quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Túnel abre novos caminhos na Zona Portuária

Batizado de Rio 450, ligará o Centro e a Gamboa, e será incorporado à Via Binário do Porto, em funcionamento desde 2013

POR ANA BEATRIZ MARIN

14/01/2015 - O Globo



RIO — Um poço escavado a 40 metros de profundidade na Praça Mauá foi o ponto de partida para a construção do túnel que unirá a Rua Primeiro de Março à Rua Antônio Lage, na Gamboa. Oficialmente batizado de Rio 450, possui 1,480 quilômetros de extensão, três pistas em sentido único e vigas da já extinta Perimetral. Elas foram usadas na construção de três lajes habitáveis que, neste momento, são usadas para guardar equipamentos de segurança e controle.

Por ser uma galeria simples, um túnel paralelo teve que ser construído para evacuar as pessoas em caso de emergência. Uma passagem de 4 metros de altura - são sete no total - foi aberta a cada 150 metros. Cada uma possui duas portas corta-fogo em cada extremidade.

O túnel Rio 450 possui ainda um sistema de drenagem que permite que a água da chuva escoe para as canaletas que ficam nas laterais. A partir daí, ela é direcionada, por gravidade, para uma cisterna com capacidade para armazenar até 340 mil litros de água. Em seguida, o líquido é bombeado para fora do túnel através de cinco bombas.

A exemplo do Museu do Amanhã, a construção do túnel faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio. Cerca de 90% da obra já está concluída, e a previsão é de que seja entregue à cidade no próximo mês de março. Quando estiver pronto, será incorporado aos 3,5 km da Via Binário do Porto, em funcionamento desde novembro de 2013.

— O projeto de revitalização da região portuária e do centro do Rio foi pensado e planejado de forma integrada — diz José Renato Ponte, presidente da concessionária Porto Novo. — E o túnel Rio 450 compõe esse complexo para acesso à região portuária. É a grande solução viária encontrada para permitir a revitalização do lugar.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/tunel-abre-novos-caminhos-na-zona-portuaria-1-15047848#ixzz3OpI5V4ul 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: