sábado, 29 de maio de 2010

Passarela do elevador no Morro do Cantagalo é instalada e muda a paisagem de Ipanema

NOVO CENÁRIO


Publicada em 29/05/2010 às 14h05m
O Globo - 29/05/2010
    Passarela de elevador muda paisagem de Ipanema. Foto de divulgação: Fabio Ferreira
    RIO - Foi instalado neste sábado o trecho final da passarela entre as duas torres do elevador que liga a Estação General Osório do metrô ao Morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Moradores do entorno acordaram cedo para acompanhar a operação da janela ou nos arredores da obra.
    (Veja imagens da construção do elevador)
    A estrutura tem 18 toneladas, 24 metros de comprimento e 3,50 metros de altura e largura. Ela foi instalada a uma altura de 54 metros e mudou a paisagem da Zona Sul do Rio. Um guindaste especial, capaz de sustentar até 220 toneladas, foi usado na operação que envolveu mais de 30 homens e durou cerca de uma hora.
    Segundo Juliano Penteado, gerente de produção da obra, essa foi a etapa mais complexa da obra e o elevador está praticamente pronto. "Fica faltando apenas os acabamentos e a limpeza final das torres e a urbanização do entorno da obra", disse ele, em nota divulgada à imprensa.
    Em nota, o diretor de Engenharia da Secretaria estadual de Transportes, Bento Lima, comemorou: "Se tivéssemos vento acima de 4 metros por segundo não poderíamos erguer a passarela e teríamos que atrasar a obra. Mas deu tudo certo e agora sim podemos dizer que unimos o morro e o asfalto em Ipanema".
    A primeira parte da passarela não foi suspensa, pois os técnicos optaram por construí-la em cima, sobre andaimes na encosta da comunidade, já que a altura era menor. As duas torres, de 64 metros e 31 metros, podem transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo e são revestidas por lâminas metálicas coloridas. A mais alta conta com elevador panorâmico e um mirante, de onde será possível avistar as praias de Ipanema e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Corcovado.
    A inauguração da obra está prevista para o final de junho.

    Nenhum comentário: