17/03/2013 - O Globo
Tendência internacional já se faz presente em dois empreendimentos no Rio
JACQUELINE COSTA
Futuro. Projeção de como ficará a área do Shopping Nova América Terceiro / Divulgação
RIO - Comprar, comer e dormir sem sair do lugar. Seguindo uma tendência internacional, a dobradinha shopping-hotel começa a dar as caras por aqui. No Rio, os primeiros empreendimentos de grupos hoteleiros dentro de centros comerciais já estão em construção: dois no Shopping Nova América, em Del Castilho, e um no Recreio Shopping,. Todos voltados para o turismo corporativo.
Maior parceira da rede hoteleira Accor no Rio, a construtora Galwan está lançando dois hotéis no Nova América, cuja expansão custará R$ 250 milhões. O empreendimento, que totaliza 420 quartos, é composto por dois hotéis Ibis, tem quatro andares de garagem e localização estratégica, com previsão para inauguração em 2014.
A fundação já está pronta, o que agiliza a obra e diminui os custos. Como há uma carência de hotéis no Rio, principalmente nesta região, acreditamos que os hotéis terão uma taxa de ocupação de 80% explica o diretor-presidente da Galwan, José Luís Galvêas Loureiro.
As outras novidades imobiliárias na área são o Nova América Offices e o Nova América Corporate. O primeiro é um conjunto de três torres com 914 salas comerciais (das quais 850 já foram vendidas) e o único auditório da região, com mais de 200 lugares. Já o Corporate é um conjunto de três lajes corporativas, com até 14 andares e capacidade para até 21 grandes empresas.
Vantagens de estar perto do metrô e de via expressa
A localização estratégica foi um fator decisivo para juntar centros comerciais e unidades hoteleiras, segundo os executivos das companhias envolvidas. Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe, uma das empresas empreendedoras do Nova América, explica que o shopping é o único do Rio ligado a uma estação de metrô, além de contar com acesso direto à Linha Amarela:
Ao fazer um projeto que une salas comerciais, lajes corporativas e hotéis, vamos permitir que os hóspedes usufruam de todos os serviços do shopping e também façam uso da estação de metrô, se precisarem se movimentar para outras áreas da cidade .
Além disso, o executivo conta que foram realizados estudos de mercado que apontaram o desenvolvimento da região e também a carência de hotéis.
Trata-se de uma área de negócios, com muitas fábricas e indústrias diz Carvalho.
Carência de quartos
Isabel Ferraz Magalhães, diretora do Grupo Santa Isabel, empreendedora do Recreio Shopping, também está otimista com o investimento de R$ 110 milhões. A previsão de inauguração do hotel, que ainda não tem bandeira definida, é o primeiro semestre de 2015. Serão 192 quartos, um centro de convenções com 1.600 metros quadrados, business center, academia interligando o shopping e o hotel, além de restaurante panorâmico.
O hotel atende a uma demanda do Rio, por conta de carência de quartos. Temos uma cidade que tem na sua vocação o turismo tanto de lazer e corporativo. O Recreio é uma região que vem crescendo por conta da sua localização privilegiada, graças aos acesso direto a vias expressas, como a Transoeste, sem falar na proximidade do cruzamento da Linha Amarela com a Linha Vermelha, além da proximidade com o RioCentro diz Isabel.
Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Alfredo Lopes diz que 74% dos turistas que chegam ao Rio pertencem ao mercado corporativo. Ele acredita que a tendência de juntar shopping e hotéis chegou ao Rio de Janeiro para ficar.
Esses podem ser os primeiros de muitos investimentos do tipo. Em Caxias e Nova Iguaçu também há projetos em construção. A grande ancoragem é o mercado do turismo de negócios. Em Porto Madero, em Buenos Aires, quase todos os hotéis contam shopping diz Lopes.
Tendência internacional já se faz presente em dois empreendimentos no Rio
JACQUELINE COSTA
Futuro. Projeção de como ficará a área do Shopping Nova América Terceiro / Divulgação
RIO - Comprar, comer e dormir sem sair do lugar. Seguindo uma tendência internacional, a dobradinha shopping-hotel começa a dar as caras por aqui. No Rio, os primeiros empreendimentos de grupos hoteleiros dentro de centros comerciais já estão em construção: dois no Shopping Nova América, em Del Castilho, e um no Recreio Shopping,. Todos voltados para o turismo corporativo.
Maior parceira da rede hoteleira Accor no Rio, a construtora Galwan está lançando dois hotéis no Nova América, cuja expansão custará R$ 250 milhões. O empreendimento, que totaliza 420 quartos, é composto por dois hotéis Ibis, tem quatro andares de garagem e localização estratégica, com previsão para inauguração em 2014.
A fundação já está pronta, o que agiliza a obra e diminui os custos. Como há uma carência de hotéis no Rio, principalmente nesta região, acreditamos que os hotéis terão uma taxa de ocupação de 80% explica o diretor-presidente da Galwan, José Luís Galvêas Loureiro.
As outras novidades imobiliárias na área são o Nova América Offices e o Nova América Corporate. O primeiro é um conjunto de três torres com 914 salas comerciais (das quais 850 já foram vendidas) e o único auditório da região, com mais de 200 lugares. Já o Corporate é um conjunto de três lajes corporativas, com até 14 andares e capacidade para até 21 grandes empresas.
Vantagens de estar perto do metrô e de via expressa
A localização estratégica foi um fator decisivo para juntar centros comerciais e unidades hoteleiras, segundo os executivos das companhias envolvidas. Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe, uma das empresas empreendedoras do Nova América, explica que o shopping é o único do Rio ligado a uma estação de metrô, além de contar com acesso direto à Linha Amarela:
Ao fazer um projeto que une salas comerciais, lajes corporativas e hotéis, vamos permitir que os hóspedes usufruam de todos os serviços do shopping e também façam uso da estação de metrô, se precisarem se movimentar para outras áreas da cidade .
Além disso, o executivo conta que foram realizados estudos de mercado que apontaram o desenvolvimento da região e também a carência de hotéis.
Trata-se de uma área de negócios, com muitas fábricas e indústrias diz Carvalho.
Carência de quartos
Isabel Ferraz Magalhães, diretora do Grupo Santa Isabel, empreendedora do Recreio Shopping, também está otimista com o investimento de R$ 110 milhões. A previsão de inauguração do hotel, que ainda não tem bandeira definida, é o primeiro semestre de 2015. Serão 192 quartos, um centro de convenções com 1.600 metros quadrados, business center, academia interligando o shopping e o hotel, além de restaurante panorâmico.
O hotel atende a uma demanda do Rio, por conta de carência de quartos. Temos uma cidade que tem na sua vocação o turismo tanto de lazer e corporativo. O Recreio é uma região que vem crescendo por conta da sua localização privilegiada, graças aos acesso direto a vias expressas, como a Transoeste, sem falar na proximidade do cruzamento da Linha Amarela com a Linha Vermelha, além da proximidade com o RioCentro diz Isabel.
Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Alfredo Lopes diz que 74% dos turistas que chegam ao Rio pertencem ao mercado corporativo. Ele acredita que a tendência de juntar shopping e hotéis chegou ao Rio de Janeiro para ficar.
Esses podem ser os primeiros de muitos investimentos do tipo. Em Caxias e Nova Iguaçu também há projetos em construção. A grande ancoragem é o mercado do turismo de negócios. Em Porto Madero, em Buenos Aires, quase todos os hotéis contam shopping diz Lopes.