19/10/2012 - Concessionária Porto Novo
Projeção de como ficará a Av. Rodrigues Alves com a entrada do túnel da Via Expressa
A Concessionária Porto Novo dará início à construção de um túnel que fará parte da Via Expressa (atual Avenida Rodrigues Alves), fundamental à estrutura do novo sistema viário da Região Portuária. Somente na área da operação urbana Porto Maravilha, a via terá 3.610 metros e seis faixas de rolamento – três no sentido Avenida Brasil e três em direção ao Aeroporto Santos Dumont. O novo acesso começará na Rua Primeiro de Março, em rampa, na altura da Praça Barão de Ladário, seguirá em um túnel de 2.010 metros até o Armazém 8 e continuará na superfície pela Avenida Rodrigues Alves até a Rodoviária Novo Rio. Com a extensão de mais 1.440 metros, na conexão entre a Via Expressa e o Aterro do Flamengo, para absorver o fluxo de tráfego após a demolição integral do Elevado da Perimetral, o túnel atingirá 3.450 metros, tornando-se o maior em área urbana do País. Hoje o maior do Brasil é o Ayrton, Senna, em São Paulo, com 2.178 metros.
A primeira intervenção da Concessionária Porto Novo será a construção de um poço de serviço na Avenida Venezuela que dará acesso a operários e máquinas e servirá de entrada e saída de material. O recurso do poço de serviço – já adotado na obra do Túnel do Binário, na Praça Mauá – permite a construção de túneis com menos interferências sobre o trânsito da cidade, porque as áreas escolhidas para a sua instalação são praças ou imóveis designados exclusivamente para a execução das obras, sem exigir o fechamento de ruas.
Para a escavação do novo poço, localizado sobre solo rochoso, a Porto Novo adotará a detonação controlada. O procedimento começará no dia 20 de outubro. Para gerar menos transtornos ao trânsito, será às 6h, de segunda-fera a sábado.
BLOQUEIO DE RUAS
Durante as detonações, as ruas na área de influência, como Edgar Gordilho, Coelho e Castro, Sacadura Cabral, Avenida Venezuela e Largo São Francisco da Prainha, serão interditadas momentaneamente à passagem de carros e pedestres. Na operação, a Concessionária destacará 33 operadores e controladores de tráfego para fornecer orientação a motoristas e pedestres, além de oito veículos, entre carros, motos e um guincho.
Os imóveis na área de influência passaram por vistorias cautelares – visitas técnicas para avaliar as condições prévias dos prédios. Equipamentos de monitoramento e instrumentação em 133 edificações no entorno farão análise permanente do comportamento do solo e dos imóveis ao longo do processo. Durante a detonação, sismógrafos acompanharão vibrações e quaisquer impactos.
DETONAÇÕES NAS OBRAS DO PORTO MARAVILHA – PRAÇA MAUÁ E MORRO DA SAÚDE
Desde junho, a Concessionária Porto Novo já adota o procedimento de detonação controlada nas obras de escavação dos túneis do Binário, na Praça Mauá e no Morro da Saúde. Efetuadas diariamente no período, exceto aos domingos, não geraram impacto sobre o maciço rochoso e construções do entorno, segundo instrumentação e monitoramento técnico.
A legislação considera normais variações de até 50 milímetros (50mm) no solo. Segundo técnicos, a maior verificada nesses cinco meses foi de 0,25mm. O reflexo é que não houve dano a bens do patrimônio, particulares ou públicos. O resultado tem relação direta com o planejamento da Porto Novo, que utilizou cargas em quantidade conservadora a fim de garantir a segurança dos imóveis, em sua maioria, em área de construções antigas e históricas.
Na semana passada, o poço de serviço da Praça Mauá atingiu a profundidade de 40 metros. Desde então, o Túnel do Binário começou a ser escavado lateralmente. Neste canteiro de obras, há duas detonações por dia: às 5h30 e às 22h. No Túnel da Saúde, as escavações já atravessaram as três galerias. Neste ponto, as detonações são às 14h.
MUDANÇAS VIÁRIAS MARCAM REQUALIFICAÇÃO DA REGIÃO PORTUÁRIA
O conjunto Elevado da Perimetral/Avenida Rodrigues Alves será substituído pelas vias Expressa e Binário do Porto. Estudo de Tráfego demonstra que o fluxo em horário de pico terá capacidade aumentada em 38%. Onde hoje passam 7.600 veículos, poderão trafegar 10.500 após a implantação do novo sistema viário.
Via Binário do Porto – Com três pistas em cada sentido e 3,5 km de extensão, a Via Binário do Porto fará a distribuição interna do tráfego nos bairros da Região Portuária, com conexão com o Viaduto do Gasômetro, Avenida Francisco Bicalho e Centro. Terá dois túneis: Saúde (80 metros) e Binário (1.480 metros).
Via Expressa – A Avenida Rodrigues Alves, que hoje recebe o fluxo da Avenida Brasil e da Ponte Rio-Niterói, passará por grande alteração. Transformada em via expressa, sem saídas intermediárias, ganhará mais uma faixa de rolamento em cada sentido. Assim, quem sai do Centro com destino a Avenida Brasil, Região Serrana, Niterói ou Região dos Lagos terá o caminho livre e direto, sem interrupções. A Via Expressa terá o maior túnel urbano do País, com 3.450 metros de extensão, na ligação entre o Armazém 8 do Cais do Porto ao Aterro do Flamengo. Só na área do Porto Maravilha, o túnel terá 2.010 metros (até a Praça Barão de Ladário, próximo ao Santo Bento).
CURIOSIDADE SOBRE OS TÚNEIS DO PORTO MARAVILHA
A substituição de parte da Avenida Rodrigues Alves pelo Túnel da Via Expressa permitirá a abertura de uma grande área arborizada de lazer entre o Armazém 6 e a Praça Mauá, que também servirá à passagem do Veículo Leve sobre Trilhos.
Todos os túneis da Região Portuária serão 100% monitorados por câmeras.
Os túneis da Via Expressa e Binário terão cinco estações de bombeamento de água cada, quantidade superior ao mínimo exigido (duas).