sexta-feira, 8 de março de 2013

Rio-Niterói completa 39 anos com muita história e fatos curiosos

04/03/2013 - Agência Rio

Da Redação
A Ponte Rio-Niterói, um dos mais famosos monumentos da engenharia nacional, completa 39 anos nesta segunda-feira (4). Para comemorar a data, os painéis eletrônicos da rodovia divulgarão mensagens alusivas ao aniversário durante todo o dia.

Inaugurada em 1974 com nome oficial de Presidente Costa e Silva, é uma das maiores pontes do mundo, com seus 13 quilômetros de extensão e até 72 metros de altura no trecho do Vão Central. Cerca de 150 mil veículos transportam, diariamente, mais de 400 mil pessoas na principal ligação entre Niterói e a Capital.

Simulações curiosas produzidas pela CCR Ponte confirmam a grandiosidade da Rio - Niterói. Trata-se de exercícios estatísticos, mas os resultados chegam a ser impressionantes. Desde a inauguração até janeiro de 2013, por exemplo, já teriam passado pela Ponte cerca de um bilhão e meio de veículos, transportando mais de 3 bilhões e 900 milhões de pessoas.

Isso significa que, todos esses veículos enfileirados dariam 149 voltas na Terra ou cobririam 15 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua, enquanto que mais da metade da população mundial já teria cruzado a Ponte. Todas essas pessoas lotariam nada menos que 43 mil Maracanãs; de mãos dadas cobririam 20 vezes a distância entre a Terra e a Lua, ou dariam 194 voltas ao mundo.

Ainda é uma construção superlativa: uma das maiores pontes do mundo em volume espacial (área construída), a maior estrutura protendida das Américas (centenas de quilômetros de cabos de aço esticados no interior da estrutura), o maior vão em viga reta construído pelo homem (o vão central de 300 metros de comprimento). Poucos trechos rodoviários no mundo possuem tantas tecnologias e equipamentos de sinalização e controle de tráfego concentrados em apenas 13 quilômetros como na Rio - Niterói.

É administrada pela concessionária CCR Ponte, que desenvolveu alguns projetos que constituíram novas contribuições da engenharia para o monumento, tais como o Sistema ADS (Atenuadores Dinâmicos Sincronizados), desenvolvido em parceria com a Coppe / UFRJ, um sistema de molas e pesos instalado no interior da estrutura do vão central, para acabar com as oscilações da estrutura sob fortes ventos; e as baias suspensas, construídas nas rampas de subida do vão central, nos dois sentidos de direção, que significam, naqueles dois trechos, o alargamento da Ponte Rio –Niterói.

MS

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