domingo, 2 de maio de 2010

Paris quer tirar os carros da margem do Rio Sena



29/04/2010 - Transporte Idéia
Aos domingos, muitas pessoas aproveitam a folga com tranquilidade em Paris. Pais com os seus filhos empurrando os carrinhos de bebê, ciclistas e patinadores têm um caminho livre na margem do Rio Sena. Nos outros dias, o que se vê são milhares de carros passando pelo trecho. A informação é do “Time”.
Uma vez por semana, a prefeitura da capital francesa faz esta experiência para observar o que acontece quando os veículos são proibidos de trafegarem pela margens de Paris. Até agora, os resultados apontados por especialistas e frequentadores do local são as melhores possíveis.
Delphine Damourette, de 31 anos, admite que, aos domingos, a calçada da rua onde mora tem um “sabor” diferente. Ela revela que seria ótimo se Paris fosse assim durante todo o ano. O desejo poderá virar realidade num futuro não muito distante.
O prefeito Bertrand Delanoë pretende, até 2012, impedir que os carros trafeguem nos 1,2 quilômetros da via rápida entre o Museu d’Orsay e a Ponte Alma. O projeto está orçado em US$ 50 milhões e é apelidado de “a reconquista da beira do Sena”.
A expectativa é revitalizar a região, com cafés, instalações desportivas e ilhas flutuantes. Delanoë diz que, fazendo isso, mudará Paris profundamente. Além de, é claro, fazer com que os moradores da região fiquem mais satisfeitos e tenham uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário: