quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Via Binário terá faixa reversível a partir de segunda-feira

13/11/2013 - OGlobo

Ela vai funcionar das 6h às 11h, no sentido Praça Mauá, entre a Rua da Gamboa e a alça de acesso à Perimetral, sentido Aterro do Flamengo

Medida faz parte do esquema montado pela prefeitura para o fechamento de parte da Avenida

Rodrigues Alves

TAIS MENDES

Avenida Rodrigues Alves será fechada entre a Rodoviária Novo Rio e a Rua Silvino Montenegro para obras de demolição da Perimetral Márcia Foletto / O Globo

RIO - A Via Binário do Porto ganhará uma faixa reversível, a partir de segunda-feira, das 6h às 11h, sentido Praça Mauá, entre a Rua da Gamboa e a alça de acesso à Perimetral, sentido Aterro do Flamengo. A faixa reversível será exclusiva para veículos de passeio e permitirá somente o acesso à Perimetral, não podendo ser utilizada para chegar à Rua Barão de Tefé. A medida faz parte do esquema montado pela prefeitura, que entra em vigor a partir da noite desta quinta-feira, por conta do fechamento de parte da Avenida Rodrigues Alves, no trecho entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Silvino Montenegro.

Além disso, a Rua Sacadura Cabral terá sua mão de direção invertida, passando a dar sentido da Rua do Propósito (Praça da Harmonia) em direção à Praça Mauá. Essa medida tem o objetivo de criar uma nova alternativa de acesso ao Centro.

Nos últimos dois dias, a prefeitura realizou uma série de testes e medições no sistema viário da Região Portuária para determinar os ajustes na operação, que tem por objetivo mitigar os impactos no trânsito. Para viabilizar as mudanças, ajustes foram efetuados, como a abertura de um novo acesso à alça da Perimetral, sentido Aterro, utilizando o canteiro central da Avenida Rodrigues Alves, na altura da Rua Sousa e Silva.
O secretário confirmou que indicadores de utilização do transporte público e do fluxo de veículos revelam que muitos cariocas se acomodaram e voltaram a utilizar carros para chegar ao Centro:

— Essa semana percebemos uma queda na utilização das rotas alternativas e uma pequena redução também do uso do transporte público. Estamos piores do que na semana passada. Houve uma acomodação, o que pra nós não é bom porque vamos ter uma segunda onda de impacto com o fechamento da Rodrigues Alves. Temos que manter as rotas alternativas e incentivar o uso dos transportes coletivos. Essa é a nossa preocupação — disse Osorio.

Para as novas intervenções, a operação de tráfego contará com 50 motociclistas, 700 operadores de tráfego (da CET-Rio, da Guarda Municipal e da Concessionária Porto Novo), 40 veículos, 40 painéis de mensagens variáveis e 14 reboques.
De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp), é necessário interditar um trecho da Rodrigues Alves para os trabalhos de implosão do Elevado da Perimetral. A operação, programada anteriormente para o dia 17, foi adiada para 24. Segundo o prefeito Eduardo Paes, não foi possível fazer toda a preparação necessária para a derrubada em apenas 15 dias. Serão os primeiros 1.050 metros dos 4.790 metros do elevado a serem implodidos.

A prefeitura do Rio já admitiu que, com o fechamento da Rodrigues Alves, os engarrafamentos podem ser maiores que os já registrados após o fechamento da Perimetral.

Confira o cronograma:

14/11 - 23h - Liberada a circulação nas duas pistas da Avenida Professor Pereira Reis. Atualmente, somente uma pista está em funcionamento.
- Fechamento definitivo da Avenida Rodrigues Alves, no trecho entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Silvino Montenegro.

- Inversão do sentido viário da Rua da Gamboa, no trecho entre a Rua da União e a Rua Arlindo Rodrigues, que funcionará no sentido da primeira para a segunda via.

15/11 - 8h - Inversão de mão da Rua Sacadura Cabral, que passará a funcionar com sentido da Rua do Propósito para a Praça Mauá.
Dias úteis, a partir de 18/11 – das 6 às 11h – Implantação da faixa reversível na Via Binário, sentindo Centro, iniciando na altura da Rua da Gamboa e terminando na Avenida Rodrigues Alves.

Como pegar as ruas Sacadura Cabral e do Livramento (incluído o Hospital dos Servidores):

- Da Avenida Brasil/Ponte Rio Niterói:
Utilizar a Via Binário do Porto: Gasômetro, Via Binário, Rua Antônio Laje e Rua Sacadura Cabral.

- Do Túnel Rebouças/Tijuca:
Utilizar a Rua Comandante Garcia Pires (junto ao setor de desembarque da Rodoviária), Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto e Rua Sacadura Cabral (esse trajeto também pode ser utilizado por quem vem da Avenida Brasil e Ponte).

- Do Aterro do Flamengo/Praça Mauá:
Até 11h: Perimetral, descer na Avenida Presidente Vargas, Rua Bento Ribeiro, Rua Rivadavia Correa, Rua Pedro Ernesto e Rua Sacadura Cabral;

Outra opção é Rua Barão de Tefé, Rua Camerino, Rua Barão de São Félix, Rua Rivadavia Correa, Rua Pedro Ernesto e Rua Sacadura Cabral;

O acesso à região do Santo Cristo e Gamboa será mais complexo com as alterações de circulação e, por isso, recomenda-se evitar acessá-la via Aterro e Praça Mauá.

Estacionamento proibido

Segundo a prefeitura, será proibido o estacionamento nas seguintes vias:
- Praça Coronel Assunção junto ao meio-fio localizado em frente ao 5º BPM;
- Rua Sacadura Cabral, em ambos os lados da via, no trecho entre a Rua do Propósito e a Rua Souza e Silva;
- Rua da Gamboa, em ambos os lados da via, no trecho entre a Rua da União e a Rua Arlindo Rodrigues;
- Rua Antônio Lage, em ambos os lados da via, no trecho entre a Avenida Venezuela e a Praça Coronel Assunção.

Parada e estacionamento proibidos:
- Praça Cristiano Otoni, junto ao meio-fio da estação ferroviária da Central do Brasil e no lado oposto à baia, em frente à Central do Brasil.
Guarda Municipal fiscalizará uso indevido de faixa seletiva da Av. Brasil

O Secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, anunciou que a partir da próxima segunda-feira, guardas municipais estarão de prontidão nas passarelas da Avenida Brasil para multar os motoristas que invadem a pista seletiva. O objetivo é dar maior velocidade ao transporte público para cativar os cariocas que ainda seguem de carro para o Centro:

— Vamos flagrar os motoristas que ficam entrando e saindo da reversível para fugir dos radares. Isso reduz a velocidade na faixa. Linha dura para dar prioridade ao trasporte público.

Nenhum comentário: