Piso colonial é cercado no Centro

09/01/2015 - O Globo

A área da Avenida Rio Branco onde foram encontrados fragmentos que podem ser de pisos de construções coloniais do século XIX começou ontem a ser cercada pelos arqueólogos que atuam no trecho. O objetivo é isolar o sítio arqueológico, protegendo o terreno do movimento das máquinas e dos operários que trabalham nas obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Conforme O GLOBO noticiou na terça-feira, recentes escavações naquele trecho do Centro revelaram um piso de pedras antigo, que está sendo analisado pelos técnicos.

Os trechos que estão mais bem preservados, como um que surgiu próximo à Cinelândia, serão retirados pela concessionária responsável pelo projeto, que está realizando o trabalho com o apoio de uma empresa especializada em arqueologia, sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan). A intenção é que as peças sejam reunidas e expostas futuramente ao público. A área isolada tem cerca de dez metros quadrados.

Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto do Rio (Cdurp), Alberto Gomes Silva, após avaliação do Iphan, a empresa pretende usar os fragmentos na própria obra. A ideia, segundo Alberto Silva, é fazer trechos da calçada com o material, instalando placas explicativas. O valor histórico das peças ainda será avaliado pelo Iphan, mas, mesmo assim, o local foi isolado para garantir que o piso não seja danificado, procedimento comum em pesquisas arqueológicas.

Todos os fragmentos que estão sendo encontrados ao longo da obra estão sendo escaneados e também serão catalogados digitalmente. Com a utilização de cartografia da época, a empresa responsável pelo levantamento arqueológico pretende descobrir a que construções pertenciam.