Viaduto do Gasômetro


Histórico

Em setembro de 1968, início das obras da construção da primeira etapa do viaduto do Gasômetro, ligando a Avenida Francisco Bicalho à Avenida Rio de Janeiro.


Estudo da primeira etapa do viaduto do Gasômetro em 1968

Projeto do viaduto do Gasômetro
Foto Arquivo Nacional

Obras do viaduto do Gasômetro em 1970
Foto Arquivo Nacional

Viaduto do Gasômetro em março de 1971
Foto Arquivo Nacional


Em 14 de março de 1971, em solenidade com a presença do governador Negrão de Lima, foi inaugurada a primeira etapa do viaduto do Gasômetro, com 600 metros de extensão, ligando a Avenida Francisco Bicalho à Avenida Rio de Janeiro.

Em março de 1976, foi concluída a montagem das longarinas da estrutura do prolongamento do viaduto do Gasômetro até a Ponte Rio-Niterói, com 977 metros de extensão. Foi aberto ao tráfego em 14 de outubro de 1976, com uma rampa de acesso à pista central da Avenida Brasil.


Jornal do Brasil, 03/03/1976


Nos dias 11 e 12 de março de 1977, foram colocadas as últimas vigas metálicas do elevado da Perimetral, no vão sobre o viaduto do Gasômetro.

Em 30 de novembro de 1977, foi aberto ao tráfego o segundo viaduto do Gasômetro, ligando a Avenida Brasil, no Caju, à Avenida Francisco Bicalho. 


Teste de carga no novo viaduto metálico na Avenida Brasil, no trecho entre o Caju e a Rodoviária. Foto de 14/11/1977, Acervo O Globo. Foto Eurico Dantas


Em 31 de maio de 1978, foi inaugurada a segunda etapa do elevado da Perimetral, entre a Candelária e o viaduto do Gasômetro.

Em 2023, durante as obras de construção do terminal Gentileza, o viaduto do gasômetro do sentido Caju foi pintado de branco e azul.


REFERÊNCIAS:

Rush de Negrão apressa Anel Rodoviário. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 14 março 1971. p.3.