sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Palácio do Subúrbio vai ser a sede da Prefeitura do Rio na Zona Norte

27/02/2015 - O Dia

Como parte das festividades do aniversário de 450 anos do Rio, vai ser inaugurado, em Oswaldo Cruz, no domingo, o Palácio do Subúrbio. No casarão, datado de 1920, vai funcionar a sede administrativa da Prefeitura do Rio na Zona Norte. O endereço é nobre: fica a poucos metros da casa onde viveu o fundador da escola Azul e Branca, Paulo da Portela. A obra custou cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos.

Na nova unidade, que fica na Rua Carolina Machado 920, o prefeito Eduardo Paes vai despachar e fazer reuniões com secretários. O imóvel tem dois andares com 182 metros quadrados, no total. No primeiro pavimento, haverá uma recepção com três banheiros e copa. No segundo, um grande salão para eventos e uma mesa para encontros.

Este é o segundo palácio para despachos do município. O primeiro é o Palácio da Cidade, em Botafogo.

Para colocar em prática o palácio em Oswaldo Cruz, foi necessário demolir dois lotes laterais, o que permitiu a ampliação do terreno, que foi reurbanizado e recebeu um pátio. A recuperação da edificação principal envolveu a demolição total de paredes internas que estavam comprometidas. Também foi restaurada a fachada principal. As paredes laterais foram recuperadas. A cobertura do imóvel foi refeita e o piso de madeira precisou de tratamento especial.

O projeto foi ecologicamente correto. Foram reutilizados tijolos e pedras da construção original. "Um exemplo é a escada existente nos fundos do casarão. Após ela ser demolida, os degraus em granito foram reutilizados para refazer a escada de acesso à varanda", explicou a Secretaria Municipal de Obras.

Nenhum comentário: