sexta-feira, 15 de maio de 2015

Contorno só ficará pronta em junho

15/05/2015 - O Fluminense

Pedro Conforte

Antes prevista para ser inaugurada em 30 de maio, obra terá pelo menos 15 dias de atraso, segundo concessionária


Troca da adutora teria prejudicado andamento das obras, mas liberação das quatro pistas deve ocorrer nos próximos dias
Foto: Marcelo Feitosa

Apesar do ritmo acelerado, a obra de ampliação da Avenida do Contorno, em Niterói, sofrerá atraso para ser entregue. Antes prevista para ser inaugurada em 30 de maio, a obra só terminará no meio de junho, devido ao atraso de 15 dias na troca da adutora. De acordo com a concessionária Autopista Fluminense, que administra a via, além da conclusão da obra em si, é necessário seguir os trâmites legais junto aos órgãos responsáveis para liberação do tráfego, que segundo a empresa ocorrerá dentro deste prazo. Foram investidos R$ 90 milhões na obra.


Atualmente, 80 funcionários estão trabalhando no local
Foto: Marcelo Feitosa

Atualmente, contando com 80 trabalhadores – em seu ápice, 250 pessoas trabalharam no local – as obras estão na última fase, que inclui a finalização do trecho próximo ao Estaleiro Aliança e da Renave e a conclusão da parte final da Avenida do Contorno, próximo à Leroy Merlin. 

"A obra no local é para alargamento da ponte que passa sobre o Rio Maruí. Para evitar restrição maior ao tráfego e perda de faixa de rolamento, foi necessário aguardar o remanejamento da adutora, o que já ocorreu. A liberação das quatro pistas ocorrerá nos próximos dias", garantiu, em nota, a concessionária.
 
Outra parte da obra é a nova passarela, próximo à garagem da Auto Viação 1001. O processo de contratação da empresa que fará a demolição e retirada da estrutura está em fase final. A Autopista informou que nos próximos dias serão divulgados a data e horários de bloqueios na pista por causa do serviço; e ressalta ainda que a intervenção, que inclui desmonte e remanejamento da antiga estrutura, acontecerá de madrugada para evitar transtorno maior ao tráfego local.
 
Novas intervenções – Foi iniciado ontem a construção de duas novas passarelas para pedestres e dois novos pontos de ônibus no quilômetro 322, na pista sentido São Gonçalo, na altura da Ilha da Conceição. As estruturas vão permitir a travessia de pedestres entre os novos pontos de ônibus. 

Um ponto ficará localizado na rampa de descida da Ponte Rio Niterói para a BR-101, com baias para até três coletivos e será exclusivo para o desembarque de passageiros. O outro ponto será construído no acesso à rodovia pela Rua Feliciano Sodré, com baias para até oito ônibus e permitirá o embarque e desembarque de passageiros. As obras têm previsão de conclusão para setembro.

De acordo com a Autopista Fluminense, os novos pontos de ônibus vão substituir o ponto existente em frente ao supermercado Assaí.  

"Em conjunto com a obra de ampliação da Avenida do Contorno, esses novos pontos de ônibus vão possibilitar mais fluidez ao tráfego de longa distância que utiliza a rodovia, além de melhorar a ordenação do tráfego urbano na região, reduzindo os congestionamentos na saída do Centro da cidade de Niterói e nas rampas de descida da Ponte Rio-Niterói em direção à região de São Gonçalo e Itaboraí, evitando o entrelaçamento de veículos existente e a parada de ônibus em fila dupla", explica a concessionária. 

Replantio – A Autopista Fluminense também informa que possui uma Autorização de Supressão Vegetal (ASV) emitida pela Prefeitura de Niterói, que prevê a retirada de 53 árvores (entre espécies nativas e exóticas), e o replantio de 265 espécies nativas em local a ser definido em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente.

Nenhum comentário: