Capitania do Rio de Janeiro

Estradas Reais

Com exceção das trilhas indígenas, os primeiros caminhos da Capitania do Rio de Janeiro foram abertos no século 16 por sesmeiros, donos de engenho de açúcar, para o acesso as suas propriedades e escoamento da produção até os portos mais próximos. 

Com o aumento da população, gradativamente a coroa assumiu a construção e manutenção dos caminhos troncais que passaram a receber o nome de Estradas Reais.

Com a descoberta do ouro em Minas Gerais, foi construído entre 1699 e 1704 o Caminho Novo, a primeira Estrada Real ligando o Rio de Janeiro a outra capitania. Começava no Porto de Pilar no fundo da baía de Guanabara, transpondo a serra pela garganta do Couto, seguindo para Paty do Alferes, Parahyba do Sul e daí para as Minas Gerais. O Caminho Novo substituía a trilha Paraty-Guaratinguetáaberta pelos índios guaianás entre o litoral e o planalto.

Algumas Estradas Reais da Capitania do Rio de Janeiro

Estrada Real de Santa Cruz
Estrada Real de Minas (Caminho Novo), 1704 
Estrada Real de São Paulo, 1754
Estrada Real do Comércio, 1822
Estrada Real do Engenho Velho
Estrada Real do Engenho Novo
Estrada Real do Cattete
Estrada Real das Laranjeiras
Estrada Real da Gávea
Estrada Real do Pilar e São Bento, 1831 na Baixada Fluminense
Estrada Real de São Gonçalo, começava em Praia Grande (Niterói)
Estrada Real de Praia Grande a Maricá
Estrada Real da Boa Vista (São Gonçalo) 1837

Também foi concedido a particulares a construção de duas importantes estradas com pedágio:

Magé - Sapucaia, 1856