domingo, 18 de janeiro de 2015

Avenida Vinte e Dois de Maio passa por revitalização (Itaboraí)

18/01/2015 - O Fluminense

Empreendimento prevê duplicação de alguns trechos da via, modernização da iluminação pública e implantação de equipamentos urbanos. Foto: Divulgação Prefeitura de Itaboraí

Previsão é que obras no principal acesso a Itaboraí fiquem prontas até fim do ano. Intervenções estão orçadas em R$ 180 milhões

As obras de revitalização da Avenida 22 de Maio, principal acesso a Itaboraí, serão concluídas até o final do ano. O empreendimento prevê a duplicação de alguns trechos da via, modernização da iluminação pública e implantação de diversos equipamentos urbanos. Além disso, haverá sistema de pavimentação, calçadas maiores e canteiros paisagísticos. As intervenções estão orçadas em quase R$ 180 milhões com verbas do Governo do Estado e contrapartida da Prefeitura.

A primeira fase da obra ocorre a partir do viaduto de São Joaquim, até o bairro de Outeiro das Pedras, nas proximidades do clube Vera Gol. No segundo semestre do ano passado, foram utilizados recursos dos cofres do município, parte da contrapartida que cabe à Prefeitura. Segundo o órgão, é aguardada ainda para este mês o início dos repasses da verba estadual, que será liberada em parcelas.

A empresa vencedora da licitação, a construtora ZadarLtda, já começou seus trabalhos de intervenção na altura do hotel Íbis, onde houve a demolição de quiosques inacabados e início das obras de drenagem no local.

Segundo o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, a revitalização da 22 de maio é esperada há décadas pela população. Ainda de acordo com ele, o sonho do itaboraiense vai virar realidade graças ao empenho da Prefeitura e do Governo do Estado.

"As obras vão humanizar a avenida resultando em grandes melhorias na mobilidade tanto de veículos quanto de pedestres", ressalta Helil.

As principais intervenções incluem a requalificação do espaço urbano, nova praça e passarela no bairro Outeiro das Pedras, com lago, centro de convenções, ateliers e centro de comércio de artesanato, acessibilidade total aos pedestres e construção de novas calçadas e canteiros, implantação de pistas laterais, arborização, implementação de redes elétricas e telefônicas subterrâneas e novos retornos.

Além disso, há projeto também para a duplicação da ponte sobre o Rio Iguá, em Venda das Pedras, modernização do mobiliário urbano e nova interseção com a Rodovia RJ-116.

Segundo a prefeitura, através da assessoria de comunicação, por solicitação do prefeito, as obras serão realizadas por etapas, com trechos sendo liberados ao tráfego na medida em que forem concluídos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, está em fase de finalização de um plano para desviar o tráfego durante a realização dos trabalhos, visando amenizar transtornos à população. n 

Nenhum comentário: