Túneis da Via Expressa serão os maiores do país em área urbana

As obras continuam paralisadas em três pontos à espera de autorização do Iphan

POR ANA BEATRIZ MARIN

17/01/2015 - O Globo



RIO - A Via Expressa que vai surgindo no lugar da extinta Perimetral terá exatamente 6.847 metros de extensão. Deste total, dois túneis paralelos ocuparão um espaço de 3.022 metros em três pistas e dois sentidos. Quando estiver pronto, eles serão o maior do país em área urbana, superando o túnel da Covanca, na Linha Amarela, com 2.187 metros em uma única galeria.

Os túneis da Via Expressa ligarão o Mergulhão da Praça XV até a altura do Armazém 8, na atual Rodrigues Alves, na Praça Mauá. Sua construção permitirá o surgimento de um passeio público de 44 mil m² por onde passarão apenas o VLT, pedestres e bicicletas.

Por ser um túnel muito longo e com duas galerias, a extensão da escavação em solo é maior. Há paredes de diafragma que estão sendo executadas a 46 metros de profundidade, o equivalente a um edifício de 16 andares.

— Elas servem para dar sustentação à estrutura e são feitas ao longo de 400 metros até chegar ao Mergulhão — explica José Renato Ponte, presidente da concessionária Porto Novo.

Atualmente, as obras da Via Expressa estão paralisadas em três pontos à espera de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Um deles fica na altura do Armazém 8, logo na entrada do túnel. Por se tratar de um lugar de recentes descobertas arqueológicas, não podem sofrer intervenções sem o aval do Iphan.

— É uma situação bastante comum nas obras da região. A gente sabe que isso aqui foi um grande aterro construído para o porto do Rio no começo do século XX. Aqui embaixo existem várias estruturas antigas de cais, píers... A gente vai escavando e encontrando a história da cidade enterrada — diz José Renato: — É um grande patrimônio que está sendo recuperado. E o túnel da Expressa faz parte disso porque permite que aconteça.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/tuneis-da-via-expressa-serao-os-maiores-do-pais-em-area-urbana-15054310#ixzz3P51obOux 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.