terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Elevado do Joá, no Rio, começa a ser duplicado

06/01/2015 - Agência Rio

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

A obra de duplicação do Elevado do Joá, na ligação entre São Conrado e a Barra da Tijuca, no Rio, começou hoje (6) com a primeira detonação para escavação no local. Quando pronta, a obra permitirá que o elevado, que faz parte da Autoestrada Lagoa-Barra, receba um fluxo maior de veículos.

“Talvez essa seja uma das obras mais vinculadas aos Jogos Olímpicos. Ela é  importante para a mobilidade da família olímpica entre a Barra da Tijuca e a zona sul e, obviamente, beneficia esse corredor”, disse o prefeito Eduardo Paes. Ele destacou que o volume de carros é muito grande na região. “Isso vai melhorar muito. É um gargalo permanente.”

A perspectiva é concluir a obra, que começou em junho do ano passado, até o primeiro semestre de 2016. Paes admitiu que  os transtornos provocados pela interrupção do trânsito poderão causar irritação aos motoristas que passam pela via. “Pedimos a compreensão das pessoas, porque há muito tempo a cidade não tinha investimento nenhum.”

No próximo sábado (10), segundo o prefeito, começa a construção da Transbrasil, corredor exclusivo de ônibus articulados que ligará o bairro de Deodoro, na zona oeste, ao centro da cidade. “São todas obras que mexem com a mobilidade da cidade.”

Paes recomendou que as pessoas evitem o uso de carros e usem mais  o transporte público. “Isso  já facilita muito a circulação na cidade. Temos que tirar carros das ruas. A cidade passa por um processo de transformação, estamos aumentando o número de transportes públicos na cidade, qualificando o transporte público, mas isso demora algum tempo e exige sacrifício de todos nós”, disse.

O presidente da Fundação Instituto de Geotécnica (GeoRio), Márcio Mendonça, informou que o projeto é dividido em cinco trechos e que a duplicação do elevado já tem 32% das obras prontos. 

De acordo com a prefeitura, a obra será feita sem a interrupção total do tráfego, já que serão escavados túneis paralelos aos existentes hoje na via elevada. Haverá apenas duas interdições diárias para as detonações, no período da tarde, das 14h às 14h30, e à noite, das 21h30 às 22h.

Nenhum comentário: