sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Uma alternativa para a Ayrton Senna

04/10/2013 - O Globo

RIO — Uma Avenida Ayrton Senna com tráfego bom, sem sinais de trânsito, retornos e, principalmente, sem transtornos. Com a entrega das obras da Transcarioca, uma estrada de 700 metros que está sendo construída nos fundos do Via Parque vai ajudar a tornar este cenário possível.

Entre o mastro principal e o de ancoragem da ponte estaiada haverá um retorno para quem trafega pela Ayrton Senna em direção à Barra. O motorista terá a opção de fazer um retorno passando sob a ponte e pegar a pista que passará atrás do shopping.

— Este caminho vai contribuir bastante para melhorar o trânsito não só na Ayrton Senna, mas em todo o entorno. Será uma alternativa principalmente para quem quiser acessar o Via Parque e o condomínio Península. Com ela, vamos também tirar carros do Cebolão da Alvorada, que é um ponto crítico da região — diz o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed.

A nova rua, que ainda não tem nome definido, deve ficar pronta no início do ano que vem e ser entregue juntamente com as outras obras que fazem parte da Transcarioca, de acordo com o subprefeito. A exceção é a ponte estaiada, que deve ser finalizada ainda este mês.

— A previsão era que a ponte ficasse pronta no fim de setembro, mas tivemos que ir com um pouco mais de cuidado para não tornar o trânsito pior do que já é. Até o final de outubro, a estrutura deve ser inaugurada — afirma Mohamed.

A ponte, com 45 metros de altura e 210 metros de extensão, ligará a Ayrton Senna à Avenida Embaixador Abelardo Bueno. A construção terá faixas exclusivas para os ônibus do BRT, mas também poderá será usada por veículos de passeio.

Nas proximidades da ponte estaiada, outras duas importantes estruturas da Transcarioca já foram inauguradas: um mergulhão próximo à Cidade das Artes e outro na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge.

Nenhum comentário: