quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prefeitura do Rio fecha Elevado da Perimetral para testes no trânsito

24/10/2013 - O Globo

Motoristas enfrentam retenções em vias da Zona Portuária

Perimetral será fechada definitivamente em 2 de novembro

PRISCILLA AGUIAR
LUIZ ERNESTO MAGALHÃES
RODRIGO BERTHONE

Fechamento do Elevado da perimetral para testes Foto: Pablo Jacob / O Globo
Fechamento do Elevado da perimetral para testes Foto: Pablo Jacob / O Globo

RIO — A prefeitura do Rio fechou o Elevado da Perimetral, no trecho entre o Gasômetro e a Praça Mauá, ao meio-dia desta quinta-feira para novos testes no trânsito do Centro e da Zona Portuária antes do fechamento definitivo do viaduto. Este é o primeiro teste em um dia últil. Os motoristas encontraram dificuldades na Via Binário do Porto, que serve de alterantiva à Perimetral, até por volta de 13h30m, quando o trânsito já era melhor. O trecho mais prejudicado ficava entre as ruas Souza e Silva e Rivadávia Corrêa. Em outros vias da Zona Portuária, o trânsito também ficou complicado. Para tentar reduzir o congestionamento, a Secretaria municipal de Transportes já improvisou: os ônibus que saíam da Binário foram proibidos de seguir pela Rua Souza e Silva. Dessa forma, os coletivos são obrigados a seguir até a Avenida Rio Branco. A maioria dos motoristas reclama das mudanças e dizem que os operadores de trânsito não estão preparados para dar informações.

Por volta de 14h, o trânsito na Via Binário, altura da Rua da Gamboa, tinha boas condições, assim como no acesso da via, na altura do Gasômetro. No mesmo horário, o trânsito também era bom na Rua Ecuador. Já na Avenida Venezuela, havia lentidão a partir da Barão de Tefé até a Rua Sacadura Cabral. Já as avenidas Rodrigues Alves e Francisco Bicalho apresentam lentidão para quem segue em direção ao Centro. O tráfego está lento no Elevado do Gasômetro, em direção ao Centro, na altura do Into. Uma queda de carga na rotatória da Rua Santo Cristo, na altura da Praça do Santo Cristo, deixa o tráfego em meia-pista. Ainda na Zona Portuária, um acidente envolvendo um motociclista ocupa uma faixa da via, sentido Centro, altura da Rodoviária Novo Rio.

No início da tarde, a CET-Rio instalou mais dois painéis informativos para os motoristas se orientarem sobre a circulação na Via Binário. Com isso, os painéis passaram de 30 para 32. O diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, rebateu as críticas feitas por motoristas de que os operadores não estão preparados para informar os usuários. Segundo ele, o papel dos operadores é garantir o fluxo do trânsito.

O acesso para a Via Binário é feito pela faixa da esquerda do Viaduto do Gasômetro (sentido Centro), logo após a entrada para a Perimetral. Motoristas que seguem pela Via Binário podem optar por acessar a Perimetral, logo após a Praça Mauá, e seguir até a Avenida General Justo. Outra opção é continuar até o final da Via Binário e acessar a Avenida Venezuela, para chegar ao Centro.

A operação conta com a participação de 340 homens, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e da Concessionária Porto Novo, com 25 veículos operacionais e 30 motocicletas. As equipes trabalham para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar motoristas e pedestres e efetuar os bloqueios necessários.
Inaugurado novo BRS no Centro

Também nesta quinta foi inaugurado o corredor BRS Estácio-Carioca, que vai dar mais fluidez ao trânsito, com uma faixa exclusiva para ônibus. O BRS vai fazer o caminho de volta do BRS Carioca-Tijuca, inaugurado em setembro. O BRS Estácio-Carioca faz parte do plano para minimizar os impactos no trânsito com o fechamento da Perimetral, marcado para as 19h do dia 2 de novembro. O novo corredor permitirá redistribuição operacional de 15% das linhas intermunicipais que vêm de Niterói e São Gonçalo, promovendo a integração com o Metrô, na estação Estácio.

O corredor tem 4,2 quilômetros de extensão e começa na Rua Haddock Lobo, na Tijuca, passa pelo Largo do Estácio, segue pela Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martins Sá, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação, Avenida Chile e Largo da Carioca, até a Avenida Almirante Barroso. Com a implantação, vai haver inversão de mão na Rua do Matoso, trecho entre a Rua Santa Amélia e a Praça da Bandeira.

A Perimetral também será fechada para testes no fim de semana. No sábado, o elevado fecha no sentido Gasômetro das 14h às 17h. A Via Binário abre no mesmo horário e sentido. Segundo o prefeito, esse teste não será feito mais cedo para não prejudicar os estudantes que farão o Enem. Também no sábado, a CCR Barcas vai inaugurar a nova estação na Praça Arariboia, em Niterói, com o objetivo de atender o aumento da demanda de passageiros na ligação entre a cidade e o Centro do Rio. Já no domingo, os dois sentidos da Perimetral ficarão fechados entre 14h e 17h, no mesmo período em que a Via Binário do Porto estará aberta.

A Via Binário do Porto será aberta de vez ao trânsito de veículos no mesmo dia em que a Perimetral for fechada. A implosão do elevado, no trecho entre o Gasômetro e Armazém 6, na Praça Mauá, será iniciada duas semanas depois, no dia 17.

Paes pede compreensão à população do Rio

Por conta de possíveis transtornos no trânsito do Centro e da Zona Portuária, o prefeito Eduardo Paes pediu, nesta quarta-feira, compreensão à população e incentivou a carona solidária:

— Estamos fazendo melhorias viárias e implantando VLT e BRT. E é necessário que o sofrimento vivido desde sempre seja ampliado para que a gente deixe de sofrer de vez. Precisamos de compreensão da população e compreensão significa também mudança de rotina. É preciso fazer um esforço. Um morador da Barra, por exemplo, que segue acessa a Avenida Brasil e o Centro pela Linha Amarela pe combinar com o vizinho de ir junto no mesmo carro.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, medições da CET-Rio mostraram que em uma hora, no horário de pico, a média de passageiros por carro que passa na Perimetral é de 1,4.

A interdição definitiva da Perimetral havia sido adiada na quinta-feira passada. O fechamento estava inicialmente marcado para o dia 19. Na ocasião, o prefeito definiu que o trânsito passaria testes antes da interdição. No domingo, foi realizado o primeiro teste: a Perimetral ficou fechada e a Via Binário do Porto foi aberta. A estratégia foi definida como "soft-opening" para a população ir se habituando. Segundo ele, vários fatores colaboraram para o adiamento da interdição definitiva.

O prefeito citou os questionamentos do Ministério Público sobre os planos de mitigação de impactos no trânsito, o fato de as obras nas estação Arariboia das Barcas só ficarem prontas neste sábado e o leilão do pré-sal que foi realizado na segunda, em um hotel na Barra da Tijuca.

Na terça-feira da semana passada, a prefeitura do Rio e e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (CDURP) já haviam sido notificadas pelo MP para que a interdição não ocorresse sem que as medidas para minimizar impactos no trânsito fossem totalmente colocadas em prática.

Mudanças nos itinerários dos ônibus

Como medida para adaptar o trânsito na cidade para a mudança, desde segunda-feira, os itinerários de algumas linhas de ônibus sofreram alterações. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, foi feita uma racionalização para reduzir o fluxo no Centro. Vinte por cento da frota de ônibus paradores provenientes da Baixada e da Zona Oeste pela Avenida Brasil passaram a ter como ponto final um terminal ao lado do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, Zona Portuária.
Nesta terça-feira, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, afirmou que pelo menos 360 ônibus provenientes da Baixada não entraram no Centro do Rio, entre 6h30m e 9h30m. O número equivale a 20% dos coletivos paradores que vêm da região em direção ao Centro.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-do-rio-fecha-elevado-da-perimetral-para-testes-no-transito-10523928#ixzz2ieohTgCk 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: