Operação Verão: Polícia Militar instala duas torres de observação na Praia do Arpoador

Na tentativa de conter arrastões, efetivo da PM aumenta. Serão mais 30 homens atuando nas areias

POR O GLOBO

16/01/2015 - O Globo

RIO - A Praia do Arpoador ganhou duas torres de observação, instaladas pela Polícia Militar, nesta sexta-feira. O objetivo é evitar a ocorrência de arrastões, como os que aconteceram no último fim de semana. Além das estruturas, a PM reforçou o efetivo da Operação verão, que começou em setembro. Segundo o comandante do 1° Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Luiz Henrique Marinho Pires, mais 30 homens do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) vão atuar especificamente nas areias.


Aumento do número de PMs nas areias visa a evitar que novos arrastões aconteçam. Na foto, confusão do último fim de semana no posto 8 da Praia de Ipanema - Guilherme Leporace / Agência O Globo

De acordo com a PM, a Operação Verão conta com 800 policiais no total, incluindo os batalhões de Botafogo, Copacabana, Leblon, Ipanema e Recreio, além do Batalhão de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), recrutas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) e homens do BPGE.

REVISTAS DENTRO DOS ÔNIBUS

Na quinta-feira, a PM anunciou que, a partir deste fim de semana, fará uma grande operação de revistas em ônibus que saem de vários pontos da cidade em direção às praias da Zona Sul. O objetivo é impedir a ocorrência de arrastões na orla: policiais checarão a identidade de integrantes de grandes grupos de jovens e vão monitorar as viagens. Segundo o coronel Cláudio Lima Freire, subchefe do Estado-Maior Operacional da corporação, alguns pontos de abordagem já foram escolhidos: são a saída do Túnel Rebouças, na Lagoa, o Aterro do Flamengo e a Avenida Lauro Sodré, em frente ao shopping Rio Sul, em Botafogo.

A ideia é começar a operação no início da manhã. Seis policiais militares estarão de prontidão em cada ponto de revista. As decisões foram tomadas após os arrastões ocorridos no último domingo. Houve ainda depredação de ônibus e assaltos em bairros como Laranjeiras e Cosme Velho.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/operacao-verao-policia-militar-instala-duas-torres-de-observacao-na-praia-do-arpoador-15079837#ixzz3P53hOtGs 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.