Túnel Rio 450: pronto para inauguração

27/02/2015 - O Globo

A Região Portuária ganhará sua primeira grande obra de mobilidade: o Túnel Rio 450, com inauguração prevista para o domingo, dia do aniversário da cidade. A via, que ligará em sentido único a Rua Primeiro de Março, na altura da Visconde de Inhaúma, ao bairro da Gamboa, será monitorada 24 horas por dia por 32 câmeras com sistema de detecção de acidentes, além de sensores que medirão a qualidade do ar e a visibilidade do motorista.

Projetado para receber um fluxo de 55 mil veículos por dia em três faixas, a obra passou ontem pela última vistoria do prefeito Eduardo Paes.

- O túnel é um presente para a cidade, que não vai resolver todos os problemas de mobilidade. Mas já serve para o Rio começar a ter um pouco de retorno para o sacrifício que a gente vem impondo aos cariocas. Tem sido um período difícil. As obras vão compensar isso porque teremos mais mobilidade e transporte público - disse Paes, após caminhar pela via por cerca de 20 minutos.

OBRA INOVADORA

Iniciado em outubro de 2012, o túnel será o segundo maior da região, ficando atrás apenas da passagem subterrânea da Via Expressa, que, com cerca de 3,5 quilômetros, ligará o Armazém 8 ao Largo da Misericórdia, próximo à Praça Quinze. As inovações da obra, que terá toda sua extensão iluminada por 500 lâmpadas de LED, começam pela segurança. Em paralelo à extensão do túnel, há uma passagem auxiliar de 821 metros, com sete entradas, para evacuação de pessoas e acesso de equipes de socorro em situações de emergência.

- Em caso de incêndio, temos um sistema de ventilação que garante que a pressão atmosférica no túnel auxiliar seja maior do que a de fora. Isso impede a fumaça de entrar no ambiente - explica o presidente da concessionária Porto Novo, José Renato Ponte, ressaltando que a via contará com 22 hidrantes e 44 extintores.

O sistema de segurança do túnel será monitorado por 24 funcionários, que permanecerão no centro de comando da concessionária, num prédio de três andares e 1.140 metros quadrados no subsolo da Praça Mauá. O espaço contará com uma brigada de incêndio, eletricistas, sala de supervisão e geradores de energia. Parte do efetivo da empresa ainda controlará imagens das câmeras de trânsito pelo centro de operações, no Santo Cristo.

PAINÉIS INFORMATIVOS

Os controladores poderão emitir mensagens de voz ou alerta sonoro por meio de 104 megafones instalados no túnel. Além disso, dois painéis eletrônicos serão utilizados para informar as condições de fluxo ou obstruções de tráfego no túnel.

Após a inauguração do Túnel Rio 450, o próximo passo para melhorar a mobilidade na Região Portuária será a entrega da Via Expressa, prevista para dezembro. A obra, que já tem 75% dos serviços executados, permitirá o surgimento de um passeio público de 215 mil metros quadrados e 3,5 quilômetros de extensão entre o Armazém 8 e a Praça Quinze.