quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Imóveis residenciais renovam via que interliga Taquara e Recreio

17/11/2013 - O Globo online

Embora tenha sido uma das primeiras avenidas asfaltadas do Rio, a Estrada dos Bandeirantes, que liga a Taquara ao Recreio, por décadas foi endereço quase exclusivo de pequenos estabelecimentos comerciais, grandes fábricas do ramo farmacêutico e, em seu trecho mais famoso, dos estúdios do Projac. Com o anúncio das Olimpíadas, a estrada retoma o fôlego, e desponta como o novo polo residencial e de investimentos da Zona Oeste.

Segundo dados da Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário (Ademi), 3.297 unidades foram lançadas na estrada entre 2009 e outubro de 2013. Destas, 76% eram unidades residenciais e 24%, comerciais. Ainda segundo a Ademi, o metro quadrado dos imóveis encareceu na região: as unidades habitacionais se valorizaram em cerca de 104% e as comerciais, 42% no período entre 2009 e 2013, custando em torno de R$ 7 mil hoje, explica Rubem Vasconcelos, vice-presidente da Ademi e presidente da Patrimóvel.

A valorização da região também se deve aos investimentos do governo. Graças aos Jogos Olímpicos, a estrada passa por obras de duplicação e construção de grandes corredores expressos. Com Transoeste, Transolímpico e Transcarioca, aliados às vias expressas existentes, como a Linha Amarela e a Ayrton Senna (que deixará de ter sinais), a promessa é que as distâncias sejam encurtadas, agilizando o deslocamento.

Na via, dois perfis de imóveis se destacam: os residenciais com dois e três quartos, destinados ao consumidor final, e as unidades de um quarto com serviços, adquiridas tanto para investimento como para moradia. Só a construtora Dominus lançou, em 2012, 493 unidades na região. Entre os residenciais, um dos pioneiros é o Weekend. Lançado em março de 2008, teve suas vendas duplicadas após o anúncio do Rio como sede das Olimpíadas.

- Apostamos na estrada antes do boom imobiliário, porque percebemos que ali havia potencial - diz Fábio Terepins, diretor da construtora Even, responsável pelo empreendimento.

Nenhum comentário: