Irajá


Histórico

Por Ronaldo Luiz-Martins; Adenilson M. Souza; José E. Buzelin; Agostinho Rodrigues; Orlando de Barros Barbosa; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928.

"A estação de Irajá foi aberta em 1883 pela E. F. Rio de Ouro, sendo uma das estações originais da ferrovia. "Antes da década de 1930 não havia uma estação de trem propriamente dita no bairro de Irajá, e era utilizada uma rampa localizada nas proximidades da Av. Automóvel Clube, de quem segue para Vicente de Carvalho, defronte à leiteria do Sr. Manoel Loureiro. Existia no local uma loja que vendia as passagens. A primeira plataforma coberta da estação foi construída do lado oposto da Av. Monsenhor Félix, de quem segue para o bairro do Colégio. Em 1937 ela sofreu modificações com a troca de plataformas de madeira pela de concreto. Na década de 1930, ainda era possível observar-se vestígios da antiga rampa de embarque e desembarque de passageiros e cargas". Mais tarde, foi construído um prédio para a estação, que, nos anos 1970, ainda estava de pé. Hoje em dia existe uma estação de metrô com o mesmo nome e no mesmo local, pois o metrô em boa parte do percurso passa pelo antigo leito da ferrovia. A antiga estação de Irajá estava colocado no lado oposto da estação do Metrô, a esquerda da Av. Monsenhor Félix, ao lado do BC Boêmios de Irajá. Onde é a calçada era a linha e na pista de asfalto era a estação".