Início da construção do segundo Túnel do Binário na Praça Mauá


15/10/2011 - Concessionária Porto Novo

Da esquerda para direita: Sérgio Dias, Secretário de Urbanismo; Jorge Arraes, presidente da CDURP e Eduardo Pettengill, diretor-presidente da Porto Novo S/A

Foi dado início, nesta quinta-feira, dia 13 de outubro,às obras de construção do túnel da Avenida do Binário, na Praça Mauá. A cerimônia que marcou o início da abertura do “Poço de Ataque” contou com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (CDURP, Jorge Arraes; o secretário municipal de Urbanismo, Sergio Dias,e o diretor-presidente da Concessionária Porto Novo, Eduardo Pettengill. Também participaram do evento diretores das empresas acionistas OAS (representada por Rogério Dourado), Odebrecht (representada por Leandro Azevedo) e Carioca (representada por Rodolfo Mantuano).

As obras começam com a construção do “Poço de Ataque” na Praça Mauá onde concentrará a entrada e saída de material e vai funcionar como uma via de serviço. Ainda será aberto outro poço na Rua Primeiro de Março.  O presidente da CDURP ressaltou a importância da Via Binária como uma das obras mais importante e estratégica do novo sistema viário da região e esclareceu o túnel que está sendo construído:

- Este túnel terá 1.100 metros de extensão e 24 metros de profundidade e começará na Avenida Primeiro de Março em rampa após a esquina da Rua Visconde de Inhaúma. Ele passará sob a Rua Dom Gerardo, por debaixo do Morro do São Bento, da Praça Mauá, e seguirá entre os museus de Arte do Rio e o prédio da Polícia Federal. Continuará no trecho da antiga Via Trilhos e voltará à superfície na altura da Rua Barão de Tefé – explicou Arraes.

Imagem aérea da Praça Mauá

A construção desta nova via de 3,5 Km é importante,poisligará a Avenida Francisco Bicalho à Rua Primeiro de Março aproveitando-se da antiga Via Trilhos, fazendo assim a distribuição do tráfego da Região Portuária que hoje é dividido entre a Avenida Rodrigues Alves e o Elevado da Perimetral.  O secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias destacou a importância da obra para a revitalização da Região Portuária, antes totalmente degradada.

- A construção da Via Binária e a derrubada da Perimetral é uma decisão estratégica. Há 30 anos se fala em projeto de porto e é a primeira vez que isso acontece. São soluções de simplicidade, mas com grande complexidade de engenharia. É fundamental homenagear o prefeito Eduardo Paes agradecendo a prefeitura e também aos moradores porque vamos vivenciar a construção de uma nova cidade – analisou Dias.
O primeiro passo das obras do projeto Porto Maravilha aconteceu no dia 21 de setembro de 2011 com o início das obras do Túnel da Saúde. Na ocasião o prefeito Eduardo Paes participou do evento oficializando o início das obras viárias do projeto e enalteceu as obras afirmando ser um legado para os cariocas.

- Esse será mais um dos desafios da Concessionária Porto Novo, estamos prontos e engajados para desenvolver esse trabalho com eficiência e comprometimento com o cidadão carioca – declarou Pettengill.