Jardim Botânico terá Museu do Meio Ambiente

DESENHO MINEIRO


Publicada em 11/05/2010 às 23h06m
Rogério Daflon- O Globo - 11/05/2010
    IMAGEM artística do Anexo I, que abrigará exposições de longa duração / Divulgação
    RIO - O Jardim Botânico já tem um projeto para a implantação do Museu do Meio Ambiente. O projeto dos arquitetos Bruno Santa Cecília e André Prado, de um escritório de Belo Horizonte, venceu o concurso promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil do Rio (IAB-RJ). Eles terão três meses para fazer o projeto executivo. Depois disso, o Jardim Botânico vai captar recursos públicos e privados para a construção de dois prédios e reforma de um já existente.
    - O Museu está orçado em R$ 8 milhões. Ele deve ficar pronto até julho de 2012, quando vai acontecer a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - disse o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira.
    (Veja mais imagens do projeto)
    O projeto executivo precisa ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Chamado de Anexo I, o maior prédio do conjunto, ficará sobre pilastras difíceis de serem percebidas.
    -Quem olhar o prédio de longe vai pensar que ele está apoiado sobre o terreno e não por pilastras de um metro e meio - afirmou Bruno Santa Cecília, ressaltando que a sustentabilidade dos dois prédios foi levada em conta. - Nosso projeto prevê a redução de resíduos na construção e o uso de materiais de maior durabilidade.
    O Anexo 1 vai abrigar exposições de longa duração, enquanto o Anexo 2 terá um auditório e a parte administrativa. No total, serão 1.400 m2 de área construída. No prédio já existente, a ideia é fazer exposições de menor duração. O escritório vencedor terá um prêmio de R$ 20.000,00 e o contrato com o Jardim Botânico para elaboração do projeto executivo.