sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Perimetral terá interdição definitiva no sábado

24/01/2014 - O Globo

Demolição do elevado só deve terminar no segundo semestre

RAFAEL NASCIMENTO 

Perimetral será totalmente fechada ao tráfego no sábado - Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Perimetral será totalmente fechada ao tráfego no sábado - Pablo Jacob / Agência O Globo

RIO - Começa neste sábado, a partir das 22h, uma nova etapa do processo de revitalização da Zona Portuária da cidade. O Elevado da Perimetral, entre a Avenida General Justo e a Praça Mauá, será definitivamente interditado ao fluxo de veículos. Essa etapa compreende a remoção de 1.689 metros da via expressa, da altura da Rua Visconde de Inhaúma até o Terceiro Comar. A interdição ainda vai implicar em mudanças no trânsito, como mão dupla na Marechal Floriano e inversão de mão em outras ruas. Para o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o carioca terá de se adaptar:

— O impacto é inevitável - afirmou.

A opção para quem vai em direção ao Aterro é utilizar a Via Binário e a Rua Camerino, ou as avenidas Presidente Vargas, Passos e República do Paraguai, depois Rua Teixeira de Freitas. No sentido Praça Mauá, é melhor seguir pela Avenida Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Visconde de Inhaúma, Rio Branco e Via Binário. Para quem vai da Zona Sul para o Centro, é melhor optar pelos túneis Rebouças e Santa Bárbara.

Por conta de alterações no tráfego, os itinerário dos ônibus intermunicipais também serão alterados. Equipes de fiscalização orientarão os passageiros. De acordo com a CET-Rio, as linhas Passeio - São Gonçalo, Duque de Caxias - Castelo, Magé - Castelo, Guapimirim - Castelo, Petrópolis - Castelo, Petrópolis - Castelo e Passeio - Alcântara, que ainda circulavam pelo trecho aberto da Perimetral, passam a acessar a Via Binário do Porto e fazer ponto final no Terminal Menezes Côrtes. As linhas Duque de Caxias - Passeio, Piabetá - Passeio (Via Imbariê), Santa Cruz da Serra - Passeio , Saracuruna - Passeio, Parque São Vicente - Passeio e Passeio-Piabetá, que tinham o ponto final no Passeio, passarão a seguir pela Via Binário e realizar a parada final na Avenida Luis de Vasconcelos.

Outras linhas como Passeio - Nilópolis, Mesquita - Passeio, também utilizarão a Via Binário e farão a parada final na Avenida Augusto Severo, assim como as linhas Alcântara - Castelo e Passeio - Santa Rosa. Já os ônibus Passeio - São Gonçalo, seguirão pela Avenida Francisco Bicalho e farão ponto final na Avenida Augusto Severo, onde os coletivos Alcântara - Castelo também pararão. A linha Charitas - Ipanema chegará ao Centro pela Avenida Francisco Bicalho, onde acessará o Túnel Santa Bárbara e fará o retorno pela praia de Botafogo, para depois retornar ao Centro.

A operação contará com 800 homens, entre guardas municipais, agentes da CET-Rio e operadores da concessionária Porto Novo, além de 54 quatro painéis luminosos. Mil vagas de estacionamento serão suprimidas.

Desta vez, não haverá implosões. Esse trecho da Perimetral será removido com o uso de rompedores hidráulicos e tesouras mecânicas, que vão demolir o concreto e desconectar as vigas. O material será retirado com guindastes. Segundo o presidente da concessionária Porto Novo, José Renato Ponte, a remoção total será feita em três etapas. Na primeira, cerca de cem operários trabalharão em cinco locais, simultaneamente.

— A previsão é que, a partir da interdição, o processo de remoção dure cerca de quatro meses, em cada etapa — disse Ponte. — Na segunda etapa, será derrubado o trecho da Rua Visconde de Inhaúma até a Praça Mauá. E, previsto para o segundo semestre, o trecho entre a Rua Silvino Montenegro e a Praça Mauá, que só será demolido quando o Túnel Binário estiver em operação.

No mês que vem, mais mudanças. A principal será na Avenida Rio Branco, que entre a Presidente Vargas e a Praça Mauá funcionará apenas no sentido Praça Mauá, e entre a Candelária e a Cinelândia terá mão dupla e será exclusiva para ônibus e táxis. O Mergulhão da Praça Quinze também será fechado no dia 8 de fevereiro.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/perimetral-tera-interdicao-definitiva-no-sabado-11388886#ixzz2rKZp2BxF 
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: