terça-feira, 22 de outubro de 2013

Prefeitura quer autorização para pegar empréstimo de até R$ 3 bilhões

22/10/13 - O Globo

Mensagem será apreciada em regime de urgência pela Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira
Recursos serão usados em obras de BRTs e corredores viários

ISABELA BASTOS
GUSTAVO GOULART 

Operários em obra da Transolímpica em Curicica em02/05/2013 Foto: Fabio Rossi / O Globo

RIO - A Câmara de Vereadores do Rio vai votar, em primeira discussão, mensagem do prefeito Eduardo Paes pedindo autorização do Legislativo para contratação de um empréstimo de até R$ 3 bilhões ao BNDES, para investimento em infraestrutura viária e urbana. A autorização para o endividamento, que seria apreciada em regime de urgência nesta terça-feira, foi adiada para quarta-feira. O motivo, segundo a assessoria da Câmara, foi de ordem técnica: o projeto não foi apresentado da forma regimental adequada. Para retornar à pauta de votação, deverá ser submetido à apreciação da Comissão de Justiça e Redação e apresentado como projeto de decreto legislativo.

No texto enviado à Câmara, Paes diz que o empréstimo "complementará o aporte de recursos do Tesouro Municipal na implantação de corredores prioritários para o transporte coletivo, através do sistema Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit - BRT), além da execução de alternativas viárias em locais de evidente saturação".

O prefeito argumenta ainda que as obras têm objetivo de consolidar a "implantação dos corredores, importantes para a racionalização do transporte público do Rio" e informa que os recursos serão usados nas ampliações e interligações da Transolímpica e sua extensão até Deodoro, a Transoeste (trecho Alvorada - Jardim Oceânico), além das ligações entre esses dois corredores e o Transcarioca.

Outras obras que deverão ser levadas a cabo com o empréstimo são a ligação rodoviária e cicloviária do Joá – Elevado das Bandeiras, a Ciclovia Niemeyer, o Túnel do Porto Maravilha e a urbanização do entorno do Estádio do Engenhão.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-quer-autorizacao-para-pegar-emprestimo-de-ate-3-bilhoes-10483076#ixzz2iUf4DDDi 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: