sanerio tem 30 dias para concluir os reparos em Guaratiba, a contar de anteontem, quando a empresa iniciou o trabalho pelas redes de drenagem. O asfalto ainda não foi refeito devido às chuvas. Os R$ 30 mil gastos pela prefeitura com a operação tapa-buraco emergencial no local serão descontados dos R$ 11 milhões que a Sanerio tem a receber. A empresa confirmou o início dos reparos. A Odebrecht não se pronunciou..
O Túnel da Grota Funda foi construído dentro das obras do BRT Transoeste, que vem apresentando problemas estruturais no asfalto, como O GLOBO mostrou domingo. Nesta terça-feira, a prefeitura intimou a empresa Sanerio Engenharia, responsável pela construção do trecho do BRT em Guaratiba, a sanear as falhas em 48 horas. A Sanerio chegou a informar que as obras foram entregues antes do prazo devido às eleições.
O Túnel da Grota Funda, contudo, foi construído pela empreiteira Odebrecht, responsável pelo lote 2 das obras do Transoeste, orçado em R$ 653 milhões. O túnel foi inaugurado em junho do ano passado e já no dia de sua abertura ao tráfego apresentava um buraco. Durante a construção, a prefeitura anunciou que o Túnel da Grota Funda estava sendo feito com as técnicas mais modernas do mundo, seguindo padrões europeus para evitar acidentes. A prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o motivo da queda do reboco.
Vistoria da prefeitura encontrou fissura na rocha, que terá que ser contida com malhas de aço Reabertura está prevista para segunda-feira, mas depende de conclusão de reparos Túnel foi inaugurado em junho de 2012
Isabela Bastos
Túnel da Grota Funda está interditado desde a manhã de quinta-feira no sentido Guaratiba Pablo Jacob / O Globo
RIO - Inaugurado há apenas sete meses e interditado desde as 7h de quinta-feira, o moderno Túnel da Grota Funda, construído com padrões europeus, terá que passar por reforço estrutural num trecho da galeria sentido Recreio-Guaratiba, para garantir a estabilidade das rochas que compõem a sua abóbada. Depois de a prefeitura alegar, por 35 horas, problemas elétricos para justificar a interdição, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, admitiu na tarde desta sexta-feira que foi encontrada uma fissura no bloco rochoso, que precisa ser contida com uma malha de tirantes (cabos de aço) e concreto, cuja instalação começou nesta sexta. O trabalho se estenderá pelo fim de semana, e a reabertura está prevista para segunda-feira de manhã, dependendo da evolução da obra. Segundo a prefeitura, a fissura foi causada por problemas geológicos, e não por um eventual erro de execução por parte da Odebrecht. A empreiteira foi responsável pelo lote 2 do BRT Transoeste, orçado em R$ 678 milhões, sendo que só a construção do túnel consumiu R$ 500 milhões.
Para o prefeito Eduardo Paes, o problema é pontual e não compromete a segurança:
Não existe preocupação quanto à estabilidade geral do túnel. Foi a primeira pergunta que fiz quando estive no local às 5h (desta sexta-feira). Trata-se de situação pontual, mas que, de qualquer maneira, não é aceitável e tem que ser consertada imediatamente.
O trecho com problemas tem sete metros de comprimento por dois e meio de largura. Mas técnicos da Geo-Rio não descartam a necessidade de reforço em outros seis pontos Os trechos serão vistoriados novamente neste fim de semana.
Mineral raro pode ser causa
Um mineral chamado argilo, classificado por técnicos da GEO-Rio como raro, pode ter sido a causa da fissura. Segundo Marcus Bergman, engenheiro geotécnico do órgão, o mineral se expande quando em contato com umidade, provocando deslocamento de rochas. Ainda segundo Bergman, pela raridade, as sondagens de solo para obras da prefeitura não incluem a averiguação desse tipo de material. Ele negou a possibilidade de toda a galeria estar exposta ao argilomineral, gerando riscos maiores. Já a galeria sentido Recreio passou por uma vistoria preliminar, que descartou problemas. Mas será novamente inspecionada.
A prefeitura negou que o problema tenha sido detectado após um desabamento de pedras, que teriam atingido a rede elétrica do túnel, exigindo a interdição. Segundo Pinto, a fissura deslocou a rocha que, por sua vez, teria movimentado as calhas da rede elétrica, mas sem soltar fragmentos. Ele admitiu, porém, que, se não tivesse sido detectada com rapidez, a fissura poderia representar riscos:
Quando os técnicos chegaram ao local, a fissura foi identificada, e eles imediatamente acionaram a Geo-Rio e a secretaria. A Geo-Rio passou o dia inteiro avaliando a situação.
Especialista sugere monitoramento
Professor de engenharia civil da Coppe/UFRJ e especializado em geotecnia, Maurício Ehrlich disse que o argilomineral, por sua característica expansiva, pode provocar pressões capazes de resultar em desmoronamentos. Ele explicou que o mineral é formado pela decomposição natural da rocha.
Isso já aconteceu em outros túneis, mas também outros tantos foram construídos sem que o material se formasse. Em certas regiões, onde já se tem um histórico de formação desse tipo de material, os profissionais ficam em alerta, como no interior da Bahia e em Pernambuco.
Ehrlich ressaltou que seria mais fácil detectar esse tipo de argila antes da concretagem do túnel. Mas, embora o trabalho já tenha sido feito na Grota Funda, ainda é possível monitorar a galeria:
Esse processo não é súbito. Ao longo do tempo, será necessário observar estalos e trincas no revestimento para saber se o túnel precisará de reforço em outros pontos.
Já foram gastos R$ 900 milhões na obra do Transoeste, que ainda tem dois lotes a serem feitos na Barra e em Santa Cruz. Os gastos com reparos na galeria interditada serão pagos pela Odebrecht: a obra está na garantia.
O túnel surgiu com a promessa de agregar inovação e alta tecnologia. Há um ano, a prefeitura divulgava como uma das novidades o uso de uma malha especial para evitar que pedras caíssem devido à erosão por infiltrações. As galerias receberam iluminação em LED, semelhante à de teatro, e 56 câmeras. Os acessos ganharam painéis para regular a entrada da luz, e as encostas receberam manta especial contra deslizamentos.
Paes disse nesta sexta-feira que a Odebrecht foi convocada para os reparos e, desde as primeiras horas, enviou equipes ao local. Ao comentar o caso, o prefeito criticou indiretamente a Sanerio, responsável pelo lote 3 do Transoeste, em Guaratiba, onde o asfalto começou a ceder em diversos pontos, como O GLOBO noticiou domingo. A empresa foi intimada, terça-feira, a iniciar os reparos em 48 horas.
Eles (Odebrecht) agiram adequadamente. Mas têm que deixar tudo em perfeitas condições. Uma obra pode apresentar problemas. O que não pode é não haver ação imediata. Em Guaratiba, parece que agora começaram disse Paes.
Segundo a Secretaria de Obras, a Sanerio tem 30 dias para concluir os reparos em Guaratiba, a contar de anteontem, quando a empresa iniciou o trabalho pelas redes de drenagem. O asfalto ainda não foi refeito devido às chuvas. Os R$ 30 mil gastos pela prefeitura com a operação tapa-buraco emergencial no local serão descontados dos R$ 11 milhões que a Sanerio tem a receber. A empresa confirmou o início dos reparos. A Odebrecht não se pronunciou..
O Túnel da Grota Funda foi construído dentro das obras do BRT Transoeste, que vem apresentando problemas estruturais no asfalto, como O GLOBO mostrou domingo. Nesta terça-feira, a prefeitura intimou a empresa Sanerio Engenharia, responsável pela construção do trecho do BRT em Guaratiba, a sanear as falhas em 48 horas. A Sanerio chegou a informar que as obras foram entregues antes do prazo devido às eleições.
O Túnel da Grota Funda, contudo, foi construído pela empreiteira Odebrecht, responsável pelo lote 2 das obras do Transoeste, orçado em R$ 653 milhões. O túnel foi inaugurado em junho do ano passado e já no dia de sua abertura ao tráfego apresentava um buraco. Durante a construção, a prefeitura anunciou que o Túnel da Grota Funda estava sendo feito com as técnicas mais modernas do mundo, seguindo padrões europeus para evitar acidentes. A prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o motivo da queda do reboco.