OBRAS DO BRT TRANSBRASIL INTERDITAM TRECHO DA AVENIDA BRASIL A PARTIR DE AMANHÃ (10/01/2015)

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS
COMUNICADO
COORDENADORIA GERAL DE OBRAS

OBRAS DO BRT TRANSBRASIL INTERDITAM TRECHO DA
AVENIDA BRASIL A PARTIR DE AMANHÃ (10/1)

A partir deste sábado (10/1), a Avenida Brasil terá 2,5 faixas interditadas ao
tráfego - no trecho Caju e Manguinhos – para a construção do primeiro lote do
BRT Transbrasil – que ligará o bairro de Deodoro até o local. Os serviços são
executados pela Secretaria Municipal de Obras. Já o segundo lote, que avan-
çará até a região central da cidade, encontra-se em detalhamento pela Companhia
de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro.

Inicialmente, a obra ocupará um trecho de 350 metros, na altura do Canal
do Cunha, próximo à refinaria de Manguinhos. A previsão de duração
dessa etapa é de quatro meses. Posteriormente serão iniciadas as outras
frentes, que ocuparão todo o trecho inicial da Avenida Brasil para completar
essa primeira etapa.

Nessa fase da intervenção, haverá a execução do estaqueamento da
laje das faixas de rolamento do BRT em trechos de solo mole, com colunas
deep soil mixin – utilizadas para evitar deformidades no pavimento.

Esta técnica proporcionará conforto e segurança aos usuários, além da
execução das vias exclusivas ao BRT e das estações.

Com as benfeitorias, a via será modernizada e adequada para a implantação
dos projetos de mobilidade que elevam a cidade do Rio de Janeiro
a uma nova realidade, integrando os meios de transporte público de alta
capacidade, os BRT´s, aos demais modais.

Sobre a interdição:

Para o início dos trabalhos serão ocupadas duas faixas de circulação
na pista central sentido Zona Oeste e meia faixa no sentido Centro. As
faixas exclusivas para ônibus (seletivas) continuarão em funcionamento
na Avenida Brasil. Dessa forma, apesar das interferências que ocorrerão,
o transporte público continuará sendo priorizado.
Para isso foram programados ajustes operacionais nas faixas exclusivas
para ônibus, que funcionarão de dois modos distintos, priorizando sempre
o sentido com o maior volume de tráfego.

Em função das interferências causadas pelas obras, que reduzirão a capacidade
de escoamento do tráfego em alguns pontos da Avenida Brasil,
é esperada sobrecarga maior no trânsito em vários outros pontos que funcionarão
como rotas alternativas de circulação, com reflexos na altura de
Irajá e das rodovias Presidente Dutra e Washington Luís, além da Linha
Vermelha, Ponte Rio-Niterói e Avenida Binário.

Para minimizar os impactos, a Prefeitura do Rio volta a destacar a prioridade
ao transporte público com a preservação das faixas seletivas para
os ônibus que trafegam pela Avenida Brasil. Além disso, haverá reforço
nos recursos operacionais da CET-Rio, com a atuação diária de 182 agentes que irão cobrir 80 pontos de operação. A equipe conta com 15 reboques, 20 motocicletas, 45 Painéis
de Mensagem Variáveis (PMV) e 51 câmeras que vão monitorar ininterruptamente
a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e as rotas alternativas.

Sobre a Transbrasil

A Transbrasil será tendida por dois terminais intermediários (Margaridas e Missões),
conectando o sistema a corredores de elevadíssima demanda, como
as rodovias federais BR-116 (Rio - São Paulo) e BR-040 (Rio - Juiz de Fora).

O sistema terá conexões com a Transcarioca (Barra da Tijuca/Aeroporto
Internacional) e Transolímpica (Recreio dos Bandeirantes/Deodoro). O
usuário também poderá fazer integração com o metrô e o trem.
O acesso às estações em grande parte do corredor será por meio de
passarelas. Em seu traçado estão previstas obras de melhorias na pavimentação
e na urbanização das vias; alargamento de um trecho
da Avenida Brasil e ordenamento viário no entorno (tráfego geral).

A Secretaria Municipal de Obras também vai providenciar a reestruturação
da rede de drenagem ao longo da via, com a implantação de 10
projetos para correção de pontos de alagamento. Dois deles, localizados
na Penha e na Ilha do Governador, já estão em andamento.

Ainda fazem parte do projeto mais de 30 mil metros quadrados de
pontes e viadutos e o alargamento das pistas laterais da Avenida Brasil
entre Irajá e Guadalupe. A licitação foi vencida pelo Consórcio Transbrasil
- constituído pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão.